Deputados participam da solenidade de posse de Augustinho Zucchi no cargo de conselheiro do TCE-PR

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), além de diversos parlamentares participaram nesta quarta-feira (25) da solenidade de posse de Augustinho Zucchi no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pato Branco foi eleito pela Assembleia em sessão especial realizada no último dia 14 de dezembro. Na ocasião, Zucchi recebeu 46 votos favoráveis e dois votos contrários. O novo conselheiro assume a vaga após a indicação do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Zucchi passa a ocupar o posto deixado pelo ex-conselheiro Nestor Baptista.

“Para a Assembleia Legislativa é um momento muito importante. Zucchi foi deputado por cinco mandatos e prefeito de uma das cidades mais importantes do Paraná. Tem uma bagagem de conhecimento inquestionável. Ele vem para o Tribunal de Contas para continuar prestando relevantes serviços ao Estado, além de emprestar o seu conhecimento no campo político e na questão jurídica. Tenho certeza fará uma excepcional e grande gestão”, destacou Traiano.



Para o primeiro secretário da Assembleia, Zucchi tem uma vasta experiência na administração pública e um profundo conhecimento em relação aos processos do Tribunal de Contas. “Indiscutivelmente é um homem íntegro e preparado. Foi uma ótima escolha do governador e a aprovação na Assembleia referendou essa escolha. É afeito ao diálogo, conhece as diferenças que temos no Paraná e as diferenças que temos nas legislações e gestões de municípios. É muito importante que os conselheiros tenham sensibilidade nessa dinâmica e tratar o tema à luz do interesse público”, afirmou Romanelli.

O recém-empossado presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães, acredita que a vivência de Zucchi no Poder Público irá contribuir com os trabalhos da Corte. “A experiência na gestão pública, seja no parlamento, seja no executivo, traz uma bagagem de conhecimentos práticos e não só teórico, o que é muito importante para o nosso Tribunal”, disse.

Conhecimento e experiência

Durante a solenidade de posse, o novo conselheiro do TCE-PR ressaltou que o exercício de qualquer função pública exige conhecimento e experiência. “Acredito que a passagem pela Assembleia Legislativa, pelo Governo do Estado e também pelo Executivo municipal ajuda muito a trabalhar num órgão que é fiscalizador, como é o Tribunal de Contas, mas que é orientador também. O fundamental é preceito constitucional da boa utilização do recurso público, que devemos prezar através dos nossos atos”, apontou Zucchi.

“Na política, nos cargos que ocupei o critério sempre foi técnico e a decisão foi política. Já no Tribunal o critério tem que ser técnico e legal e a decisão tem que ser justa”, conclui o novo conselheiro da corte de contas.

O deputado Alexandre Curi (PSD) acredita que Zucchi será um excepcional conselheiro devido a sua vasta vivência dentro do Poder Público. “Fomos deputados estaduais juntos e tive a honra de estar ao seu lado quando ele foi prefeito de Pato Branco. Além disso, foi um excelente secretário de Estado, ajudando muito os municípios. Não por acaso a Assembleia aprovou praticamente por unanimidade seu nome para ser o novo conselheiro do Tribunal de Contas”, declarou.



“O Tribunal de Contas, assim como a Assembleia, tem um importante papel na fiscalização das políticas e dos recursos públicos. Tenho certeza que o conselheiro Zucchi vai contribuir acompanhando os trabalhos dos municípios e do Estado do Paraná”, complementou a deputada estadual eleita, Marcia Huçulak (PSD).

Também estiveram presentes os deputados Tiago Amaral (PSD), Artagão Junior (PSD) e Anibelli Neto (MDB), e os parlamentares eleitos para a próxima legislatura Matheus Vermelho (PP) e Moacyr Fadel (PSD), além de demais autoridades.

Biografia

Nascido em Itapejara do Oeste, Augustinho Zucchi é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1985.  Fez parte da União Paranaense dos Estudantes (UPE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1982 fundou o Centro Acadêmico de Agronomia da UFPR e, em 1984, presidiu a Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU), em Curitiba.

No ano seguinte, tornou-se funcionário de carreira do atual Instituto de Água e Terras (IAT). Foi chefe do Escritório Regional do Instituto, em Pato Branco, e conduzido ao cargo de Diretor de Terras, em Curitiba, onde ficou até 1990. Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria da Agricultura de Pato Branco.

Foi eleito deputado estadual, em 1994, com 18.622 votos. Permaneceu na Assembleia Legislativa até 2012, durante cinco mandatos. No exercício do mandato, presidiu por quatro anos a Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa. Também participou de diversas Comissões da Assembleia Legislativa, como da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Portos e Bloco Parlamentar Agropecuário, em 1995; da Comissão Parlamentar de Saúde Pública, de 1995 a 1996; Comissão de Orçamento e Comissão de Terras, Imigração e Colonização, de 1995 a 1998; Comissão Especial da Estrada do Colono, Ecologia e Meio Ambiente e Assuntos do Mercosul, 1997 e 1998. Foi membro da Mesa Executiva em quatro mandatos, onde exerceu os cargos de secretário e vice-presidente.

O parlamentar deixou o Legislativo para assumir a prefeitura de Pato Branco, em 2013. Reeleito, permaneceu na prefeitura até 2020. Em 2022, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???