O município de Sertaneja será palco entre os dias 4 a 6 de novembro da 3ª Primavera Gastronômica. O evento marcado para o Parque de Festas Massagi Nagano tem a parceria da Prefeitura e Câmara Municipal, IDR, Governo do Paraná, Turismo Rural e AGRISERTA com o apoio Terroir Tur UFPR.
“Uma grande oportunidade dos
visitantes saborear pratos típicos do Norte do Paraná”, comenta o prefeito
Jamison Donizete. Serão pratos salgados, pratos doces e bebidas como sucos e cervejas
artesanais.
O evento contará com artistas locais, regionais, e principalmente a valorização da cultura local é um dos pilares propostos na programação.
O festival é uma oportunidade para donos de bares e restaurantes do município impulsionarem seus negócios, compartilharem experiências com parceiros da região, vislumbrarem outros negócios e valorizar a gastronomia com um “olhar diferenciado”.
No Parque de Festas, onde o festival acontecerá de 04/11 a 06/11, estabelecimentos do município e de todo o Paraná em parceria com o IDR, terão espaço para apresentar e comercializar seus pratos.
Nos últimos, a parceria entre as duas instituições (IDR e municípios) propicia a realização de atividades para fomentar a gastronomia local, a sustentabilidade dos empreendimentos e o desenvolvimento econômico do município.
“Após a realização do festival, a proposta é promover uma série de capacitações e consultorias especializadas aos pequenos negócios ligados à alimentação fora do lar por meio dos Cursos e Programas ligados ao Setor Rural ,ainda o festival contribui para fortalecer os empreendimentos do setor gastronômico na medida em que exige dos empresários uma gestão mais profissional e estimula a criatividade e o empenho na produção e apresentação dos pratos.
Programa Prepara Gastronomia
A Primavera Gastronômica é uma estratégia do IDR para alavancar pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar, um dos mais impactados pela pandemia. A ação tem o objetivo de orientar donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, para melhorar a gestão dos seus negócios, reduzir custos de produção e os tornar mais competitivos.
O ambiente terá espaço de exposição de artes locais, uma ação para comemorar os 70 anos do município, além de exposição e comercialização de produtos do agronegócio e da gastronomia, que podem ser degustados e adquiridos pelo público. O objetivo é apresentar as marcas e ampliar mercados para agroindústrias e pequenos produtores rurais de diversas regiões do estado. O evento tem apoio cultural e educacional do IDR, e Prefeitura Municipal de Sertaneja, Câmara de Vereadores, Agriserta, Comtur, TERROIR TUR UTFPR.
PRATOS SALGADOS
Arroz Carreteiro (Londrina)
Baião de Dois à Sertaneja
(Sertaneja)
Canjiquinha à Nossa Moda
(Londrina)
Carne de Porco na banha (São
Jerônimo da Serra)
Confit de Lombo Cheio
(Sapopema)
Cordeiro da Vovó (Sertaneja)
Dobradinha à Sertaneja (Sertaneja)
Espetinho de tilápia la
Cabana (Sertaneja)
Filé de tilápia à parmegiana
(Londrina)
Grelhado à Sertaneja
(Sertaneja)
Linguiça Suína Artesanal (São
Jerônimo da Serra)
Moela ao molho com geleia de
amora (Assaí)
Obento (Assaí)
Torresmo de rolo (Cornélio
Procópio)
Yakissoba com verduras orgânicas
(Assaí)
PRATOS DOCES
Doces típicos japoneses de
amora (Assaí)
Pedacinho de amor e sorvetes
artesanais (Sertaneja)
Doces (Rolândia)
BEBIDAS
Suco Artesanal (Sertaneja)
Calo de Cana (Sertaneja)
Vinhos (Marialva)
Cerveja Artesanal (Londrina)
Cerveja Artesanal
(Guarapuava)
0 Comments:
O que você achou desta matéria???