O líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara Federal, deputado federal Pedro Deboni Lupion Mello (PP- PR), participaram na segunda-feira (17), de um encontro promovido pelo Lide Paraná em Curitiba. O evento reuniu empresários da indústria e do agronegócio para discutir as saídas para reforma tributária.
O senador Oriovisto, que é autor da proposta alternativa para a Reforma Tributária, a PEC 46/2022, denominada “Simplifica Já”, destacou que a reforma tributária, discutida há anos no país, é de extrema importância para a economia e a sociedade brasileira.
“Com uma complexa estrutura tributária e altas cargas de impostos, o Brasil enfrenta desafios que dificultam o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Precisamos simplificar o sistema tributário. Depois, atacamos outras partes. Já pagamos muitos impostos. O brasileiro trabalha quatro meses por ano para pagar impostos. Temos, pelo menos, que ter a garantia que isso não irá aumentar, e as propostas que estão em discussão, tanto a PEC 45 como a PEC 110, aumentam e aumentam muito a carga tributária”, explicou o senador.
O deputado Lupion alertou que a unificação dos impostos, que está em discussão no Grupo de Trabalho da Câmara Federal, seria prejudicial ao agronegócio.
“Nós estamos em um momento extremamente tenso e difícil, e só vamos conseguir aprovar alguma coisa nesse sentido se buscarmos projetos que simplifiquem o sistema e não que onerem cada vez mais setores importantes, como são os setores de serviços e do agro. Eles prometem muito na mídia, dizem que saúde, educação e agro terão fundos específicos e diferenciação de alíquotas, mas eu não consigo enxergar isso porque ninguém aqui conhece o texto que vai sair desse grupo de trabalho na Câmara”, disse o deputado.
A presidente da entidade que promoveu o encontro, Heloisa Garrett, está mobilizando esforços pra ecoar a proposta da PEC 46. “A reforma tributária é urgente e extremamente necessária para garantirmos a competitivamente das nossas empresas. O LIDE representa todos os setores produtivos e nosso objetivo em abrir este debate é para que os empresários conheçam as propostas em discussão e participem, mobilizando aqueles que têm força e influência para termos uma reforma efetiva”, declarou. O Sistema LIDE tem hoje um quadro de mais de 1.700 empresas filiadas, o que representa mais de 55% do PIB privado do país. São 28 unidades, sendo 18 nacionais e 10 unidades internacionais , que atuam pelo desenvolvimento da livre iniciativa.
Uma cartilha que explica a proposta da PEC 46/22 foi distribuída para os presentes e pode ser acessada neste link.
FONTE: PODEMOS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???