Visita ao Tecpar é mais um passo para implantação do Parque Tecnológico de Umuarama

 

A administração municipal dá mais um passo rumo à construção do Parque Tecnológico de Umuarama. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, foi a Curitiba para uma visita técnica de dois dias ao Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), um dos maiores centros de referência em pesquisa científica do Brasil.

Acompanhado do chefe da Divisão e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Henrique José Stedile, e do arquiteto Luiz Carlos de Souza, o secretário foi recebido no Tecpar pelo diretor-presidente Jorge Callado, que garantiu todo apoio necessário ao município no processo de instalação de seu Parque Tecnológico. “Em nome do governador Ratinho Junior, nosso objetivo é fortalecer e incentivar empreendimentos como esse, capazes de transformar a realidade não só da região Noroeste, mas de todo o Estado”, pontuou.

O secretário comentou que o processo para instalação do Parque Tecnológico está caminhando de vento em popa. “Já conversamos com as universidades locais e junto delas serão definidos os laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento de produtos, por exemplo. E, somado a esta visita para conhecimento técnico das instalações do Tecpar, poderemos desenhar um projeto que atenda às nossas necessidades”, comentou.

Silva relata que está tendo acesso a modelos de soluções ao projeto que está em desenvolvimento na cidade. “Com esta parceria que iniciamos com o Tecpar teremos o privilégio de poder acessar informações necessárias para sabermos mais tanto sobre as instalações, quanto sobre os processos que melhorem o atendimento e tragam mais resultados para aqueles que, num futuro próximo, vão investir em nosso Parque”, observou.

O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, explica que o Parque Tecnológico de Umuarama, além do fortalecimento das instituições parceiras, vai trazer mais desenvolvimento econômico e humano para toda a região. “Estamos investindo para acelerar os processos de fortalecimento dos ambientes de negócios e, desta forma, melhorar os aspectos sociais do município, trazendo oportunidades de trabalho, de emprego, de renda, de estudos, de pesquisas, enfim, queremos que nossa cidade esteja cada vez mais modernizada e pronta para o futuro”, argumentou.

 

Sobre o Parque Tecnológico

Pimentel acrescenta que a ideia do Parque Tecnológico de Umuarama é integrar empresas existentes, instituições de ensino superior, setor público e programas de investimentos para que um grande trabalho seja desenvolvido. “Queremos que novas empresas nasçam aqui, que as empresas existentes possam acelerar seu crescimento e se tornem mais fortes, que inovações sejam desenvolvidas e que haja reconhecimento do trabalho dos pesquisadores, cientistas e instituições que temos aqui em nossa cidade”, explicou.

Representantes da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio já visitaram o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), o Parque Tecnológico de Itaipu, incubadoras em Maringá e Cascavel e agora o Tecpar. “De forma bastante objetiva e determinada, estamos estabelecendo parcerias que levem ao fortalecimento de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico a um patamar acima”, finalizou.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???