Siqueira Campos é a cidade que registrou o maior crescimento populacional na região do Norte Pioneiro do Paraná, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2010, quando foi divulgado o último Censo do IBGE, o município Siqueirense tinha 18.446 habitantes. Agora já são 24.083, ou seja, mais 5.637 pessoas, um aumento de 30,55%, segundo a prévia, e esse numero ainda vai aumentar. A media siqueirense é superior à média nacional, de 8,19%, e do estado, de 11,7%. O aumento percentual do município é maior do que o registrado em Curitiba, por exemplo, que teve crescimento de 7%.
Segundo o IBGE, a divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada. O balanço completo deve ser obtido somente em março, segundo o órgão federal.
Para o prefeito Luiz Hernrique Germano, esses dados são importantes para nortear a elaboração de projetos e investimentos para o futuro. “Grande parte que contribui para esse crescimento populacional é que Siqueira Campos se destaca por ser uma cidade de oportunidades, através da sua força na indústria, comércio e serviços e construção civil. É uma cidade acolhedora, que se destaca pela qualidade de vida, escolas bem estruturadas e segurança. A gestão se preocupa em executar ações que permitam que esse crescimento ocorra de forma ordenada, Germano destaca que a muito tempo o equilibrio financeiro é um grande desafio, pois, estatisticamente trabalha com um indice 30,55% menor de verbas advinsdas do governo federal.
Por outro lado, esse desafio demonstra o alto grau de compromissio e eficácia que são tratada as ações de gestão do município, que mesmo com o grande aumento da população, muitos novos investimentos são realizados, vagas em escolas e creches, atendimentos médicos, remédios, tratamentos de saúde, equipe de trabalho, veículos, máquinas pesadas, caminhões, construções, entre outros.
Esse crescimento contribuiu também para o desenvolvimento econômico, movimenta o comércio local e traz novas oportunidades de negócios.
O censo demográfico é uma importante ferramenta para a formulação de políticas públicas voltadas para o alcance dos objetivos fundamentais. Ele também permite que o setor produtivo tome melhores decisões sobre os investimentos, aumentando o bem estar social, graças à geração de emprego e renda, bem como ao recolhimento de tributos impostos resultantes dos investimentos privados efetuados.
O censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população nos municípios do país. Um dos objetivos básicos do IBGE, declarado em lei, é o de assegurar à sociedade informações e estudos de natureza estatística e demográfica.
O rateio das cotas do FPM serão fixadas através dos coeficientes de cada cidade, e por isso é super importante que cada residência receba a visita do recenseador, para que todos estejam dentro das estatísticas e o município possa receber verbas suficientes para atender a população.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???