Prudentópolis foi uma das três cidades escolhidas, junto com Lapa e Palmeira para receber este Projeto, cujo objetivo foi compartilhar com a população, as riquezas e a diversidade da nossa cidade, retratando aspectos marcantes da nossa cultura, como: música, gastronomia, dança, artesanato, artes visuais, edifícios históricos, recantos naturais, lendas e personagens locais.
Foi realizado oficinas, envolvendo moradores locais, que ao final do curso, tiveram a oportunidade de expor seus painéis com fotos e textos. Foram abordados temas como o trabalho das benzedeiras, a literatura oral e muitos aspectos da imigração ucraniana, como as pêssankas (ovos decorados), a petrykivka (pintura ucraniana), as bonecas Berehênha e a música das banduras.
O projeto “Patrimônio Vivo: referências que conectam gerações e regiões'', foi organizado pelas pesquisadoras Lia Marchi e Carol Mira e viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.
Estiveram presentes o Vice-Prefeito Evaldo Hofmann; a Secretária de Cultura Nadir Vozivoda; o Vereador Mauricio Bosak; Secretária de Turismo Cristiane G. Boiko Rossetim; a equipe de Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Almir Pontes Filho (geógrafo/arqueólogo), e Cristina Carla Klüppel (historiadora); Conselheiros municipais da Cultura, estudantes, professores, representantes de grupos étnicos e comunidades, representante do Sebrae, a produtora cultural Lia Marchi, músicos, artesãos e pessoas interessadas na cultura.
FONTE: PREFEITURA DE PRUDENTÓPOLIS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???