No dia 20 de outubro, a 21ª Zona Eleitoral de Siqueira Campos realizou cerimônia pública de geração de mídias, inserção de mídias de resultados, lacração, conferência de 60 urnas eletrônicas. São 42 equipamentos em Siqueira Campos, três no Distrito de Alemoa, 15 em Salto do Itararé, além de 7 de contingência (para eventual substituição e nas quais não houve nenhuma modificação do primeiro turno).
“Na ocasião, foi possível explicarmos os sucessivos e encadeados procedimentos que envolvem o sistema eletrônico de votação brasileiro, esclarecendo inúmeras dúvidas, desde a diferença e consequências de votos brancos e nulos até aos testes públicos de segurança do código-fonte e auditorias paralelas, em tempo real, inclusive com a biometria em projeto-piloto na capital. Com isso, além de informações, concretizamos, de forma democrática e ampla, a transparência necessária à segurança do sistema”, declarou o juiz da 21ª ZE, doutor Gustavo Daniel Marchini.
Cerimônia
A cerimônia, com portões abertos e amplo acesso, iniciou-se às 8h e contou com a participação de diversas autoridades, lideranças religiosas e pessoas interessadas, inclusive a imprensa, que filmou e divulgou (ao vivo) boa parte da auditoria.
Ao todo, 75 pessoas estiveram presentes durante os trabalhos, integralmente ou em parte, para execução ou acompanhamento. Os trabalhos internos foram dirigidos pelo chefe de cartório, Luis Guilherme Conversani.
Pela manhã, ocasião em que audita a seção 18 do Colégio CEPSAN, mais de 60 pessoas acompanharam simultaneamente os trabalhos, inclusive com transmissão pelas rádios. No período da tarde, foram auditadas também a seção 042, do Distrito de Alemoa; e 08 e 048 do Município de Salto do Itararé, uma de cada escola.
Os lacres utilizados para colagem nas urnas, impressos em numeração única pela Casa da Moeda do Brasil, na cor laranja nestas eleições, foram assinados pelo juiz eleitoral, pelo promotor eleitoral, pelo prefeito de Siqueira Campos; pelo vice-prefeito ou pelo representante do prefeito de Salto do Itararé; pelo delegado de Polícia Civil e, ainda, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Siqueira Campos.
Os lacres servem para garantir que as urnas conferidas e auditadas nesta cerimônia pública sejam as mesmas disponíveis no dia da votação, sem possibilidade de modificação por qualquer pessoa. A parte traseira da urna fica visível no papelão e todas as pessoas, sobretudo, fiscais de partido e eleitores e eleitoras, podem confirmar que elas estão devidamente lacradas.
Ao final, concluídos os trabalhos, declarou-se encerrada a cerimônia às 16h25, agradecendo-se todos e todas pela ótima condução dos procedimentos.
Esclareça-se que houve seis auditorias. Em duas, uma de Siqueira Campos e outra de Salto do Itararé, conferiu-se a integridade das 116 assinaturas digitais do sistema. Em outras quatro, simularam-se votações, com votos em branco, nulo e em ambos os candidatos, inclusive com o resultado 100% para um, 100% para outro, em empate e com votação aleatória ou de acordo com votos escolhidos pelas pessoas presentes.
A participação de tantas pessoas, inclusive de autoridades da Comarca, integrantes da sociedade civil empresarial e imprensa, é motivo de grande satisfação e honra para todos nós, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras da Justiça Eleitoral, uma vez que amplia o acesso às medidas segurança e a transparência do sistema eletrônico de votação, que é amarrado de cima para baixo e de baixo para cima, como explicado na oportunidade.
Texto e fotos: 21ª Zona Eleitoral de Siqueira Campos (Dr. Gustavo Daniel Marchini)
Tratamento de imagem: Thiago Tolotti
0 Comments:
O que você achou desta matéria???