Nesta quinta-feira (15) a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria de Educação, realizou o lançamento oficial do Projeto Escolar de Recomposição de Aprendizagem - PERA - em parceria com o Instituto Alicerce. O prefeito em exercício Antonio Pedron e diversas outras autoridades participaram do ato, realizado na Escola Recanto Feliz da Cidade Norte.
Serão contempladas as 20 escolas municipais, atendendo 44 turmas de alunos do 3° ao 9° anos, totalizando 880 estudantes. O objetivo é oferecer suporte à aprendizagem dos alunos que apresentam defasagem escolar. Na primeira etapa, que terá duração de 8 meses, a prefeitura investirá R$ 1,5 milhão para acelerar a recuperação da defasagem escolar, que se agravou em todo o país no período da pandemia.
“Estamos investindo neste projeto pensando no futuro das nossas crianças. A hora de recuperar é agora para que todos tenham uma base para a formação acadêmica. Temos certeza que o resultado vai aparecer na prática”, disse Pedron. A secretária Mariah Ivonete Silva, da Educação, frisou que não se trata de uma recuperação e sim de uma recomposição. “Estamos em um novo tempo, que precisa ser olhado com um novo olhar. Por isso estamos investindo forte em prol das nossas crianças”, disse a secretária.
Cada escola ganhou uma sala moderna para as aulas, dinâmicas e flexíveis, com mobiliário adequado às práticas pedagógicas fundadas nas metodologias ativas, notebooks, tablets, parede-lousa, projetor, equipamentos de áudio, jogos pedagógicos, livros e revistas para leitura. As salas de aula que receberam o projeto foram reformadas conforme o modelo proposto pelo Instituto.
As aulas serão disponibilizadas cinco vezes por semana, contemplando as disciplinas de Matemática, Português, Inglês e Descoberta, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando a recuperação das lacunas de aprendizagem e o fortalecimento da base escolar. Além da proposta pedagógica, houve a contratação dos profissionais e todo o aparato estrutural necessário.
A coordenadora do projeto na secretaria, Loisi Rizzieri, explica que o atendimento será no contraturno escolar. Com isso, professores, escolas e toda a rede de ensino podem trabalhar com grupos de alunos mais homogêneos e menos defasados, melhorando a aprendizagem dos estudantes. O projeto conta com mão de obra qualificada com a seleção, avaliação e treinamento de candidatos que serão os líderes (professores).
Com o objetivo de impulsionar os alunos em seus projetos de vida por meio do desenvolvimento integral de habilidades pessoais para reconhecer e explorar potencialidades, a iniciativa propõe melhorar os indicadores educacionais das escolas com aumento de alunos com domínio das competências necessárias a cada ano escolar.
O projeto tem ainda a intenção de promover a aproximação com as famílias, visto que estabelece conexões entre os conhecimentos que os alunos já possuem, incentivando-os a desenvolver junto com sua família um ambiente saudável, planejando e executando seus Projetos de Vida.
A Metodologia Alicerce traz uma abordagem pedagógica inovadora e disruptiva, buscando dar oportunidade para que todos se desenvolvam de maneira integral. Para alcançar esse objetivo, o processo de ensino-aprendizagem é personalizado com uma metodologia sustentada em três grandes pilares (trilhas de conhecimento, habilidades para a vida e descoberta) que visam a constante evolução e a construção de um Projeto de vida do aluno.
Loise explica que a prefeitura firmou esta parceria após verificar outros projetos já desenvolvidos pelo Alicerce e com resultados altamente satisfatórios. Cita como exemplo que o instituto atua nos municípios de Maricá (RJ), Esteio (RS), Belo Horizonte (MG), Aguaí (SP), Andradas (MG), Maceió (AL) e agora Francisco Beltrão. Com isso, já impacta a vida de mais de 20 mil crianças e adolescentes que conquistaram a oportunidade de obter um excelente avanço no ensino.
fonte: PREFEITURA DE BELTRÃO
0 Comments:
O que você achou desta matéria???