Novo Fórum de Carlópolis terá início de construção em breve

 

O prefeito Hiroshi Kubo e o deputado estadual Romanelli assinaram nesta terça-feira, 30, juntamente com o Presidente do Tribuna de Justiça do Paraná, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o edital de licitação para a construção do novo fórum.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O prédio será construído na Avenida Elson Soares, em frente à nova Escola Benedito Rodrigues de Camargo. O prefeito Hiroshi Kubo destaca que o terreno doado pelo município tem a área de 5.832,84m2.

Piraí do Sul solicita novo Fórum para a Comarca

 

Nesta terça-feira, 30, juntamente com o presidente da OAB Subseção de Castro e procurador do Município, Wagner Sandrini Canesso, o prefeito Henrique Carneiro e a juíza da Comarca, Ana Paula Menon, acompanhado pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, para solicitar a criação de um novo Fórum para a Comarca.

Jogos de Aventura e Natureza terão etapa em Londrina de 1 a 7 de junho

 

A partir desta quinta-feira (1°), Londrina vai sediar a primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) 2023, o JAN Norte. O circuito de eventos contará com dez modalidades, além da cerimônia de abertura no sábado (3), agregando o Festival da Família e os Jogos Indígenas. O JANs é organizado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (SEES), e será realizado na cidade em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Esta é a quarta edição dos Jogos de Aventura e Natureza, lançados em 2019. E será o segundo ano consecutivo que Londrina recebe o JAN Norte, tendo sido palco da competição pela primeira vez em 2022. Ao todo, o JANs irá envolver 45 modalidades de esportes disputados na terra, água e ar, além de eventos de recreação, oficinas esportivas e apresentações culturais.

De 1 a 7 de junho, Londrina será o palco de diversos torneios esportivos nas modalidades de beach tennis, futebol americano, futevôlei, punhobol, kart de pista, patinação, cross games (competição de crossfit), skateboard e maratona. Além disso, será introduzida pela primeira vez a nova modalidade futebol x1, que consiste em um jogo de futebol com apenas um jogador de linha e um goleiro em cada time.

A etapa Norte do JANs será realizada em mais quatro municípios do norte do Paraná e todas as modalidades disputadas por região podem ser conferidas no portal dos JANs.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, contou que a organização dos Jogos e divisão dos locais de esporte foram feitos em conjunto pela FEL com o Paraná Esporte. “Definimos as diretrizes, as datas e os locais dos Jogos. Os municípios foram divididos para cada modalidade e Londrina está muito bem preparada para ser palco desta competição, que vem para movimentar a cidade e o nosso esporte”, declarou.

Nos dias 3 e 4 de junho, além das competições esportivas, ocorrerá o Festival da Família, com a cerimônia de solenidade e a abertura oficial dos Jogos de Aventura e Natureza no sábado (3). O evento será no Aterro do Lago Igapó, com início às 9h nos dois dias, e contará com atividades de esporte e recreação para todas as idades. A entrada é gratuita e aberta ao público geral.

Nas quadras, serão disputados jogos de diferentes esportes, como mini vôlei, mini futebol, bets, frescobol, pingue-pongue e outros. Haverá também partidas de jogos de mesa, como damas e dominó; além de oficinas esportivas de patinação, rugby e punhobol. No palco principal, o público poderá curtir as atividades de dança com fitdance e kangoo jump, gincanas familiares com show de talentos e desafios, apresentações de ginástica rítmica e música ao vivo.

No mesmo final de semana, simultaneamente com o Festival da Família, os Jogos Indígenas estarão no Aterro do Igapó. São previstas dez modalidades de jogos tradicionais indígenas, apresentações culturais, pintura corporal e exposição de artesanatos produzidos por artistas indígenas. Essa programação envolverá as comunidades da Aldeia Água Branca e da Terra Indígena do Apucaraninha, e outras etnias convidadas de diferentes regiões do país.

Além de Londrina, os jogos do JAN Norte serão realizados em Sertanópolis, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul. O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da SEES, Tiago Campos, explicou que a realização dos JANs em diferentes regiões do Paraná é uma forma do esporte movimentar a economia e o turismo local. “Será uma grande ação, que foi encomendada pelo secretário e pelo governador do Paraná, com o objetivo de utilizar o esporte como editor do turismo, gerador de empregos, renda e desenvolvimento econômico. Aproveito para convidar toda a comunidade para prestigiar esse evento e se divertir em suas muitas atrações”, afirmou.

Os JANs seguem para suas próximas fases ao longo deste ano em outros pontos do estado. Em julho, o JAN Festival de Inverno estará em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba. O JAN Corredor das Águas será em setembro e outubro, nos municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica. Por fim, o JAN Angra Doce será disputado em outubro, nas cidades de Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Programação – Abrindo a programação do dia 1° de junho a domingo (4), os torneios de beach tennis serão realizados na Arena Go Beach, na Rua Shigueyasu Ymagawa, 167, Gleba Fazenda Palhano. A modalidade punhobol também começará seus jogos no dia 1°, retorna no dia 2 e, depois, do dia 5 a 7, e será disputada nas escolas estaduais da cidade.

O futebol americano terá jogos sábado (3) e domingo (4) no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), localizado na Avenida Jorge Casoni, 1.900, centro. Nos mesmos dias, serão disputadas as partidas do futevôlei e do futebol x1 nas quadras da Villa 10, na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, 2170.

Ainda neste fim de semana, as corridas de kart de pista serão realizadas no Kartódromo Londrina, na Avenida Henrique Mansano, 1.215, Jardim Santa Mônica. Por fim, nessas mesmas datas, haverá competição de skate na Pista MRV na Cidade Industrial II.

Sábado (3), o local de disputa dos cross games será a Academia Kitsune, na Rua Bartirá, 220, Conjunto Novo Antares. Já a maratona ocorre domingo (4), no entorno do Lago Igapó, juntamente com a patinação, que terá suas atividades no Aterro


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Siqueira Campos alcança grandes vitórias na Canoagem Paranaense e Copa do Brasil

 

A cidade de Siqueira Campos está em festa com os excelentes resultados alcançados pelos atletas de canoagem no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil de Canoagem, realizados neste último final de semana em Curitiba. Sob a supervisão do renomado professor Marcelo Carster, o projeto "Educaiaque" desenvolvido pelo Departamento de Esporte e CRAS, tem mostrado seu potencial em formar talentos na modalidade.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

 

No Campeonato Paranaense de Canoagem, nossos atletas demonstraram determinação e paixão pelo esporte, conquistando posições de destaque em diversas categorias. Já na Copa do Brasil de Canoagem, nossos atletas confirmaram seu talento e dedicação, competindo em alto nível contra os melhores do país. Destacamos suas conquistas:

 

Campeonato Paranaense de Canoagem:

KL2  200m

Mariane Ribeiro: 1º lugar Paranaense e 3º lugar Copa do Brasil

 

K1 Menor

- Feminino - 500m:
Thaylla Silva 1° Lugar
Lorena Oliveira 5° lugar
Yasmim Ramos 6° lugar

 

- Masculino - 1000m:
Vinícius Ramos 4° lugar
Davi Câmara 6° lugar
Rikelmi Silva 7° lugar


K1 Infantil

- Feminino – 500m:
Isadora Neves 3° lugar
Carolina Martins 4° lugar
Yasmim Domingues 6° lugar
Kiara Dutra 7° lugar

 

- Masculino – 1000m:
Lucas Santos 4° lugar


K1 Cadete

- Masculino - 500m
Vinícius Ramos 5° lugar

 

- Masculino - 1000m
Vanderson Ribeiro 8° lugar


K1 Sênior Masculino – 1000m

Kaike Kourani 3° lugar
Iago Rocha 4° lugar


K2 Menor

Masculino 500m
David Câmara e Vinícius Ramos 1° lugar

 

Feminino 500m
Thaylla Silva e Lorena Oliveira 1° lugar


K2 Sênior 500m

Kaike kourani e Iago Rocha 2° lugar

 

 

Copa do Brasil de Canoagem

K1 Menor

- Feminino – 200m
Thaylla Silva 3° lugar
Lorena Oliveira 4° lugar
Yasmin Ramos 9 lugar

 

- Feminino - 500m
Lorena Oliveira 5° lugar
Yasmim Ramos 8° lugar

 

- Feminino – 1000m
Thaylla Silva 4° lugar
Lorena Oliveira 6° lugar

 

- Masculino – 200m 
Vinícius Ramos 6° lugar
Davi Câmara 9° lugar

 

- Masculino - 500m
Vinícius Ramos 5° lugar
Davi Câmara 8° lugar

 

K1 Infantil

- Feminino – 200m
Caroline Martins 3 ° lugar
Izadora Neves 4° lugar
Kiara Dutra 6° lugar
Yasmim Domingues 8 ° lugar

 

- Feminino - 500m
Izadora Neves 3° lugar
Carolina Martins 4° lugar
Yasmim Domingues 7° lugar
Kiara Dutra 8° lugar

 

- Feminino – 1000m
Carolina Martins 3 ° lugar
Izadora Neves 4° lugar
Kiara Dutra 5° lugar
Yasmim Domingues 8 ° lugar


- Masculino – 200m
Lucas Santos 5° lugar

 

- Masculino – 1000m
Lucas Santos 4° lugar

 

K2 Menor

- Feminino – 200m
Thaylla Silva e Lorena Oliveira 1° lugar

- Feminino - 500m
Thaylla Silva e Lorena Oliveira 1° lugar

- Feminino – 1000m
Thaylla Silva e Lorena Oliveira 1° lugar

 

- Masculino – 200m
Davi Câmara e Vinícius Ramos 1° lugar

- Masculino - 500m
Davi Câmara e Vinícius Ramos 2° lugar

- Masculino – 1000m
Davi Câmara e Vinícius Ramos 1° lugar


K2 Sênior

- Masculino – 500 m
Kaike Kourani e Iago Rocha 9° lugar

- Masculino – 1000m
Kaike Kourani e Iago Rocha 7° lugar



FONTE: PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOS

Pedro Lupion destaca vitória do direito de propriedade dos produtores na aprovação do Marco Temporal

 


 Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) comemorou a aprovação do PL 490/2007, que estabelece o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas. Após 16 anos de debate, a proposta foi aprovada no Plenário da Câmara dos Deputados, com 283 votos a favor e 155 contrários. O texto segue para o Senado Federal.


"Vitória importante deste projeto, para deixar claras as condicionantes sobre demarcações de terrras indígenas, deixar clara a questão do marco temporal, e fazer com que o direito de propriedade e a segurança jurídica imperem em nosso país", afirmou Lupion, após a aprovação do texto, do ex-deputado Homero Pereira e relatado pelo deputado Arthur Maia (UB-BA)


Antes do início da votação, às 18h, o presidente da FPA já ocupava o Plenário, reunia os colegas de bancada e buscava votos junto àqueles deputados que levantavam dúvidas a respeito do projeto.



Lupion pediu ainda cooperação dos colegas de bancada nos pronunciamentos e mesmo durante protestos contra a presença do ditador venezuelano Nicólas Maduro no Brasil nesta semana. A preocupação era em a Câmara se posicionar sobre o tema ainda nesta terça (30). 


"O Marco Temporal não é uma questão somente rural. É uma questão urbana, cidades inteiras no Paraná podem ter sua área questionada se não garantirmos o direito de propriedade das pessoas que moram nessas áreas". O deputado citou como exemplos, no Paraná, das cidades de Guaíra e Terra Rôxa, que podem ser afetadas por questões relativas a demarcações.


Pedro Lupion destacou ainda a importância de o Congresso Nacional se posicionar sobre o tema do Marco Temporal, que tramita na Casa há 16 anos, e que pode ir a voto no Supremo Tribunal Federal, em julgamento marcado para o próximo dia 7 de junho.


"É uma questão que nós tínhamos a obrigação de legislar aqui no Congresso Nacional. Cabe ao nosso Poder Legislativo, e a nenhum outro, redigir as leis, votá-las e alterá-las quando necessário."


*Demarcações*


O Marco Temporal, estabelecido na Constituição Federal de 1988 e defendido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da terra indígena Raposa Serra do Sol (RR) em 2009, estabelece que indígenas só têm direito à terra se estivessem na área na data da promulgação da CF/88, em 5 de outubro de 1988. E o governo federal teria cinco anos para demarcar as referidas regiões – isto é, até o dia 5 de outubro de 1993.


Em 2020, o ministro Edson Fachin suspendeu a eficácia deste parecer até que o recurso extraordinário de Santa Catarina sobre demarcação seja julgado pela Suprema Corte, que deve retomar o julgamento em 7 de junho.


FONTE: ASSESSORIA

Mais de 25 estabelecimentos participarão do 3º Festival Gastronômico de Pato Branco

 

A Prefeitura de Pato Branco lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (31), o 3º Festival Gastronômico de Pato Branco. O evento, que será realizado entre os dias 17 a 27 de julho, já conta com a participação de mais de 25 estabelecimentos do setor de gastronomia do município.

 

Além de promover a culinária local, o evento visa fomentar a economia do setor gastronômico. “Temos a imensa alegria de realizar mais uma vez o festival gastronômico. Surgiu de uma necessidade durante a pandemia, uma maneira que encontramos para que os estabelecimentos gastronômico pato-branquenses conseguissem se reestruturar, e acabou se consolidando como um evento que mostra o potencial do setor no nosso município”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

 

O festival é realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da região do Sudoeste do Paraná.

 

O evento é voltado para bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras, cafeterias, pizzarias e deliverys, que comercializarão um prato exclusivo em uma das categorias: risotos; massas; carnes; vegetariano/vegano; oriental; prato típico; pizzas; hambúrguer artesanal; cafeterias; temáticos; peixes e comida de boteco.

 

Ainda, os estabelecimentos participarão de uma curadoria, com chefe de cozinha do Senac, para a avaliação e seleção do prato que será comercializado com valores entre R$ 29,90 a R$ 89,90.

 

“O festival é realizado e coordenado pela Prefeitura, onde orientaremos os estabelecimentos com a elaboração do prato que será comercializado no evento, com uma curadoria com chefs experiente, auxiliando no preparo dos pratos e precificação. Cada estabelecimento definirá o prato que comercializará durante o evento, podendo ser um já existente ou um novo produto, se será em forma de delivery ou somente no estabelecimento”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla.

 

Estabelecimentos que queiram participar, poderão conversar diretamente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo telefone 46 3220 1567, ou com o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da região do Sudoeste do Paraná.

 

“O festival gastronômico de Pato Branco, além de ser um evento da gastronomia local, será um momento para confraternizar, fortalecer os laços, ter novas experiências e desenvolver o setor gastronômico de Pato Branco. Será uma viagem gastronômica, que proporcionará experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, valorizando a história, a cultura e o meio ambiente da cidade de Pato Branco”, finaliza o prefeito.


FONTE: PREFEITURA DE PATO BRANCO

Prefeito Ulisses Maia entrega reforma e ampliação da Biblioteca Alvorada e Casa da Cultura

 

A gestão municipal incentiva a cultura, educação e leitura. Nesta segunda-feira, 29, o prefeito Ulisses Maia entregou a reforma e ampliação da Biblioteca Municipal Pioneiro Nilo Gravena e da Casa da Cultura Alcídio Regini, no Jardim Alvorada. Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, os espaços foram modernizados para garantir mais conforto e comodidade à comunidade. 

O prefeito Ulisses Maia destacou a importância dos novos espaços para a comunidade do Jardim Alvorada, o bairro mais populoso da cidade. “Hoje entregamos esses espaços revitalizados, o que representa investir no conhecimento. A leitura, literatura e cultura têm potencial transformador e, com esses locais, garantimos o acesso da comunidade a espaços ainda mais modernos e acessíveis”, disse. 

Na biblioteca, foram construídas rampas e banheiros com acessibilidade, além da colocação do piso novo, pintura externa, forro acústico, substituição do telhado, cobertura , paisagismo e outras melhorias. Cerca de 1,2 mil pessoas utilizam a biblioteca mensalmente para estudos e pesquisas. O local reúne mais de 18 mil volumes, entre livros e gibis. A Casa da Cultura, que tem capacidade para 450 pessoas, ganhou nova pintura, cobertura em um dos acessos e reforma da calçada no entorno.

FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Atleta marilandense é convoca da para Seleção Paranaense de Basquete

 

A atleta foi convocada para fazer parte da etapa de desenvolvimento do Programa de Treinamentos das Seleções Paranaenses 2023, que vai acontecer do dia 07 ao dia 10 de Julho em Toledo. Das 37 atletas convocadas Ana é a única representante de Marilândia do Sul.

O basquete de Marilândia do Sul é tradicional, e reconhecido em todo o estado, o trabalho desenvolvido pelo professor João Alfredo já revelou vários talentos e ele espera que esse trabalho continue rendendo frutos e que outros atletas sejam reconhecidos.

“Marilândia tem muitos atletas talentosos, e tenho certeza que com esforço e dedicação poderão chegar longe. Eu particularmente estou muito feliz porque nosso trabalho está sendo valorizado. Parabéns para a Ana que tenho certeza que vai representar muito bem nosso município”. Disse o professor João Alfredo.

“Todos os dias são páginas em branco prontas para serem preenchidas com felicidade, mas hoje preenchemos mais um capítulo na história do nosso Basquetebol. Agradeço a Deus e a toda Família Basquete por tudo que já consegui escrever, e peço que continue me dando forças e sabedoria para continuar fazendo o melhor para o nosso basquete. Essa conquista é de todos”. Finalizou João Alfredo.

Norte Pioneiro presente no lançamento ‘Caravana Paraná Unido pelas Mulheres’

 

O Governo do Estado lançou na última segunda-feira, 29, a Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa, Ratinho Júnior, a primeira-dama do Estado, Luciana Saito, o Presidente da AMP, Edimar Santos, entre lideranças de todo o Estado e do Norte Pioneiro.

 

O Secretária da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), Michelli Garcia destacou que foi um evento muito importante que visa a garantia de mais autonomia para as mulheres.

 


Segundo o governador, trata-se de uma articulação conjunta do executivo estadual com as prefeituras para ampliar o alcance dos projetos e ações que visam a proteção, mas principalmente a garantia de mais autonomia para as mulheres. “Essa caravana vai percorrer o Paraná inteiro para ajudar os prefeitos a organizarem as suas estruturas municipais, sejam elas secretarias, diretorias ou departamentos e, assim, possam ter acesso facilitado aos diversos programas que o Governo do Estado já desenvolve”, afirmou.

 


O Coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro Juarez Leal, o Daio, também esteve presente e ressaltou que o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial. “Irá percorrer todas as regiões do Paraná para orientar sobre a ação”, comenta Daio.

Nova América realiza bazar solidário com doação de roupas

 

A Prefeitura de Nova América da Colina, através da Assistência Social, promoveu uma iniciativa solidária na tarde desta segunda-feira, 29, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Aparecida Barreto.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O destaque foi o bazar de doação de roupas, onde foram disponibilizadas gratuitamente diversas bancadas com roupas infantis masculinas e femininas, além de calçados, todos provenientes de doações recebidas pela assistência social.

 

A primeira-dama, Francielle Rogatti, juntamente com sua equipe, marcou presença no evento, auxiliando e apoiando a ação solidária. Através de ações como essa, fortalece-se a empatia e a consciência social na comunidade, cultivando um espírito de solidariedade e colaboração entre os munícipes.

 

Nesse sentido, o bazar de doação de roupas realizado hoje foi um sucesso, contando com a participação ativa da comunidade e reforçando a importância da solidariedade como um pilar fundamental para o desenvolvimento social.

Colégio Rio Branco fortalece parceria com pais e responsáveis para garantir o sucesso acadêmico dos estudantes

 

Durante as últimas duas semanas, a diretora Sônia Aparecida Dorini Justino e o vice-diretor Antônio José de Oliveira, do Colégio Rio Branco, promoveram uma série de reuniões com os pais e responsáveis dos estudantes. O objetivo desses encontros foi informar sobre os encaminhamentos pedagógicos e disciplinares relacionados ao processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, ocorreu a entrega de certificados para os alunos que mantiveram 100% de frequência durante o primeiro trimestre de 2023.

 

Dentre os diversos assuntos abordados, destacam-se os seguintes:

 

Frequência: A presença regular dos estudantes na escola é de extrema importância. A direção conta com a colaboração da comunidade escolar para incentivar e motivar os alunos a estarem presentes nas atividades educacionais.

 

Aprendizagem dos estudantes: Embora as notas sejam importantes, o foco principal é garantir que cada aluno realmente aprenda. A equipe pedagógica ressalta a necessidade de os estudantes revisarem em casa o conteúdo estudado em sala de aula, utilizando as plataformas disponíveis e realizando as atividades propostas. Os quizzes das disciplinas também devem ser concluídos, uma vez que essas atividades são consideradas na avaliação trimestral, seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED PR).

 

"A parceria entre a escola e os pais é essencial para garantir o sucesso e o desenvolvimento dos alunos. Quando pais e educadores trabalham juntos, criam-se condições favoráveis para uma aprendizagem significativa. Os pais desempenham um papel fundamental na vida escolar de seus filhos, pois são os primeiros e principais educadores, fornecendo suporte emocional e motivacional. A escola, por sua vez, tem o conhecimento pedagógico e o ambiente propício para o aprendizado. Ao unir forças, pais e escola proporcionam uma base sólida para o crescimento acadêmico e pessoal dos alunos", destaca a diretora Sônia Aparecida Dorini Justino.

 

O Colégio Rio Branco possui uma equipe de educadores dedicados e qualificados, que busca proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para os estudantes. A proposta pedagógica da instituição é baseada em uma abordagem humanista, que valoriza o pensamento crítico, a ética, a responsabilidade e o respeito ao próximo. Por meio de uma abordagem participativa e interdisciplinar, os alunos são incentivados a serem protagonistas de seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades essenciais tanto para a vida estudantil quanto para a profissional.

 

Durante as reuniões, o senhor Isaías, pai dos estudantes Adriel e Igor, expressou sua gratidão à direção do colégio pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento dos alunos e pelo empenho de todos os profissionais da educação do Colégio Rio Branco.

 

Para acompanhar as atividades pedagógicas do Colégio Rio Branco, acesse: colegioriobrancosantoantoniodaplatina.com/.



FONTE: ASSESSORIA

Entrega de Calcário aos cafeicultores de Jardim Alegre



A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza a entrega de calcário calcítico aos produtores de café do município cadastrados no programa. Para realização de cadastro dos cafeicultores foi necessário apresentar a análise de terra recente, comprovando a necessidade de correção na acidez do solo destinado à produção de café.
O Calcário Calcítico é um corretivo agrícola rico em carbonato, capaz de neutralizar a acidez do solo, melhorar suas propriedades químicas e favorecer a fertilidade do solo.
O calcário foi adquirido com recursos financeiros destinados pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento-SEAB, visando apoiar a cadeia produtiva de culturas frutÍcolas.

7º Encontro de Trilheiros de Lunardelli



O final de semana foi marcado por mais um grande evento que integra a programação dos festejos em Louvor a Santa Rita de Cássia. Nos dias 27 e 28 de maio, a cidade recebeu centenas de pessoas que vieram participar e prestigiar o 7° Encontro de Trilheiros de Lunardelli.
O encontro contou com mais de 700 inscrições, uma trilha repleta de aventuras e belezas naturais, foi organizado pelo Grupo de Trilheiros, com apoio da Prefeitura Municipal e Santuário Santa Rita de Cássia. Os trilheiros, seus familiares e todos os visitantes foram recepcionados no domingo, no Santuário Santa Rita de Cássia, para um delicioso almoço com Costela no Bafo, cuidadosamente preparada pela equipe de Kaloré. Foram vendidos mais de 1.500 kilos de costela.
A Prefeitura Municipal através do Prefeito Reinaldo Grola, agradece todos os organizadores deste brilhante evento, todos os participantes do trilhão e suas famílias, todos os visitantes que vieram prestigiar.


FONTE: PREFEITURA DE LUNARDELLI

Prefeita Elizabeth Schmidt garante UPA Uvaranas

 

A prefeita Elizabeth Schmidt anunciou, na manhã de segunda-feira (29), a conquista de recursos para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento em Ponta Grossa: a UPA Uvaranas. O anúncio foi feito em reunião com o governador Ratinho Junior, com os deputados federais Aliel Machado e Sandro Alex, e o deputado Hussein Bakri em Curitiba, no Palácio Iguaçu.

O investimento é de R$ 3,5 milhões na construção, sendo a maior parte da Secretaria de Estado da Saúde e uma contrapartida municipal de R$ 350 mil. Também serão destinados mais R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos, com recursos oriundos de emendas parlamentares federais e estaduais.

O terreno em que será construída a UPA, e que terá também outros equipamentos públicos, foi adquirido por mais de R$ 11 milhões, abrigará um prédio que segue o padrão do Governo do Paraná “Pronto Atendimento Municipal” e que prevê uma estrutura de 875 m², incluindo consultórios médicos, sala de triagem, etc. 

“A construção da UPA Uvaranas é uma grande conquista para toda a cidade de Ponta Grossa e um enorme passo para o fortalecimento e expansão da nossa rede de atendimento à saúde, um compromisso que assumimos com a população e estamos cumprindo em conjunto, com união preciosa de esforços’, comemorou a prefeita. 

Além do novo investimento, a prefeita Elizabeth  Schmidt também destacou as ações que o Município tem empreendido no intuito de reestruturar a área da saúde.  

“Nos últimos meses, contratamos 40 médicos, criamos o Centro de Atendimento da Criança e seguimos trabalhando para concluir a modernização de 45 unidades de saúde, além de viabilizar a construção de novas estruturas, incluindo superpostos. Em breve, entregaremos o novo Amadeu Puppi em parceria com o Governo e a UEPG. 

Agradeço imensamente o apoio do nosso governador Ratinho Junior e dos deputados Aliel Machado, Sandro Alex, Marcelo Rangel e Hussein Bakri, que têm sido grandes parceiros na transformação da nossa cidade”, completou. 

Durante o encontro, o governador Ratinho Junior destacou a importância dos investimentos para a cidade.

“O Governo do Estado investe para fortalecer os atendimentos nos municípios, para que as estruturas de saúde estejam próximas das pessoas que são atendidas. Este Pronto Atendimento Municipal, por exemplo, vai beneficiar a população de Uvaranas, um importante bairro de Ponta Grossa”, disse Ratinho Junior.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, a UPA Uvaranas será construída na confluência da Av. Gen Carlos Cavalcanti com a Alameda Nabuco de Araújo, próximo ao Terminal de Uvaranas  e do campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Para o  deputado Sandro Alex a destinação desses recursos para o Município contribuirá para transformar a saúde em Ponta Grossa. 

“Tenho certeza que a UPA Uvaranas será, além de referência para toda a comunidade da região, um grande agente de transformação para a cidade como um todo.  Além dos investimentos anunciados, estamos viabilizando recursos para a compra de equipamentos, o que, aliado a outras ações,  permitirá uma distribuição mais eficiente da demanda, culminando em um atendimento ainda mais rápido e eficiente para todos”, comentou.

Para o deputado Aliel Machado, que classificou o anúncio como "uma conquista histórica para Ponta Grossa", com a nova estrutura, será possível fazer atendimento "de porta aberta para a grande população de Uvaranas", declarou. 



FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA