Com gestão participativa e transparente, a Prefeitura de Maringá investe em iniciativas para promover a participação popular e aprimorar a eficiência dos serviços municipais. Com a plataforma ′Avaliando Brasil′, solução inovadora fomentada pelo Edital de Inovação da Prefeitura, o município recebe avaliações da comunidade sobre serviços. O objetivo é ouvir a população sobre as ações desenvolvidas nos espaços públicos e avaliar o nível de satisfação para adoção de melhorias.
As pesquisas de satisfação iniciaram em sete locais. A comunidade pode avaliar o cursinho pré-vestibular do projeto ′Aprova′, da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes; a estrutura da Vila Olímpica; os cursos e ações do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC); e o atendimento, alimentação e infraestrutura dos quatro restaurantes populares. A comunidade pode acessar o formulário da pesquisa por meio de QR Codes dos cartazes afixados em cada local ou no Portal da Transparência (clique aqui para acessar).
Para a secretária de Compliance e Controle, Patrícia Parra, a ferramenta representa mais uma forma para ouvir a comunidade e, a partir das contribuições, aprimorar a qualidade do serviço público. “De forma rápida, por meio do próprio celular, o cidadão pode avaliar e apresentar sugestões de melhorias. Com informações sobre as expectativas, percepções e desempenho dos serviços, garantimos a eficiência das políticas públicas e a promoção da transparência”, diz.
A avaliação será contínua, conforme a lei federal nº 13.460/2017, regulamentada pelo decreto municipal n° 1802/2022, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
Edital de Inovação - A plataforma ′Avaliando Brasil′ é resultado da política de fomento do Edital de Inovação da Prefeitura de Maringá. A iniciativa seleciona soluções inovadoras para resolução de desafios enfrentados pela gestão municipal.
Os selecionados têm os projetos validados e testados na administração municipal. Ao final, caso sejam aprovados, podem ser implementados nas secretarias municipais e recebem um atestado de capacidade técnica, o que garante visibilidade e aumenta competitividade. Além do ′Avaliando Brasil′, outras duas soluções foram implantadas pela Prefeitura: o aplicativo Petis, que agilizou a liberação de castrações gratuitas de animais, e o Flugo, para controle de agendamentos.
FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???