Na noite de quarta-feira (05), tendo por local o CIS Especialidades, gestantes e homens rondonenses participaram de reunião com a equipe multidisciplinar referente ao Programa do Planejamento Familiar. Nesse encontro foi explanado sobre os procedimentos de laqueadura e de vasectomia. A ação teve como objetivos aconselhar e orientar as gestantes e os homens interessados nos procedimentos, conforme as leis nº 9.263, de 12/01/1996, e nº 14.443, de 02/09/2022, em vigor desde março deste ano.
O encontro organizado pela Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon contou com as presenças da secretária da pasta, Marciane Specht, e do diretor do Hospital Cruzatti, Everson Medeiros. A assistente social Marla Dutra, a enfermeira Alexandra Mendonça e a psicóloga Franciele Engelmann, conduziram a apresentação.
De acordo com Marciane Specht, secretária de Saúde, os encontros com as gestantes devem acontecer com mais frequência após a alteração da lei, que oferece à gestante o direito de realizar a laqueadura em período de parto. “A ação faz parte de uma série de etapas até chegar às cirurgias. O momento é aproveitado, também, para atender aos pacientes que estão em fila de espera para vasectomia e mulheres não gestantes que estão em fila de espera para laqueadura”, diz.
Marciane enalteceu que o município já viabilizou a realização de 188 laqueaduras no período de 2018 a março de 2023, além de 229 vasectomias de 2017 a março de 2023. Além disso, vários pacientes estão sendo preparados para o procedimento, passando por consultas, exames, retornos e o agendamento da cirurgia.
Segundo ela, as alterações na lei beneficiam e facilitam o acesso aos procedimentos. Entre as alterações estão a mudança de idade, de 25 anos para 21 anos; a realização da laqueadura em período de parto, independentemente da quantidade de cesáreas e sem a necessidade de consentimento do cônjuge. É importante lembrar que deverá ser respeitado o período de 60 dias após a manifestação da vontade, conforme exigência em lei.
As pessoas com interesse em realizar os procedimentos de laqueadura e vasectomia precisam buscar orientações nas unidades de saúde e no Serviço Social do CIS (Centro Integrado de Saúde), localizado na rua 7 de Setembro, nº 1.744. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3254-7965, no ramal do Serviço Social.
FONTE: PREFEITURA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
0 Comments:
O que você achou desta matéria???