A Biblioteca Pública Municipal Irmã Benta Fidelini Cinelli completou nesta segunda-feira, 13 de março, 50 anos de fundação. O espaço foi oficialmente instituído no dia 13 de março de 1973, por meio da Lei 369/73, na gestão do ex-prefeito Antonio Arrabaça Ribeirete. Porém, o atendimento ao público iniciou-se em 4 de março de 1974, sendo as primeiras funcionárias: Donilha C. Soares, Suely Willi, Tania Correia e Lourdes Narcizo, nossa atual secretária de Cultura e Turismo. "Fui a segunda funcionária da Biblioteca e trabalhei por dois anos lá. A administração à época não tinha dinheiro para adquirir os livros, e o prefeito pediu a colaboração dos servidores para a aquisição dos títulos. Eu ajudei financeiramente na campanha e como agradecimento recebi uma menção honrosa que até hoje guardo com muito carinho, além da minha carteirinha de usuária da biblioteca", recorda-se a secretária.
O nome da Biblioteca - Irmã Benta Fidelini Cinelli, é uma homenagem a esta religiosa pertencente à congregação Irmãs de Maria Imaculada, e muito ligada à cultura em Ibiporã. Irmã Benta era amiga do artista plástico Henrique de Aragão, e foi uma das cofundadoras da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, na década de 60.
Desde a sua fundação, a Biblioteca já funcionou em diversos espaços, como no Centro Social Urbano, no prédio onde está atualmente o Museu Histórico e Artes (MHAI) de Ibiporã, na Avenida Paraná, na Rua 19 de Dezembro, e, atualmente, na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (Centro de Ibiporã), ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI.
Dentre as atividades de extensão realizadas ao longo de meio século de existência da Biblioteca Municipal destacam-se: exposições diversas; Semana Cultural; palestras e eventos com escritores de renome nacional, tais como: Pedro Bandeira, Eva Furnari, Giselda Laporta Nicolelis, Cleo Busatto, Domingos Pellegrini e Carlos Queiros Telles; participação em desfiles cívicos, feiras literárias; Encontro Regional de Atendentes de Biblioteca; apresentações teatrais...
Vinculada e subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo, o espaço possui um acervo de aproximadamente 20 mil volumes, entre livros e periódicos, disponíveis gratuitamente à população. Conta com um amplo espaço, com mesas e cadeiras para estudos, pesquisas e trabalhos em grupo; computadores com acesso à internet, uma sala infantil para leitura e contação de histórias - são mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil e mais de 700 gibis -, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã. Até se divertir com jogos de tabuleiro (dama e trilha) é possível no espaço. "A Biblioteca conta com um acervo amplo, diversificado e atualizado graças às aquisições e doações da comunidade", ressalta a bibliotecária Maria José Sandra Araújo Tercioti", que trabalha há 13 anos no local.
A coordenadora da Biblioteca, Priscila Pelizaro Zanchin, enfatiza que a Biblioteca Municipal acompanha o desenvolvimento do município e não se restringe apenas a ser um espaço de leitura e pesquisa, diversificando cada vez mais o calendário cultural. "Temos feito um movimento de trazer a cultura cada vez mais perto, dando vida para o espaço. Assim, envolvemos muitas expressões artísticas, desde palestras, cursos, oficinas, exposições, teatro, contação de histórias, além da leitura, tornando a biblioteca um verdadeiro centro cultural", completa Priscila.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS:
Acervo para consulta local (Jornal Folha de Londrina, Revistas)
· Empréstimos domiciliar;
· Orientação à leitura e pesquisa;
· Computadores com acesso à Internet e para realização de pesquisas;
· Indicação de livros;
· Visitas monitoradas (grupos previamente agendados);
· Hora do conto (previamente agendados).
FONTE: PREFEITURA DE IBIPORÃ
0 Comments:
O que você achou desta matéria???