Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, receberam o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, para assinar o Termo de Cooperação entre o Governo Britânico e a Prefeitura de Londrina para a execução do Programa UK-Brazil Skills for Prosperity (Habilidades para a Prosperidade, em português).
A partir da assinatura do documento, o Governo Britânico vai oferecer um curso de 400 horas de aulas de inglês para cerca de 6 mil professores, que integram a rede municipal de ensino de Londrina. Poderão participar gratuitamente todos os professores das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil Filantrópicos (CEIs). O curso de inglês foi dividido em seis módulos, sendo que cada módulo pode ser executado durante seis meses. A duração mínima será de um ano, para aqueles que estiverem em níveis mais avançados do idioma. Segundo o cônsul britânico, o programa equivalente a uma pós-graduação.
As aulas serão totalmente on-line e todos que concluírem o curso receberão um certificado emitido pela organizações Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e Consulado Britânico, que são as instituições parceiras do programa. Para o prefeito de Londrina, além de trazer uma formação a mais para todos os professores da rede municipal de ensino, o que pode abrir portas e proporcionar outras oportunidades de crescimento na carreira desses profissionais, o curso de inglês transmitirá conhecimentos que poderão ser levados para dentro das salas de aulas aos alunos das unidades de ensino.
“É uma ação histórica, porque estamos falando de um curso completo de inglês, fornecido pelo Governo da Inglaterra, de forma gratuita para todos os professores os nossos quase 6 mil professores, tanto da rede municipal concursados, quanto os das creches filantrópicas. Ele dá a possibilidade dos professores almejarem outros concursos, outros cargos, um mestrado ou um doutorado, e isso é importante para os nossos alunos, porque teremos cada vez mais professores com uma bagagem muito grande na questão de línguas. Além disso, o inglês é uma língua mundial e estamos falando de um curso com seis módulos, que se avaliarmos vai sair aproximadamente R$ 18 mil para cada professor, mas será fornecido de forma gratuita, porque é pago pelo Governo da Inglaterra. É uma oportunidade única de qualificação dos professores”, ressaltou Marcelo Belinati.
Segundo o cônsul britânico, a ideia do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, liderado e financiado pelo Governo Britânico, é levar o conhecimento do idioma para países em desenvolvimento econômico e social, como é o caso do Brasil. Por isso, também recebem gratuitamente o programa: o México, Egito, Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Malásia e Indonésia.
No território brasileiro, a iniciativa foi firmada inicialmente com cinco estados brasileiros (Paraná, Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo), mas já expandiu-se para nove estados, sendo que no Paraná recebem esse projeto os Municípios de Curitiba e Londrina. “Eu fico muito feliz de estar aqui em Londrina, que é a cidade brasileira mais britânica. A grande ideia é que o mundo está cada vez mais conectado e globalizado e o inglês é uma língua franca. O objetivo é ajudar países em desenvolvimento socioeconômico a ter ensino de inglês, para garantir que estamos falando a mesma língua para ajudar com as parcerias políticas, governamentais, de negócios e as culturais. Então, é mais um programa do Brasil com o Governo do Reino Unido e a Fundação Lemann, para o bem comum”, falou Patterson.
Segundo ele, a intenção é que os professores das redes públicas de ensino tenham um bom conhecimento do idioma para ensiná-lo aos estudantes de forma efetiva. “Hoje a gente está celebrando uma parceria para o ensino de inglês para a rede pública, buscando capacitar os professores para ensinar e melhorar o ensino de inglês na rede pública, para que os alunos consigam trabalhar em um mundo cada vez mais globalizado”, completou o cônsul.
FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???