Três cidades no Brasil vão ser contempladas com uma nova unidade, sendo Pato Branco a única no Paraná. A estrutura funcionará como um ponto de atenção ambulatorial focado em reabilitação cuja atuação abrange diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado.
˜Essa é uma vitória importante que vai possibilitar maior acolhimento a partir do atendimento de qualidade às pessoas com deficiência de toda a região”, explica a Secretária de Saúde, Liliam Brandalise. Serão dezenas de municípios da região beneficiados, transformando o tratamento e possibilitando a evolução positiva das pessoas com deficiência.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem quatro tipo de centros no Brasil, organizados pelas modalidades de reabilitação que são atendidas. Pato Branco terá um CER IV, que vai trabalhar nas modalidades de reabilitação auditiva, física, intelectual e visual. Também está inclusa na estrutura uma oficina ortopédica.
“São poucos os centros de habilitação nível 4 no Estado do Paraná. Tenho certeza que este centro vai ajudar a levar a saúde mais perto das pessoas, beneficiando diretamente toda a região e diminuindo a necessidade dos pacientes precisarem ir para outros locais para fazer a reabilitação”, comemora a Deputa Federal Leandre Dal Ponte, cujo trabalho junto ao Governo Federal viabilizou a conquista. A obra contará com recursos federais no valor de cerca de R$8 milhões e será iniciada em breve no bairro Fraron.
As terapias oferecidas nesse tipo de unidade são essenciais para auxiliar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e de seus familiares. Pacientes que passaram por procedimentos como ostomia ou ainda, pessoas diagnosticadas com o espectro autista (TEA) poderão ser atendidos também.
“É uma alegria muito grande receber essa notícia. Estamos gratos pela colaboração da Deputada Leandre e certos que o CER se tornará um espaço de referência ao oferecer dignidade às pessoas que precisam desse serviço”, salienta o Prefeito Robson Cantu.
O atendimento no CER IV funcionará a partir de encaminhamento por meio dos profissionais de saúde locais. Após avaliação multidisciplinar é realizado diagnóstico inicial e criado um planejamento individualizado de reabilitação de acordo com as necessidades e o impacto da deficiência em cada paciente.
A equipe contará com especialistas em diversas áreas como enfermagem, fisioterapia, ortopedia, oftalmologia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Todo atendimento realizado no CER é feito de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de atenção à saúde. O CER poderá também, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, contribuir com o avanço e a produção de conhecimento e inovação tecnológica em reabilitação e ser polo de qualificação profissional.
FONTE: PREFEITURA DE PATO BRANCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???