Equipes do setor de Controle e Combate a Endemias estão promovendo ações de conscientização em supermercados de Toledo. A mobilização teve início nesta semana em várias unidades de uma rede que possui lojas em várias regiões da cidade e tem o objetivo de conscientizar os clientes destes estabelecimentos sobre evitar acidentes com escorpiões-amarelo (Tityus serrulatus) e prevenir o aparecimento de focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
A coordenadora do setor, Lilian König, entende que estas orientações reforçam o caráter informativo dos folhetos que são distribuídos nas residências. “Já temos parceria com este supermercado e com outro onde estaremos semana que vem. Ela vem em boa hora, pois, com as chuvas volumosas dos últimos dias, o trabalho externo dos agentes de combate a endemias fica prejudicado, mas acreditamos na eficiência desta abordagem e conseguiremos manter a situação sob controle, com o mínimo de circulação do Aedes em nosso município”, observa.
Boletim
A preocupação de Lilian faz sentido, pois Toledo confirmou 62 novos testes positivos para a dengue na última semana, 588,89% a mais que no período anterior (9). Ainda segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (14) pela Secretaria de Saúde de Toledo (SMS), o município registrou, até às 11h30 do dia anterior, 1.087 casos (1.078 autóctones e 9 importados) da doença no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2022.
Há ainda 30 exames aguardando resultado. Somando os casos confirmados, em análise e os 1.194 que já foram descartados, 2.311 pessoas com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros) procuraram os serviços de saúde desde agosto do ano passado – uma delas veio a óbito no fim de abril.
Quase metade dos casos (543) estão concentrados em seis comunidades: Santa Clara (206), Europa (98), Industrial (72), Panorama (63), Centro (58) e Facchini (46). O município também registrou um caso autóctone e dois importados de febre chikungunya, doença também transmitida pelo Aedes aegypti.
Dessa forma, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, reforça o pedido para a população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.
Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença. Outro ponto fundamental para frear a disseminação da dengue em nosso município, é fundamental a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis – por isso, quando baterem em sua casa, facilite o trabalho deles e siga todas as orientações que forem dadas.
FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???