Festival Cultural de Inverno 2023 marcou lindas apresentações dos Projetos Sociais da Prefeitura de Campina Grande do Sul

 

Aconteceu entre os dias 11 e 14 de julho, a 2ª edição do Festival Cultural de Inverno, realizado pela Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Ação Social Família e Cultura.


O Festival levou ao público do Teatro Municipal, grandes atrações de balé contemporâneo, mostra de balé, coral infantil, street dance, ginástica artística (projeto da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo 
https://l1nk.dev/OL0VX)e show com bandas musicais.


O evento foi realizado com a participação de cerca de 240 alunos e alunas dos Projetos Sociais das oficinas da Secretaria de Ação Social, Família e Cultura que são oferecidas no contraturno escolar. Neste festival participaram os alunos das localidades da Sede, Jardim Paulista e Praça CEU e doze artistas locais com o show musical.



Os dois primeiros dias do evento foram direcionadas aos familiares e convidados dos alunos e alunas dos projetos e a programação incluiu apresentações do coral infantil do Projeto Piá, Walfrido Ribeiro de Souza, da mostra de balé infantil e do espetáculo de dança contemporânea Maria Maria. Esse espetáculo fala sobre a história das "Marias", mulheres brasileiras que lutam para serem reconhecidas e que buscam sobreviver na sociedade, mostrando sua força. Trata-se de uma história de amor, sonhos, lutas e conquistas. O grupo de dança contemporânea realizou sua performance no palco do teatro, embalado por um repertório forte com canções de cantoras brasileiras como Elis Regina, Rita Lee e Maria Gadú, mulheres que transformaram e marcaram várias gerações com a sua arte, mostrando a força das mulheres brasileiras, que com muita luta, reafirmam a sua importância na sociedade. Nos demais dias, o teatro foi aberto ao público.

Na quinta-feira (13), além do espetáculo de dança contemporânea Maria Maria, o público pode acompanhar apresentações de ginástica artística e rítmica, mostra de balé e street dance.


O festival encerrou na sexta-feira (14) e para celebrar o dia mundial do rock, comemorado em 13 de julho, foi apresentado o show com as bandas Teoria Quatro, Égide e Black Watter, todas de Campina Grande do Sul, que cantaram vários estilos do rock and roll, como pop rock, clássicos do rock e até mesmo o heavy metal.


O prefeito Bihl Zanetti esteve presente na abertura do Festival e falou ao público sobre a importância das atividades dos Projetos Sociais. “Queremos que nossas crianças e jovens divirtam-se participando dos projetos oferecidos pela Prefeitura e também possam melhorar o desenvolvimento físico e intelectual, a partir destas atividades. Que elas possam deixar um pouco de lado os smartphones, as redes sociais e consigam ver o valor de coisas simples e divertidas, como a companhia dos amigos e que possam aprender com a arte a partir da música, da dança e da cultura”, disse o prefeito.


A secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte, fez um balanço positivo das apresentações e da participação das famílias envolvidas nos projetos sociais. “As crianças se empenharam muito e se sentiram realizadas por participar do festival. Percebemos isso no olhar de cada uma. Nós também estamos muito satisfeitos com as apresentações e agradecidos aos pais pela confiança e pela participação, e também a todos que vieram prestigiar a programação do Festival Cultural de Inverno, que foi criado para fomentar e valorizar a cultura do nosso município”.

Projetos sociais

Os projetos sociais da Prefeitura de Campina Grande do Sul, atendem cerca de 819 crianças matriculadas nas diversas oficinas oferecidas pela Secretaria de Ação Social, Família e Cultura, no contraturno escolar. Além dos alunos das localidades da Sede, Jardim Paulista e Praça CEU, que participaram deste festival, também são atendidas crianças das localidades de Terra Boa, Jardim Santa Rita de Cássia e Ribeirão Grande. As oficinas que a Secretaria oferece contemplam as atividades de balé, violão, street dance, informática, teatro, artesanato, yoga, coral dos idosos, coral infantil, ginástica recreativa, ginástica feminina, pilates e dança contemporânea.


O objetivo dos projetos sociais é oferecer oportunidades e experiências para as pessoas desenvolverem a sociabilização, para que sejam incluídas na sociedade, participando como protagonistas. Elas aprendem a serem mais autossuficientes e isso estimula o desenvolvimento social, principalmente dentro das famílias. Nós como poder público, temos a obrigação de promover o incentivo à cultura, oferecendo o acesso a todas essas atividades”, concluiu a secretária Vanessa.



FONTE: PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE DO SUL

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???