A Prefeitura de Ivaiporã entregou mudas de café aos agricultores do distrito do Jacutinga, por meio do Departamento de Agricultura, com o objetivo de estimular a reposição do café após as geadas.
As mudas foram entregues no Viveiro de Café, onde estiveram o prefeito Carlos Gil, que também é produtor rural, diretores dos Departamentos de Agricultura, Agronegócio e de Viação, Estela Bagio Zanetti, Alex Fonseca e Ilson Gagliano – respectivamente, presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, e chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Holzmann.
“Estamos estimulando a diversificação produtiva para tornar a agricultura familiar mais sustentável e um dos incentivos é o fornecimento de mudas no distrito do Jacutinga, onde o café tem comprovadamente excelente qualidade. Inclusive é premiado em concursos municipais, estaduais e nacionais”, afirmou Carlos Gil.
40 mil mudas
O trabalho no Viveiro de Café é desenvolvido em parceria entre o Departamento de Agricultura e os produtores. Este ano, são entregues cerca de 40 mil mudas. E, em 2023, a previsão é entregar 100 mil mudas, que serão plantadas em decorrência dos pedidos feitos pelos produtores.
Estela Bagio Zanetti disse as geadas prejudicaram as mudas e para ajudar o produtor rural foi adquirida semente certificada com um especialista da cidade de Londrina.
Além de oferecer palestras técnicas, criar projetos e de investir na melhoria das estradas rurais, a Prefeitura apoiou o 3º Festival do Café, que foi realizado pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga.
Gertrudes Bernardy reconheceu o apoio que a Prefeitura e a Seab oferecem aos produtores rurais – especialmente ao programa Mulheres do Café, e Vitória Holzmann citou o classificador de café que será utilizado pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga. O investimento é da Prefeitura com aprovação da Câmara de Vereadores.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???