Pinhais 31 anos: evento Histórias que Acolhem une famílias atípicas do município

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu o evento Histórias que Acolhem. A edição especial da ação também faz parte do calendário de comemorações pelo 31º aniversário de Pinhais e é voltada às crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e altas habilidades. As atividades foram realizadas na Escola de Dança de Pinhais e no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves na tarde do último domingo (26). 

Durante a abertura do encontro, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, agradeceu a participação da comunidade. “Fico feliz em ver que este projeto, que começou pequeno, já abraça tantas pessoas. A inclusão é um desafio para os pais e também para o poder público. Por isso, é fundamental nos unirmos para que possamos vencer esse desafio”, comenta. 

Participando da iniciativa pela primeira vez, a moradora do bairro Alto Tarumã, Priscila Rodrigues, é mãe da Ester de 2 anos e Thiago com 8 anos, ambos diagnosticados com TEA. “Nós pais atípicos entendemos ser muito importante participar de ações que nos proporcionem acolhimento, tratamento de igual para igual e com atividades que consigam inserir nossas crianças”, ressalta. 

Ana Paula Gonçalves Kavachinsky e Israel Kavachinski, pais do pequeno Gabriel, 4 anos, compareceram ao evento e destacaram o atendimento recebido pelo filho na Rede Municipal de Ensino de Pinhais. “Gabriel tem TEA e sofreu com o preconceito na rede particular. Quando o matriculamos em um Centro Municipal de Educação Infantil notamos a diferença no tratamento. Só tenho coisas boas a falar, o desenvolvimento dele deu um salto gigante. Sabemos das dificuldades e do quanto ainda é necessário avançar, mas a inclusão só virá por meio das atitudes e é o que sentimos em relação ao Cmei”, destaca. 

Também prestigiaram o evento a deputada Estadual, Marli Paulino e o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima.



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???