Com emoção e histórias, Jogos Escolares de Sertanópolis encerram

A manhã desta quarta-feira, 24, foram de jogos decisivos na fase regional dos Jogos Escolares do Núcleo Regional de Londrina que acontece na cidade de Sertanópolis.

 


Os campeões garantiram vaga na fase macrorregional que acontecerá na cidade de Jandaia do Sul em junho que também contará com a presença dos vencedores dos Núcleos Regionais de Educação de Apucarana, Ivaiporã e Telêmaco Borba.

 


O refeitório foi um destaque a parte. O controle de acesso ao espaço foi muito elogiado, pois para entrar no espaço deveria ser apresentado o crachá de inscrito na competição com o QRCOD.

 


 

GÊMEAS

 


Os Jogos Escolares não se resumem apenas as partidas, mas também as histórias que acontecem paralelamente. As irmãs gêmeas Evelin de Cássia Mota dos Santos e Emilin de Cássia Mota dos Santos, 16 anos, do município de Centenário do Sul estiveram em ação no xadrez.

 


A jovem Evelin explica que desde os quatro anos o pai ensinou para elas. “Esta é a primeira competição fora que realizamos”, comenta. Ela ainda conta que a família morava na cidade de Tabatinga (SP) e faz três anos que mudaram para Centenário do Sul.

 

Um dos principais questionamentos é sobre a rivalidade quando inicia a partida. “Treinamos em casa. No jogo a gente é rival, mas somos irmãs e fica só naquela hora”, brinca Evelin. Ela ainda ressalta que jogam também em duplas e parceria em competições.

 

 

34 ANOS

 


Ademir Nunes de Almeida, 62 anos, está há 34 anos atento e apitando as partidas. Ele esteve na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná do Núcleo Regional de Londrina que acontece no município de Sertanópolis. “Sou um dos mais velhos que está na área sem parar por todos esses anos”, comenta Ademir. Mas, se você perguntar para os professores, comissão organizadora e até mesmo para outros árbitros o local para encontrar o Ademir vai ser difícil uma resposta.

 

Desde o começo da carreira ele é conhecido como Ravengar, fazendo alusão ao personagem de Antônio Abujamra na novela ‘Que Rei Sou Eu’ da Rede Globo de Televisão apresentada no ano de 1989. “Um dia um outro árbitro viu meu cabelo e gritou Ravengar. Desde ali ficou”, brinca.

 

INCLUSÃO EMOCIONANTE

 


Uma das principais atribuições dos Jogos Escolares é o aprendizado, disciplina e garra. Os valores que ajudarão as crianças e os adolescentes durante toda a vida. Com o esporte os estudantes aprendem a lutar por seus objetivos e a trabalhar em equipe.

 

A manhã de terça-feira, 23, foi marcante na quadra da Escola Deliberador em Sertanópolis. A partida já se encaminhava para o final entre o Colégio Biodiversidade de Londrina e o Colégio Julia Wanderley de Prado Ferreira e um dos momentos mais marcantes da competição aconteceu.

 

O aluno do Colégio Biodiversidade, o jovem Arthur Gustavo Silva Carvalho, 15 anos, é autista e fez as pessoas que estavam no ginásio inteiro cair ‘uma lágrima’. Aconteceu o primeiro gol numa competição profissional. Palmas, lágrimas e muitos gritos naquele momento.

 

O professor Leandro Vinicius Floriano explica que ele começou no handebol no ano passado, mas é um menino esforçado e dedicado. “É a primeira competição que ele participa fora da cidade. A mãe estava com medo, pois poderia ser difícil, mas precisamos destacar sobre respeitar a limitação do outro”, comenta.

 

A mãe Roberta Carvalho de Souza chorou no momento. Ela ressaltou sobre a inserção do seu filho na competição. “Todos abraçaram o Arthur e espero que ele desenvolva mais, pois ele tem capacidade e precisa realmente dessa inclusão para que ele tenha oportunidade de crescimento pessoal. Estou sem palavras para o dia de hoje”, comenta.

 

FINAL

 


Os aproximadamente 1.700 participantes (entre atletas, professores e dirigentes) estiveram disputando a vaga nas modalidades esportivas de basquetebol, voleibol, handebol, futsal, xadrez, tênis de mesa e atletismo.

 


Nesta fase 19 municípios (Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana) enviaram seus representantes em busca do título.

 


Mas para tudo desse certo houve uma parceria e comprometimento entre os servidores do Governo do Estado (através do Núcleo Regional de Educação de Londrina) e da Prefeitura de Sertanópolis. Alguns dos espaços passaram por revitalização e melhorias para atender aos atletas da melhor maneira possível.

 


Os JEPS são uma realização do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte, Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar.



VEJA MAIS FOTOS: CLIQUE AQUI



Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???