Londrina Iluminação ganha recurso importante para investimentos em tecnologia

 

A Londrina Iluminação (LI) receberá um importante recurso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para o desenvolvimento de um sistema de telegestão da iluminação de parques e praças públicas. O anúncio da novidade será feito na próxima segunda-feira (19), às 9h, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, em uma solenidade de assinatura do contrato de repasse financeiro, que representa um investimento milionário. Participam do encontro, entre outras autoridades, o presidente interino da LI, Alexander Farias Fermino; o presidente da Finep, Celso Pansera, e a deputada federal Luísa Canziani (PSD).

Os recursos serão repassados à Londrina Iluminação, a fundo perdido, e não precisarão ser retornados à Finep. Neste processo, a LI terá como parceira no desenvolvimento o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que tem uma unidade especial em Londrina.

“Estamos extremamente felizes, porque somos um dos cinco projetos de todo o país contemplados pela Finep. Concorremos e vencemos. Isto mostra que a nossa companhia está na linha de frente da tecnologia em iluminação pública”, comemora o presidente interino da Londrina Iluminação, Alexander Fermino.

Trata-se de um programa do MCTI/Finep que leva o nome de “Ambientes de Inovação – Cidades Inteligentes e Sustentáveis.” O programa conta com o apoio da deputada federal Luísa Canziani, que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Telegestão – Através de equipamentos próprios e específicos, que serão instalados nas luminárias dos postes, será possível o controle e monitoramento das mesmas em tempo real. A tecnologia de telegestão permitirá realizar determinadas atuações nas luminárias de forma remota, e será possível, por exemplo, gerar relatórios e históricos dos pontos de iluminação pública, bem como poderá embarcar uma gama de serviços públicos abrangidos pela tecnologia 5G. Isso ocorrerá dentro do conceito das ‘cidades inteligentes’ ou smart-city”, destacou Fermino.

Todos os detalhes sobre o recurso financeiro, etapas e funcionamento do projeto serão fornecidos durante a cerimônia de segunda-feira (19), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Texto: N.Com, com informações da assessoria de imprensa da Londrina Iluminação


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???