Durante o período de 1º de março a 12 de abril deste ano, a Muralha Digital de Pinhais, que conta com câmeras de leitura de placa instaladas em todo o município, identificou 32 veículos com alertas de furto e roubo. Destes, cinco eram motos e 21 eram carros.
Além disso, outras seis placas de veículos suspeitos de terem praticado algum crime e estarem sob investigação também foram reconhecidas pelas câmeras OCR da Muralha Digital.
Todas as situações foram monitoradas pelas equipes da Guarda Municipal por meio da Central de Monitoramento. Os indivíduos suspeitos foram abordados e encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.
Dentre as ações, um indivíduo que adentrou Pinhais com uma moto, suspeito de cometer estupro próximo ao Parque das Águas, foi identificado e preso pela Polícia Civil após ter a placa reconhecida pela Muralha Digital.
Outra situação de destaque ocorreu no dia 27 de março, quando um suspeito de ter cometido importunação sexual foi identificado por meio das câmeras e a equipe da Guarda Municipal, apoiada pelos agentes da Defesa Civil no Parque das Águas, conseguiu abordar e conduzir o suspeito para a delegacia em menos de 6 minutos.
Todas as entradas e saídas da cidade são monitoradas
A Muralha Digital registra todos os carros que entram no município, identificando se existe alerta de roubo, entre outras ocorrências, além fazer a detecção facial por meio de Inteligência Artificial (IA). O sistema permite o monitoramento em tempo real de veículos suspeitos de práticas criminosas e tem auxiliado a GMP a identificar e prender criminosos e recuperar veículos roubados.
A população também tem papel importante na segurança pública. A Guarda Municipal orienta que, ao identificar alguma situação suspeita, as pessoas entrem em contato com a Central de Monitoramento pelo telefone 153 para que a equipe possa atuar rapidamente.
A Prefeitura de Pinhais investe cerca de R$ 4 milhões ao ano no sistema de segurança pública, que conta com aproximadamente 700 câmeras de monitoramento. O sistema compreende modelos Speed Dome, câmeras OCRs – leitoras de placas –, dos Módulos Eletrônicos de Monitoramento, câmeras veiculares e corporais, e câmeras patrimoniais instaladas em prédios, interligadas ao sistema SESP/PR.
FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???