A Prefeitura de Londrina firmou uma parceria com a Prefeitura de Marialva para a cessão gratuita do direito de uso do Sistema de Gestão da Informação da Central de Vagas da Educação Infantil de Londrina, criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do executivo. O Acordo de Cooperação Técnica, que permitirá ao município de Marialva implantar o mesmo sistema de gestão da Central de Vagas de Londrina em seu município, foi assinado na manhã desta segunda-feira (21), na sede da Prefeitura de Londrina.
Participaram os prefeitos de Londrina, Marcelo Belinati, e de Marialva, Victor Celso Martini, as secretárias de educação dos respectivos municípios, Maria Tereza Paschoal de Moraes e Jaqueline Guimarães Nebas, a gerente da Central de Vagas de Londrina, Hylcéya de Jesus Ferreira Palma, e a responsável pela Central de Vagas de Marialva, Lucilene Peliçon.
O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que Central de vagas é uma grande conquista de Londrina, pois informatizou e centralizou o sistema de vagas, o que facilitou consideravelmente os processos de cadastramento e matrículas de alunos. “Esta iniciativa inovadora tem sido exemplo para todo o Brasil, por isso diversos municípios estão nos procurando, a fim de implantarem este sistema em suas cidades, como é o caso de Marialva. Isso é motivo de orgulho para nós e estamos à disposição para colaborar”, ressaltou.
A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que a Central de Vagas é uma iniciativa reconhecida em diversos Estados e municípios brasileiros. “Temos apresentando a nossa central para diversas cidades, pois através dela conseguimos equalizar as vagas nas creches, sendo mais efetivos nos últimos seis anos. “Instituímos a Central em parceria com órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Câmara, com critérios claros sobre quais crianças devem ser atendidas primeiro, considerando que não há vagas para todas ainda”, informou Moraes.
O prefeito de Marialva, Victor Celso Martini, agradeceu a Prefeitura de Londrina pela cessão do sistema de gestão. “Nós montamos a Central de Vagas em nosso município e queríamos melhorar o nosso trabalho. Quando ficamos sabendo que Londrina já tinha este sistema, buscamos estas informações e hoje viemos formalizar a parceria, que certamente trará resultados positivos para Marialva”, disse.
A secretária municipal de Educação de Marialva, Jaqueline Guimarães Nebas, informou que o município possui uma fila de espera de cerca de 430 alunos de 0 a 3 anos. “Todos os anos, nós colocamos os alunos para fazer as matrículas, mas não conseguimos sanar todas as vagas. Por isso, estávamos procurando uma alternativa e ficamos sabendo que Londrina tem um sistema que casaria bem com as nossas necessidades. Então viemos até Londrina para conhecer este sistema, iniciamos os trâmites para implantá-lo em nosso município e hoje estamos formalizando. Os técnicos da DTI de Londrina já estão em contato com os técnicos de Marialva para iniciarmos o ano de 2023 com o novo sistema em funcionamento”, disse.
A gerente da Central de Vagas de Londrina, Hylcéya de Jesus Ferreira Palma, explicou que o sistema da central é feito de forma informatizada. “Sabemos que as vagas nas creches são um direito de todas as crianças, contudo, como ainda não há vagas para todas, nós fazemos a seleção pela situação de vulnerabilidade da família, através de cadastro na central e entrevista com a família. Por isso, a Prefeitura de Marialva nos procurou, já que lá, até então, a seleção é feita pela data de cadastro das famílias. Agora, com a parceria com Londrina eles também vão adotar o critério de seleção pela situação de vulnerabilidade, como ocorre em nosso município”, apontou.
Sobre a Central de Vagas – Implantada em 2017, o serviço faz a triagem e encaminhamento de crianças de até três anos para creches públicas e conveniadas de Londrina, visando contribuir para ampliar o acesso à Educação Infantil no município de Londrina. Uma das principais vantagens da centralização do processo é evitar as inscrições em mais de uma unidade, eliminando as duplicidades e priorizando o atendimento das crianças que estão em situação de vulnerabilidade.
Antes de sua criação, cerca de 12 mil crianças estavam na lista de espera para vagas na Educação Infantil. Atualmente, esse número é de 2 mil e deverá baixar, visto que em dezembro deste ano e janeiro de 2023 serão feitos os novos encaminhamentos das vagas para as matrículas do ano letivo.
Além de ser conhecida em âmbito nacional, a Central de Vagas é uma iniciativa premiada. Em 2018, recebeu o Prêmio Boas Práticas na Administração Pública, organizado pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL). A iniciativa busca dar visibilidade a trabalhos prestados por órgãos públicos da esfera municipal, estadual e federal com atuação na cidade, com foco na valorização de serviços prestados em favor da comunidade.
Em 2019, recebeu o Prêmio Boas Práticas da Fundação Abrinq, que identifica e reconhece as práticas de gestões públicas que tiveram êxito e que podem vir a ajudar outros municípios a resolverem seus problemas cotidianos. Em 2021, o prefeito Marcelo Belinati recebeu o troféu pelo Prêmio Gestor Público Paraná, concedido ao Município pelo projeto da Central de Vagas, realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).
FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???