Interact e Flores de Acácia fazem plantio de mudas no Parque do Povo

 

Adolescentes entre 12 ao 18 anos de idade realizaram uma atividade de voluntariado na tarde desta sexta-feira (28) no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Integrantes do Interact Clube de Toledo Integração e da Ordem Internacional do Arco-íris - Assembleia Flores de Acácia Nº 11 - fizeram o plantio de 100 mudas de espécies nativas nas margens de uma nascente localizada entre os banheiros e o coreto cultural do parque. 

 

A área foi definida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e é foco das ações de plantio desde a Semana da Árvore de 2022. “Nós unimos um trabalho de Educação Ambiental com a necessidade de recuperação da mata ciliar dessa nascente e concentramos as iniciativas dos mais diversos voluntários até que a área definida seja preservada. O objetivo é preencher 10 mil metros quadrados de área. Um anel de Ipês deve delimitar o local e ainda dar um ganho paisagístico para o Parque do Povo”, explicou o Engenheiro Florestal da SMMA, Paulo Jorge. 

 

Ao todo foram plantadas 100 mudas de pitanga e pêssego do mato, espécies nativas da região. “Toledo é uma cidade que visa muito o meio ambiente, tanto pela beleza, quanto pela melhoria da qualidade de vida. Nosso objetivo hoje foi contribuir com a consciência das pessoas e melhorar a cidade em que vivemos, que já é boa”, explicou a presidente do Interact Clube de Toledo, Heloisa Maria Batista da Silva (16). 

 

A ação também fez parte de uma agenda internacional do grupo, a Semana Mundial do Interact, onde cada dia os adolescentes desenvolvem um projeto em uma área diferente (chamada de Avenida de Serviços). A atividade contou com o apoio da Assembleia Flores de Acácia Nº 11. “Fizemos uma feira do livro no início do ano em parceria com o Interact e assumimos o compromisso de plantar uma árvore para cada livro vendido. Então unimos forças hoje para essa ação, cumprindo parte do propósito assumido, já que foram vendidos mais de 500 livros”, salientou a presidente da Ordem, Isadora Zotti (17).


FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Cornélio Procópio promove um dos maiores eventos sobre a conscientização da saúde bucal infantil

 

Os cuidados com a higiene e saúde bucal são importantes durante toda a vida.  Entretanto,  precisam de uma atenção especial durante a infância, por ser uma fase crucial no desenvolvimento de hábitos saudáveis para a educação odontológica.

     Foi nesse enfoque que um grupo de profissionais da área de saúde bucal em Cornélio Procópio reuniu em uma semana mais de 4 mil crianças em nova edição do programa “Sorriso Bom de Boca”. Durante o período de quatro dias – de 24 a 27 deste mês – alunos das escolas públicas e particulares receberam orientações sobre os cuidados permanentes  com a higiene bucal.



     A promoção tem à frente o grupo de profissionais da iniciativa privada “Empreender Sorrindo” e conta com a parceria do Lions Club, Associação Comercial e Empresarial (ACECP) e da Prefeitura do Município, através das secretarias municipais de Educação e Saúde e Colégio Major João Carlos Faria, entre outros órgãos.

     As apresentações aconteceram no Centro Cultural Galdino de Almeida, com palestras e atividades artísticas enfocando os cuidados peculiares para manter os dentes sadios.  Entre os participantes, a vice-prefeita Angélica Olchaneski; o governador do Distrito LD-6 do Lions; Luiz Guilherme Turchiari; o vereador Luiz Alberto Dib Canônico e o prefeito Amin Hannouche, entre outros convidados.

     “Trata-se de um belíssimo trabalho de conscientização que já dura duas décadas. É uma acompanhar a alegria das crianças que aqui estão assistindo e participando. Trata-se de uma promoção que tem à frente esse grupo integrado pelas profissionais Maria Cristina Reghin Vital, Karen Antunes Farinha e Lúcia Helena Chechin Peixoto. É muito importante poder contar com pessoas focadas e que atingem o seu objetivo por se dedicarem a esse trabalho maravilhoso”, disse Hannouche.

     O programa “Empreender Sorrindo” mantém como proposta difundir entre as crianças a importância da higiene bucal em diferentes estratégias, e vem sendo desenvolvido no município desde 2002. “Na verdade é um teatro versátil e, a cada ano, abre possibilidades de novos apoios para dramatizações, como foi este ano com a Escola Major (Adão Sottile), com crianças de 8° e 9° ano. São alunos que assumiram o voluntariado por livre e espontânea vontade”, destacou a integrante do grupo, Maria Cristina.

     O objetivo do teatro, segundo ela, é trabalhar a ludicidade, a magia e o encantamento como forma de levar a saúde bucal de forma leve, desmistificando a questão do medo. “Este foi o nosso grande sonho desde o princípio. E o que move esse projeto é exatamente o aspecto prevenção”, complementou. Também contou com a participação de Paula Eloísa, do “Studio Paula Elô”, professora de coreografia da UTFPR. (Comunicação/Prefeitura)

Vereadores homenageiam Roberto Nagahama com título do Mérito Comunitário

 

A Câmara de Maringá homenageou o sensei Roberto Nagahama com o título do Mérito Comunitário em comemoração aos 45 anos da Academia Maringaense de Cultura Física - AMCF. A homenagem, realizada na sessão desta quinta-feira (27), foi proposta pelos vereadores Mário Verri e Sidnei Telles.

Nagahama agradeceu o reconhecimento do Legislativo ao seu trabalho e lembrou do apoio de seus colaboradores, amigos e familiares. “Quero agradecer este reconhecimento à minha trajetória e com muita alegria e honra que recebo este título. Agradeço a todos que estiveram comigo nesta jornada.”

O homenageado explicou que fez questão de vir com seu uniforme porque essa é a vida dele. “O Mário disse que eu poderia vir de terno ou de kimono, fiz questão de vir de kimono porque ele representa o que é minha vida.”

O vereador Mário Verri contou que a AMCF formou mais de 100 faixas pretas graduados nesses 45 anos. “Mais de 3 mil judocas passaram pelos tatamis da academia e mais de 6 mil alunos em outras modalidades que hoje fazem a diferença em todos os setores da cidade.”

O vereador Sidnei Telles ressaltou o trabalho do homenageado junto às crianças e adolescentes. “A dedicação e comprometimento com seus alunos nos orgulha. É uma honra e uma alegria poder homenagear quem contribui com a formação de uma sociedade melhor.”


FONTE: CÂMARA DE MARINGÁ

Com investimento do Estado, cozinha-escola é inaugurada em Laranjeiras do Sul

 

A prefeitura de Laranjeiras do Sul, inaugurou nesta quarta-feira, 26, uma cozinha-escola instalada no Centro de Eventos. O convênio totaliza pouco mais de R$ 127,7 mil, com repasse de R$ 121,3 mil pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e o restante em contrapartida da prefeitura.

A cozinha foi instalada em uma edificação que também comporta salas para capacitação. A primeira turma, envolvendo o Clube de Mães do Distrito do Passo Liso, sobre panificação, iniciou na quarta-feira, 26, e se encerra na quarta-feira, 27, com participação de instrutores da Faep/Senar.

 “Este é um espaço destinado a vocês, a pessoas que queiram aprender, que queiram trabalhar. Desenvolvendo as suas habilidades, daqui a pouco poderão estar com sua pequena indústria e oferecendo produtos, porque a cidade compra e acaba entrando um dinheiro”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara que participou da abertura do curso. Ortigara também motivou o uso do espaço não apenas para aprendizagem, mas também, a partir dela, ter como desafio o aproveitamento para a produção de alimentos para células mais vulneráveis da sociedade. 

NA PRÁTICA – O projeto da cozinha-escola comunitária de Laranjeiras do Sul tem como objetivos a realização de cursos de capacitação, aperfeiçoamento em boas práticas e geração de renda à população credenciada nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além de produtores rurais e urbanos organizados em grupos ou associações. Entre os equipamentos entregues estão geladeira, freezer, fornos e fogões.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva; o vice-prefeito, Valdemir Scarpari; o chefe do Núcleo Regional da Seab em Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki; o presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná, Eder Bublitz; o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Negretti; e o secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Valdenir Batista Veloso, demais autoridades, representantes da comunidade e alunos.

FONTE: PREFEITURA DE LARANJEIRAS DO SUL

Evento discute propostas para atuação conjunta de políticas públicas

 

Visando discutir a integração entre diferentes políticas da rede de serviços públicos, as secretarias municipais de Assistência Social, do Idoso e de Saúde realizaram, entre quarta-feira (26) e hoje (27), o 1º Encontro Regional de Assistência Social, Idoso e Saúde: Caminhos para atuação conjunta. Promovido no auditório da Unicesumar (Avenida Santa Mônica, 450), o evento contou com a participação de 250 profissionais de diferentes órgãos da rede de serviços intersetoriais, atuantes em Londrina e outros nove municípios: Alvorada do Sul, Apucarana, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jaguapitã, Porecatu, Rolândia e Tamarana.

Entre outras atividades, a ação incluiu palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas que enfocaram diversos temas inerentes ao trabalho conjunto entre as políticas abordadas, com o objetivo de melhorar protocolos e atendimentos. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, salientou que os órgãos participantes formarão grupos de trabalho para discutir a implementação das propostas e questões levantadas, buscando encontrar soluções e, inclusive, integrar atendimentos que hoje só são realizados por uma das políticas.

“O evento foi excelente, com uma avaliação positiva de todos os participantes, e é importante destacar que esse é o primeiro encontro entre essas políticas realizado em Londrina. As áreas de Assistência Social, Saúde e Idoso se integram no dia a dia, mas é necessário parar e pensar sobre essa integração e refletir sobre como atuar ainda melhor. Com isso, ganham os usuários dos serviços e a cidade, que passa a ser mais próspera”, afirmou.

Conforme a secretária municipal do Idoso, Andréa Danelon, a integração de políticas públicas e a transversalidade dos atendimentos são fatores importantes para o enfrentamento dos desafios inerentes aos serviços oferecidos à população idosa, que abrange cerca de 110 mil pessoas em Londrina. “Essas demandas vão impactar cada vez mais a rede de serviços, inclusive requerendo a criação de novos serviços. Por isso, encontros como esse promovem sucessivas aproximações, estimulando debates e a criação de propostas que contribuirão para melhorar o funcionamento da rede de serviços”, frisou.

Para a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Rosilene Machado, o evento superou as expectativas e produziu ótimos resultados. “As oficinas discutiram estratégias de planejamento para o atendimento à população em situação de rua, integrando as diferentes políticas e também escutando as proposições dos trabalhadores desses setores. Inclusive, começamos a estabelecer um alinhamento de expectativas e medidas a serem adotadas; estamos compilando os resultados e o próximo passo será instrumentalizar as propostas para, futuramente, executá-las concretamente”, pontuou.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Tiro de Guerra de Jacarezinho realiza visita de instrução no 30º BI Mec em Apucarana

 

O Tiro de Guerra 05-007 participou, no dia 27 de outubro, de uma visita de instrução no 30° Batalhão de Infantaria Mecanizado, na cidade de Apucarana. Durante a jornada os Atiradores puderam assistir a uma Formatura Geral do Batalhão, conheceram as instalações do quartel, o armamento e os equipamentos utilizados naquela Organização Militar, tiveram uma exposição da Viatura Blindada Guarani, de fabricação brasileira e da Viatura Lince, veículo moderno recentemente adquirido pelo Exército Brasileiro, sendo que ambos possuem uma moderna tecnologia embarcada.

Foi um dia muito proveitoso onde a Turma "Bicentenário da Independência do Brasil" teve contato com os modernos meios utilizados pelas tropas mecanizadas do Exército Brasileiro. Os integrantes do TG 05-007 agradecem ao Comando e aos integrantes do 30° BI Mec pela importante jornada de ensinamentos.

Assistência Social apresenta projeto “Debut Social”



Com a presença de parceiros e madrinhas, a Prefeitura de Pato Branco apresentou o projeto “Debut Social”, voltado para meninas que completam, ou completarão, 15 anos em 2022, cujas famílias estejam inscritas no CadÚnico e que participam de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social.

 

“Um projeto muito importante para as jovens meninas, com um sonho, mas muitas vezes acham que é impossível. Um projeto que fortalecerá os vínculos não só dessas meninas com a sociedade, mas de toda a família, propondo melhorias, educação, saúde e aperfeiçoamento para o mercado de trabalho”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

 

O projeto, instituído pela Lei Municipal número 5.386/2019, tem como objetivo promover palestras e atividades que envolvam saúde, educação, inserção no mercado de trabalho e comportamento, oportunizando a convivência social e a vivência de novas experiências.

 

O projeto já conta com a participação de 16 meninas, que vivenciarão novas experiências durante o mês de novembro e passarão por um “dia de princesa”. O coquetel de debut será em dezembro, uma noite especial para elas e familiares.

 

“O projeto é estruturado pensando em oportunizar a ampliação da visão de mundo e experiências dessas meninas, com palestras, mentorias e conexões que vão contribuir na jornada pessoal de cada uma delas”, explica a Secretária de Assistência Social, Luana Varaschim Perin.

 

São apoiadores do projeto: Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), através do Núcleo de Mulheres Empreendedoras e Núcleo de Eventos, do 6º Colégio da Polícia Militar do Paraná, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, além das empresas Atalaia Flores, Bioextratus e Doces e Sabores.

 

“Caso alguém queria apoiar o projeto ou ser uma madrinha, pedimos para que entre em contato conosco, através da Secretaria de Assistência Social”, complementa Luana.


FONTE: PREFEITURA DE PATO BRANCO

Conselheiro Mairinck tem contas de 2021 aprovadas

 

O prefeito Alex Sandro, do município de Conselheiro Mairinck, comemorou na última semana a notícia que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná deu o parecer para aprovação das contas do município no ano de 2021 sem nenhuma ressalva. A medida demonstra o trabalho comprometido pela atual gestão.

Alex Sandro agradece a toda a equipe administrativa pelo trabalho e a conquista. “Tenho que destacar cada um. Pois sem o esforço individual e coletivo não teríamos mais uma conquista das atividades desenvolvidas. Obrigado a todos os servidores”, finaliza o prefeito de Conselheiro Mairinck.


Empresários locais participam de Seminário de Crédito

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), por meio do Departamento de Apoio à Indústria e Comércio, promoveu na noite de quinta-feira (27) o Seminário de Crédito. O evento foi realizado gratuitamente e tendo como público empresários locais.

O seminário mostrou aos participantes as melhores linhas de crédito do mercado e a forma de acesso para micro e pequenas empresas. O encontro também foi uma oportunidade para ampliação do conhecimento de produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras participantes: Banco do Brasil, Fomento Paraná, Sicoob, Sicredi e Viacredi.

O evento teve a participação de aproximadamente 50 empresários de diferentes segmentos. Estiveram presentes na abertura do seminário o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins, o diretor do Departamento de Apoio à Indústria e Comércio, Ivaldo Sá Barreto Filho e servidores da Semde.

“A nossa secretaria é um local de acolhimento para os empreendedores locais. Temos como expectativa neste evento, com o apoio dos nossos parceiros, ajudar os empresários nas questões de investir, oxigenar as finanças ou alavancar os negócios. Sabemos que há relatos de alguns que se queixam dos aspectos burocráticos, mas hoje é uma rodada de negócios financeiros, e conto com os parceiros para dar todas as orientações e informações, contribuindo para que possamos nessa noite mostrar bons caminhos para os empresários realizarem bons negócios”, afirmou o secretário José Martins.


FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Prefeito José Maria realiza entrega de 10 novos veículos às secretarias de Saúde, Educação e Obras



O prefeito José Maria Ferreira realizou no mês de outubro entrega solene às secretarias de Saúde, Educação, Planejamento e Obras, dos 10 novos veículos que passam a integrar a frota pública municipal, que vem sendo renovada desde 2021.

Pela prestação de serviços com qualidade à família ibiporaense, foram recebidos:

- 6 novas ambulâncias de atenção primária em saúde;

- 2 novos ônibus escolares adaptados (59 lugares);

- 1 novo caminhão-pipa;

- 1 caminhonete 4x4 para atendimento de saúde na zona rural.

“Por estas conquistas da administração municipal, agradeço à nossa engajada e dedicada equipe, pois juntos e com seriedade, estamos aqui para garantir os direitos dos cidadãos, e que Ibiporã seja plena, evoluindo na qualidade de vida e na realização dos sonhos da família ibiporaense. Agradeço também ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, ao ex-secretário e agora deputado federal, Beto Preto e aos demais deputados que de maneira dedicada, também permitiram, por meio de suas emendas, a aquisição destes novos veículos”, registrou o prefeito José Maria Ferreira.

Para a aquisição das ambulâncias, R$550.800,00 em recursos próprios do município de Ibiporã foram investidos, além da soma do trabalho de parlamentares que por meio de suas emendas, possibilitaram o investimento. Foram eles:

- Deputado Estadual Tiago Amaral;

- Deputado Estadual Cobra Repórter;

- Deputado Estadual Artagão Júnior;

- Deputado Estadual Evandro Araújo.

Para um dos ônibus escolares, o trabalho somado foi com o deputado federal Diego Garcia. Para cada ônibus foram investidos R$317 mil, entre FNDE e recursos do município de Ibiporã.

A participação do ex-Secretário de Estado da Saúde, agora deputado federal eleito, Beto Preto e do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, fizeram-se também essenciais para as conquistas apresentadas à cidade na última terça e aqui agora noticiadas.

Destaca-se ainda o veículo 4x4 (recursos federais) e do caminhão-pipa (recursos próprios).

Os veículos, somados, aproximam-se dos R$3 milhões em investimentos.


FONTE: PREFEITURA DE IBIPORÃ

Atletas de União da Vitória são recebidos pelo prefeito Bachir Abbas

 

A delegação de Atletismo que representaram União da Vitória no 64º Jogos Abertos do Paraná, foram recepcionados na tarde desta quarta-feira, 26, pelo prefeito Bachir Abbas que parabenizou a equipe que garantiu a 7ª colocação geral na competição e trouxe duas medalhas, uma de ouro com a atleta Elisângela Assumpção e outra de prata com o atleta e instrutor Pedro Paulo.

A final de atletismo aconteceu em duas etapas, a primeira entre os dias 23 e 25 de setembro e outra entre os dias 21 e 23 de outubro, ambas na cidade de Cascavel.

A equipe de atletismo que foi formada este ano, teve a participação de nove atletas, que disputaram nas modalidades de revezamento 4 x 400m, arremesso de peso, 10.000m e 5.000m.

 

Conheça os atletas que participam da delegação de União da Vitória:

Pedro Paulo Ferreira Santos (5.000 m; 10.000 m; Revezamento 4X400 m);

Vitor Hugo Kowalcziki (Arremesso de Peso);

Eduardo Machado (Salto em Altura);

Fábio Luis Antunes Junior (400 m e 800 m);

José Arinos Ribeiro Filho (Revezamento 4X400 m);

Paulo Matheus Alves de Oliveira (Revezamento 4X40 m);

Ruan Alexandre Frutuoso (Revezamento 4X400 m);

Elisângela Ferreira de Oliveira Assumpção (10.000 m)

Luciane Scwarz (10.000 m)


FONTE: PREFEITURA DE UNIÃO DA VITÓRIA

Pontes e bueiros realizados pela Secretaria de Agricultura e Pecuária

 

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Pitanga realizou nos últimos 60 dias: 20 bueiros e 14 pontes, mesmo com a adversidade do clima, com muitas chuvas, os trabalhos continuaram, trabalhos realizados nas mais diversas localidades, incluindo: Rio Liso, Rio Bandeira, Barra do Espirito Santo, Gamelão, Assentamento Vale da Serra, São João da Colina, Cascata, Barra Bonita, Voraz de Cima, Rio quieto, Cinco Encruzilhada, Rio do Meio de Cima, Borboleta abaixo, saída Linha Cantu, Borboleta Anjo da Guarda, Rio batista, Rio saudade, Boa Vista. Barro Preto, Bom Retiro, Safra Velha e outras.


FONTE: PREFEITURA DE PITANGA

Ser Família Acolhedora é fazer parte da transformação de vidas

 

O programa Família Acolhedora permite que crianças e adolescentes, afastadas por medida protetiva da família de origem, residam temporariamente em casas de famílias.

Uma família de Irati relata como é a experiência de fazer parte deste projeto, que pode desencadear uma boa transformação de vida. "É gratificante poder acolher e dar carinho para as crianças que precisam de atenção, ver o sorriso delas ao sentirem o nosso amor, e principalmente, saber que estamos ajudando a mudar a realidade da vida delas", conta Cintia Koltro.

Ela e seu esposo, Edi Carlos Correia, são uma Família Acolhedora e cuidam de três irmãs, há seis meses. "Somos casados há 10 anos e não temos filhos, sempre trabalhei de babá, cuidei de sobrinhos e pensamos em adotar uma criança, mas quando conhecemos o projeto decidimos ajudar as crianças que iriam para a Casa Lar", disse Cintia.

"São duas adolescentes e uma criança, por isso, são muitos os desafios que temos no dia a dia. Porém, a maior recompensa é receber e dar carinho e amor, ver que estão bem e felizes", afirmou Edi Carlos Correia.

O psicólogo do serviço de Acolhimento Familiar, da Secretaria de Assistência Social de Irati, Wilson Zem Kovalski, explica que estar em um ambiente familiar e receber afeto de pais voluntários, possibilita melhor desenvolvimento. "O vínculo que se cria em uma Família Acolhedora é diferente. Na Casa Lar, as cuidadoras fazem plantões, apesar de ter muita dedicação, não é um ambiente familiar de casa", pontuou o psicólogo.

As famílias que acolhem são acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais, e têm total responsabilidade de cuidar, proteger, dar acesso à educação, à saúde e tudo que for necessário durante o acolhimento.

Todos os envolvidos têm consciência de que o acolhimento é temporário, e se a justiça decidir que a criança não voltará para a família de origem, irá aguardar uma adoção. "Trabalhamos com muita honestidade, com as crianças e as famílias, todos estão cientes de que o acolhimento é temporário. Vemos que quando chega o dia de voltar para a família de origem ou ser adotada, e há um certo sofrimento na despedida é porque deu certo o acolhimento, porque foi positivo", esclareceu Wilson. Ele também ressalta que os vínculos não precisam se romper totalmente, a família que acolheu e a criança podem continuar se encontrando depois.

"Seja uma Família Acolhedora, ver a felicidade dessas crianças é a maior recompensa. Doar seu tempo, seu afeto, passar seus valores para transformar de alguma forma a vida deles. Já imaginamos ver esses acolhidos, depois de adultos, se tornando pessoas de bem e saber que contribuímos com a história deles", aconselha Cintia Koltro.

Como ser uma Família Acolhedora?

Atualmente em Irati, existem sete Famílias Acolhedoras e 11 acolhidos, e ainda é necessário que muitas crianças e adolescentes fiquem em Casas Lares. Por isso, a Secretaria de Assistência Social realiza orientações para pessoas que queiram fazer parte deste projeto, passando conhecimentos práticos e objetivos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e uma base de como lidar com os acolhidos.

A capacitação será no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Rua Coronel Pires, 826 – Centro. Nos dias 1º, 03, 04 de novembro, das 18h às 22h e no dia 05 de novembro, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Quem tiver interesse em fazer a inscrição pode entrar em contato pelo WhatsApp (42) 9107-9780 ou ir até o CAM conversar com a equipe técnica.

Critérios

É necessário ter acima de 21 anos; não estar no Cadastro Nacional de Adoção; residir em Irati; ter a concordância de todos os membros da família em participar do serviço; ter saúde física e mental compatível com as necessidades de acolhimento; disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor.

A família pode indicar o perfil da criança/adolescente que gostaria de receber em seu lar e receberá um subsídio financeiro no valor de um salário mínimo para ajuda com as despesas do novo integrante.


FONTE: PREFEITURA DE IRATI

APAE será responsável pelo almoço do Prato Típico 'Leitão à Pururuca'



A Escola de Educação Especial Hilda Veitas, a Apae, de Engenheiro Beltrão será a responsável pela organização do almoço do prato típico do município, o ‘Leitão à Pururuca’.
 Em sua 17ª edição, a festa acontecerá no domingo, dia 27 de novembro, durante às comemorações alusivas ao 68º aniversário de Engenheiro Beltrão.



Ao todo, serão disponibilizados 600 convites para venda. Toda renda do almoço será revertida em prol da entidade, que faz um brilhante trabalho em nosso município. Os detalhes do almoço do prato típico foram acertados entre o prefeito Júnior Garbim e a direção da Apae, na manhã de ontem (6).

FESTIVIDADE- A festa alusiva ao 68° aniversário de Engenheiro Beltrão acontecerá dos dias 24 a 27 de novembro, na área central da cidade. O evento contará com diversas atrações e shows de renome nacional, como Mato Grosso & Matias; Guilherme & Santiago; Maria Cecília & Rodolfo e Jean e Julio. ( Apae Engenheiro Beltrao)

Jandaia do Sul entrega mais três UBSs totalmente reformadas

 

Oferecer um atendimento que promova o bem-estar do usuário no sistema público de Saúde está entre as prioridades da gestão Lauro Junior e Fifa. Seguindo essa proposta, além de promover capacitações dos servidores visando um atendimento humanizado, a Prefeitura de Jandaia do Sul tem investido nos espaços físicos das Unidades Básicas de Saúde. Das seis UBSs do município, duas já foram reinauguradas, nesta quarta-feira (26) haverá entrega de mais uma unidade, e duas estão agendadas para a próxima semana.


As obras, que incluem readequação de ambientes, troca de louças, pintura, instalação de pisos e revestimentos, tiveram início em novembro do ano passado e estão na reta final. As primeiras UBSs finalizadas foram a Dr. Wilson Nogueira (investimento de R$ 76 mil) e a Lázaro de Paula Rodrigues (Distrito São José – investimento de R$ 75 mil). Os recursos para as reformas das seis unidades foram obtidos junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


Nesta quarta-feira (26), a reinauguração acontece na UBS Dr. Ivoly Genro Palma, cujo investimento financeiro foi de pouco mais de R$ 146 mil, e nos próximos dias serão entregues as Unidades Básicas de Saúde Maria Borba (investimento de quase R$ 97 mil) e Massahiro Oga (R$ 113 mil). As obras na UBS Damásio Brito da Silva também estão inclusas na programação, aguardando apenas o fechamento do processo licitatório para o início da reforma. A estimativa de investimento nessa unidade é de aproximadamente R$ 220 mil.


“Temos realizado inúmeras melhorias em Jandaia do Sul com o objetivo de atender às necessidades da população com comprometimento. Para nós, é motivo de satisfação e alegria poder entregar para os jandaienses esses espaços devidamente restaurados a fim de que tenham mais conforto e qualidade de atendimento”, afirma o prefeito Lauro Junior. Ele adianta que continuará fazendo investimentos significativos no setor da Saúde em 2023. “Oferecer o que há de melhor para os moradores de Jandaia do Sul é uma premissa desta gestão”, acrescenta.


FONTE: PREFEITURA DE JANDAIA DO SUL

Maringá ganhará novo ParCão, espaço para lazer dos pets, na região Norte

 

Os pets de Maringá vão ganhar mais um espaço dedicado para o lazer e a convivência. O segundo ParCão começou a ser instalado na Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco, na Avenida Mandacaru, Vila Vardelina. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal. A construção do espaço, incluindo os equipamentos de recreação, é doação de uma empresa da cidade.  

O novo espaço seguirá o mesmo modelo do ParCão instalado pela gestão municipal na Praça da Catedral em janeiro deste ano e que tornou-se referência nacional. A estrutura na Vila Vardelina será ainda maior, com 670 m², e contará com 10 equipamentos para recreação dos animais, além de bancos, bebedouro, dois bebedouros caninos e lixeiras. O espaço será todo cercado, com iluminação e placas de sinalização. 

Para o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marco Antônio Azevedo, o novo ParCão reforça o compromisso do município em descentralizar os espaços de lazer. “Esse projeto consolida Maringá como amiga dos animais, uma cidade que se preocupa em oferecer espaços agradáveis para os nossos amiguinhos. Agora, estamos descentralizando esses espaços para facilitar o acesso da comunidade”, afirma. 

Na Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco, as equipes iniciaram a retirada da grama e a marcação dos postes de iluminação para iniciar a preparação do espaço. A confecção do gradil e equipamentos também já começou. O secretário de Proteção e Bem-Estar Animal explica que o novo espaço já será inaugurado com areia, o que traz mais conforto aos pets. De acordo com ele, a expectativa é que o ParCão seja finalizado até o início de dezembro.

FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Prefeito Tuti concede aumento no vale alimentação



Na véspera do Dia do Servidor Público, o Prefeito Tuti Bomtempo anuncia o aumento no Vale Alimentação dos servidores municipais de Assaí. O Prefeito Tuti concede um aumento de R$ 100,00 no Vale Alimentação, e promoção vertical e horizontal aos servidores.

A partir de novembro os servidores passam a receber o benefício no valor de R$700,00 por mês.

"Esse aumento é uma forma de valorização e agradecimento por todo empenho e dedicação do funcionalismo público. Minha gratidão e respeito! Parabéns a todos por essa missão de servir o público", comenta o prefeito Tuti Bomtempo.

FONTE: ASSESSORIA

Hard Rock em Sertaneja terá projetos de expansão

 

O vice-presidente da VCI – Hard Rock Bernardo Sperandio visitou na última semana o município de Sertaneja. Ele foi recepcionado pelo prefeito Jamison Donizete, o vice-prefeito Galego, o arquiteto Ruy e o engenheiro Neto. Na ocasião foram apresentados mais projetos de expansão do Hotel Hard Rock Ilha do Sol. O empreendimento tem a expectativa de abrir mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.


Assistência Social premia vencedores em competição de robótica



Alunos do curso de robótica do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Inovação (CDTI) de Santo Antônio da Platina foram premiados nesta quinta-feira, 27, com medalhas pelos resultados conquistados na Competição da Semana da Criança e pela participação na GeniusCon 2022.

As medalhas foram entregues pelo prefeito José da Silva Coelho Neto, a vereadora Mirian Montanheiro e secretários municipais.


"Parabéns pela conquista, mas principalmente pelo aprendizado que vocês obtiveram nessas competições. Que essas sejam as primeiras de muitas medalhas que vocês tão pequenos já estão conquistando", declarou o prefeito Zezão.


Nas competições chamadas "batalhas de robôs" os alunos tem como aprendizado o conhecimento técnico utilizado na construção dos robôs e os estímulo entre os integrantes das equipes a aprendem lições de liderança, trabalho em equipe e até gerenciamento de projetos.


As aulas de robótica no CDTI acontecem no contraturno escolar e são oferecidas para crianças de 9 a 14 anos através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em novembro será a formatura da terceira turma de robótica no município e no próximo ano já está confirmada a abertura de novas turmas para o curso.


FONTE: ASSESSORIA

Pracinha Cultura será palco do espetáculo “Vário”

 

Na quinta-feira, 03, o Pracinha Cultura (antigo CEU das Artes), localizado no bairro Jardim Iguaçu será palco do espetáculo interativo de dança-música “Vário”.

Vale salientar que o espetáculo acontece às 10h30 e às 14h, e é totalmente gratuito. A produção do espetáculo fará uma oficina às 15h, que também é gratuita.

A montagem propõe que se aproxime a arte contemporânea entre adultos e crianças ao promover uma verdadeira brincadeira em cena com a participação de uma bailarina, dois músicos e a ajuda de dispositivos que, utilizados pela plateia, criam os sons do espetáculo e os estímulos para os artistas.

De acordo com a bailarina e professora Lívea Castro, uma das idealizadoras do projeto e performer da encenação, “Vário” propõe um desafio: a convivência e o relacionar-se em dias de opiniões tão antagônicas e, ao mesmo tempo, maneiras tão múltiplas de se estar no mundo.

“Na parceria com o público, vamos descobrindo em ‘Vário’ como criar e conviver no espaço. A intenção é aproximar pessoas e conectar a presença plural. ‘Vário’ é sobre criar convívio, ampliar sentidos e multiplicar corpos. Propõe uma realidade sensível de colaboração, de corpos que se movimentam em rede. É uma estratégia movente de permanência nos espaços”, ressalta a bailarina.


A classificação de “Vário” é livre e a primeira temporada do espetáculo foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, e contou com uma série de apresentações para alunos da rede pública de ensino. Já essas novas apresentações fazem parte de projeto aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura - Governo do Estado do Paraná, com o apoio da COCEL e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).


FONTE: PREFEITURA DE PARANAGUÁ

Aluno de Quatro Barras é premiado em concurso Nacional

 

Todos os anos, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade(Abracopel) realiza um concurso nacional, com o objetivo de incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, de forma a plantar sementes de mudança de cultura para o futuro. 

A prova abrange estudantes das escolas públicas e particulares, nas categorias Redação, Desenho e Vídeo. Neste ano, 673 estudantes do ensino fundamental de Quatro Barras participaram do evento. A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude(SMEELJ), Gleice de Lara Esperanceta, ficou muito satisfeita com o “número expressivo de participação das crianças e adolescentes”.  Gleice ressaltou que o projeto é muito abrangente, presente em todo o país. “Por isso, o grande destaque para todos os participantes”. 

O aluno do 5º ano, Samuel Brasileiro Telles Furquim, da Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, sob a orientação da professora Luciana Castilho, conquistou o 2º lugar da etapa Nacional, em sua 11ª edição, na categoria Desenho, com o tema: Eletricidade com segurança.

Aluno e professora receberão medalha de menção honrosa e certificado on-line. A escola receberá certificado on-line. Para prestigiar a classificação, o secretário da pasta, Fredinei Silva Rodrigues, juntamente com a equipe pedagogia da SMEELJ, presenteou o aluno e professora pela conquista alcançada.

O secretário Fredinei disse que a sensação é de muito orgulho. “Precisamos incentivar e estimular, dentro das salas de aula, outras habilidades, além dos conteúdos, como a música, o desenho, as artes”, ressaltou Fredinei.  Ele afirmou que o importante é que os alunos entendem a necessidade do tema que é fundamental para evitar acidentes na infância. Estamos orgulhos pela premiação e gratos a todos os envolvidos”.


FONTE: PREFEITURA DE QUATRO BARRAS

Alunos da Escola Municipal Carlos Gomes participam do Projeto Preservação e Conservação de Nascentes e Matas Ciliares

 

No dia 26 de outubro de 2022 as turmas dos 5º anos da escola Municipal Carlos Gomes de Três Barra do Paraná, participaram de evento de premiação promovido pela Engie Brasil Energia, empresa que gerencia a produção de energia da Usina Hidrelétrica de Salto Osório, localizada no Rio Iguaçu entre os municípios de São Jorge d'Oeste e Quedas do Iguaçu.

A escola Carlos Gomes foi selecionada, entre as 41 escolas inscritas, para realizar a apresentação do projeto a avaliadores e participantes do evento, sendo contemplada em 2º lugar. A escola recebeu prêmio de R$ 1.500,00 e mais troféu.

O projeto foi inscrito no mês de março e desde este período os professores e alunos desenvolveram ações para concretização do projeto. Entre as principais atividades desenvolvidas com os alunos está a visita a Usina Hidrelétrica de Salto Osório, visita virtual na Sanepar de Curitiba, orientação de especialistas sobre proteção de nascente e importância de mata ciliar, apresentação de teatro e coral sobre a importância da água e preservação de uma nascente realizada pelos alunos, com orientação de técnicos e engenheiros, na comunidade de Barra Grande.

O objetivo deste projeto era conscientizar O objetivo geral do nosso projeto é preservar e conservar as nascentes e as matas ciliares, conscientizando sobre a importância dessas atitudes tanto para nós quanto para as gerações futuras.


FONTE: PREFEITURA DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ