O projeto Troca de Saberes, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), realizou nesta sexta-feira (18) uma ação ambiental com o propósito de promover o compartilhamento de conhecimento e vivências entre gerações.
A atividade aconteceu na horta comunitária do Conjunto Avelino Vieira (Rua Ahmad Naor El Rafihi, s/n), das 9h às 11h, e contou com a participação de 45 pessoas, incluindo idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste.
A programação incluiu palestras sobre hortas comunitárias e sobre a importância de uma alimentação saudável, ministradas por pessoas idosas e servidores municipais com o objetivo de conscientizar e informar a respeito do meio ambiente e, também, promover o compartilhamento de vivências e conhecimento.
Para a coordenadora do CCI, Rosely Sonoda Gomes, a ação que aconteceu nesta manhã foi bastante dinâmica e interessante, estimulando a troca de experiências entre os participantes. A coordenadora conta que foram fornecidas orientações sobre as árvores e plantios e, também, houve uma roda de conversa com temas que envolvem o meio ambiente.
“Essas ações contribuem para a valorização do conhecimento da pessoa idosa e têm gerado momentos de socialização, troca de conhecimento, participação e integração entre os participantes”, ressalta.
Além de trocarem conhecimentos e vivências, os presentes plantaram quatro mudas de moringa produzidas através do projeto Troca de Saberes, em parceria com o Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).
Para a aposentada Deolinda Kazue Imai, 78, moradora do Jardim Bandeirantes, as visitas às hortas são as melhores experiências. A aposentada conta que, desde que passou a frequentar o CCI Oeste, pratica atividades diversas, dentre elas cursos de memória, artesanato, grupo de convivência, alongamento e canto.
Kazue aponta ainda os benefícios de atuar nas hortas comunitárias. “Para quem cultiva nas hortas comunitárias, é muito bom saber que estão se alimentando com produtos livres de agrotóxicos e saudáveis, sem falar que é uma economia também para os familiares. Não tem coisa melhor do que a pessoa plantar, ver crescer, e saber que isso ajuda a atmosfera do planeta”.
O eletricista e participante da Horta Comunitária do Conjunto Avelino Vieira, Sebastião Antônio dos Santos, 68, fez uma fala durante o evento, em que forneceu dicas e orientações sobre as hortas comunitárias e os cuidados com o meio ambiente. Ele vê de forma positiva a ação realizada. “Foi ótima a participação das pessoas nessa atividade realizada na horta. Para mim, a horta é muito boa e para outras pessoas também, porque faz muito bem para a saúde e é uma terapia para nós”, disse.
A coordenadora do CCI Oeste salientou que o próximo encontro do módulo ambiental do projeto Troca de Saberes será no dia 21 de setembro, às 9h na praça Henry Ford, próxima ao CCI Oeste. “Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, faremos um plantio de mudas naquela região, para melhorar a arborização de lá”, sublinhou Gomes.
Ela acrescenta que o projeto está desenvolvendo outras ações. “Já estamos em um planejamento participativo para fazermos um novo módulo sobre a cultura japonesa, com diversas oficinas sendo planejadas com muito carinho para que a comunidade possa participar”, pontuou.
Texto: Luiza Arlindo dos Santos, sob supervisão dos jornalistas do N.Com
0 Comments:
O que você achou desta matéria???