Santana do Itararé é credenciada ao sistema de atenção à Sanidade Agroindustrial

 

O município de Santana do Itararé foi credenciado nesta quarta-feira, 12, ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/PR). O prefeito José de Jesus Izac juntamente com a sua equipe esse assinando o documento durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina.

 

O Estado passa a ter 25 municípios com poder de, por meio de seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM), autorizar agroindústrias que cumprirem com as normas higiênico-sanitárias a venderem os produtos para todo o Estado, extrapolando os limites municipais.

 

O Susaf foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que ela esteja registrada no SIM. Antes, para romper as divisas municipais, havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP-Dipoa).

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, também ressaltou a necessidade de cuidados com a qualidade e a sanidade dos produtos agroindustriais do Estado por parte dos serviços municipais de inspeção. O Susaf possibilita equivalência desse serviço com o do Estado. "Pressupõe um exame acurado do funcionamento do Sistema de Inspeção Municipa, Mas vale a pena, porque é oportunidade para dezenas, milhares de agroindústrias venderem para 11,5 milhões de paranaenses".

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???