Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Carambeí vai garantir a implantação de uma Agência de Inovação no município, nos Campos Gerais. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e a prefeita Elisangela Nunes assinaram nesta terça-feira (11) o convênio para a revitalização do Espaço Cidadão, que vai receber equipamentos de informática e infraestrutura necessária para a oferta de cursos de robótica, programação e qualificação profissional, além da renovação do acervo da biblioteca local.
O convênio é com a Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT) e com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e inclui a entrega de três kits de robótica para o atendimento de estudantes do ensino fundamental, uma impressora 3D, uma impressora de corte a laser e 345 livros diversos para a biblioteca. Também contempla a identidade visual do projeto, o treinamento de professores habilitados para ministrar aulas de robótica e o acompanhamento e fiscalização das atividades desempenhadas no local.
Ratinho Junior ressaltou que o projeto faz parte de uma série de iniciativas do Governo do Estado nos municípios para fomentar a inovação em todo o Paraná. O Estado conta com 18 parques tecnológicos espalhados por diferentes cidades, tem as Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação (Ageuni), vinculadas às sete universidades estaduais, aulas de robótica e programação na rede estadual, entre outras medidas.
“Estamos construindo um ambiente favorável para que o Paraná se torne uma potência na área de inovação e tecnologia e esteja preparado para atender a demanda mundial nessas áreas, dando oportunidade para que nossos jovens sejam protagonistas nesse novo mercado de trabalho”, disse o governador. “Mais do que isso, queremos que as ideias inovadoras cheguem aos cidadãos comuns, para resolver as necessidades dos paranaenses. Essa é a ideia das Agências de Inovação que estão sendo implantadas em parceria com os municípios”.
As Agências buscam popularizar a inovação no Estado, com o desenvolvimento de ações para fortalecer os ecossistemas regionais e capacitar a população em áreas como robótica, programação e eletrônica. Uma das primeiras ações do programa será a criação de parcerias entre empresas, universidades, centros de pesquisa e startups.
A proposta é fazer um trabalho conjunto com esses atores, oferecendo suporte técnico e financeiro para projetos que visem à melhoria da qualidade de vida da população. “As agências colocarão o poder da inovação na mão das pessoas e serão ambiente para a trocas e disseminação de ideias. Serão oferecidos diversos cursos para crianças, jovens, adultos e idosos, ensinando lógica, empoderamento, robótica, programação, empreendedorismo e letramento digital”, afirmou o secretário estadual de Inovação Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.
A prefeita Elisangela Nunes afirmou que o espaço vai ajudar no desenvolvimento do município, com reflexos na educação, agronegócio e na industrialização. “Estamos em um período de inovações e ficamos muito felizes pela cidade ter sido contemplada com esse projeto, que vai qualificar e capacitar a mão de obra do nosso município”, afirmou. “Carambeí passa por um processo de industrialização e sabemos que as grandes empresas, as multinacionais, procuram profissionais qualificados. Esse espaço contribui com isso, além de trazer a tecnologia e a inovação para mais perto da população”.
MORRETES – Além de Carambeí, o Estado já formalizou, no final do ano passado, a implantação de uma Agência de Inovação em Morretes, no Litoral do Paraná, com o objetivo de fomentar a criação de um ambiente de negócios propício a empreendimentos inovadores e o desenvolvimento sustentável local. Nesta terça-feira, o município também recebeu equipamentos para o local: uma impressora 3D e quatro computadores.
No espaço, já está sendo desenvolvido um projeto que envolve meliponicultores do município, que criam abelhas nativas sem ferrão. Uma das espécies do inseto, a mandaçaia, produz o chamado própolis azul, que pode ser usado tanto como medicamento alternativo como para o controle de pragas nas lavouras.
“Quando se fala em inovação, logo se pensa em tecnologia, mas não é apenas isso. Temos as inovações do dia a dia, que têm grande impacto na transformação da vida das pessoas, como é o caso do projeto das abelhas nativas”, ressaltou o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli. “Com o apoio do Governo do Estado, estamos desenvolvendo esse e outros projetos inovadores. O governo tem um olhar diferenciado para as cidades do Paraná, principalmente as menores”, acrescentou.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???