Carlópolis pretende melhorar trânsito pesado na área central

 

O prefeito Hiroshi Kubo, do município de Carlópolis, destacou nesta semana que o trânsito pesado na área central de Carlópolis pode estar com os dias contados. Já está sendo preparo um projeto final de planejamento viário, com a engenharia de tráfego do DETRAN e com o DER.


Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Uma das medidas mais importante e urgente é retirar o grande tráfego de caminhões do centro. Já apresentamos um pré projeto aos deputados Romanelli e Sandro Alex, além do governador Ratinho Junior para a solução desse problema”, alerta Hiroshi Kubo.

O prefeito explica que uma solução rápida seria retirar o tráfego da Rua Benedito Salles para a Avenida Elson Soares. Para isto, é preciso preciso intervir em todo o trecho urbano da PR-218 vindo de Joaquim Tavora até o entrocamento: hotel portal, posto Garbelotti, estrada do Monge, estrada dos Diogos, onde será feita uma rotatória, disciplinando o fluxo de veículos e desviar os caminhões da Rua Benedito Salles.

“Esse projeto prevê outras obras, inclusive desapropriação de terrenos de particulares. O município não suporta o elevado custo das obras e desapropriações. Terá que ter a ajuda do Estado. Estamos trabalhando forte para solução do problema e buscando ajuda dos nossos Deputados e Governador do Estado”, finaliza o prefeito Hiroshi Kubo.

ELEIÇÕES 2020: Professora de Andirá destaca a importância das Eleições



A professora de Língua Portuguesa Paula Izidoro, 28 anos, é moradora de Andirá (PR) e mesária voluntária há 10 anos. Trabalhar para a Justiça Eleitoral tem um valor afetivo muito significativo para ela. Afinal, desde criança, vê o pai auxiliar nas eleições como militar.

Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos de idade. No entanto, Paula conta que tirou o título de eleitor logo aos 16 anos, para votar de forma facultativa, pois entendia a importância do voto. Aos 18 se cadastrou para ser mesária voluntária e trabalha em colaboração com a Justiça Eleitoral desde então.

“Como professora de Língua Portuguesa, em especial professora de Redação, eu acho que preciso estar engajada nisso para ser uma referência aos meus alunos”, afirma. Paula é enfática ao dizer que todo cidadão que está ativo na sociedade e tem a oportunidade de participar desse momento tão relevante deve exercer o trabalho com muito zelo e capricho.

Referência

A professora ministra aulas de Redação para jovens do ensino médio (14 a 17 anos) e de cursinhos preparatórios para vestibular. Eventualmente, ela ensina estudantes focados em concursos. Para ela, o ato de discutir temas polêmicos para poder escrever uma redação é uma forma de moldar o senso crítico, algo vital para as eleições e para a vida.

“Trabalhar como mesária é possibilitar que a democracia aconteça. É uma forma de chegar aos nossos alunos. Isso está muito associado, e nós somos ‘espelho’ aos alunos. Eles são jovens, precisam de boas referências para entender como a oportunidade funciona e quão importante eles são nesse papel com a democracia”, explica.

Paula brinca ao contar que é “a chata”, aquela que lembra e relembra os alunos dos prazos para que uma pessoa, por exemplo, tire o título de eleitor, regularize o título, cadastre a biometria, baixe o e-título no celular, entre outros.

“Eu sempre incentivei para que todos participassem. Quando eu vejo um link, logo compartilho. São eles [os jovens] que vão fazer a diferença. Por isso, precisamos envolvê-los”, exclama.

Boas memórias

Nesses 10 anos, Paula só deixou de trabalhar para a Justiça Eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, pois tinha acabado de ter uma filhinha, que, hoje, tem 3 anos de idade. Assim, agora ela está muito animada para voltar ao trabalho.

“Meu pai sempre trabalhou; automaticamente, minha mãe começou a trabalhar também. Eu trabalho e casei com um militar que toda eleição trabalha. Então, a chance de a gente passar esse sentimento pra ela é grande”, conclui a mesária voluntária.

Série Mesários

Essa história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.


FONTE: TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

7º Rodeio de Paranagi é sucesso



O 7º Rodeio de Paranagi, no município de Sertaneja, aconteceu recentemente no Campo de Futebol e foi um grande sucesso. A entrada foi um quilo de alimento que serão destinados para famílias do município.

Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

 

O prefeito Jamison Donizete explica que a edição marca o retorno após a Pandemia. “Tivemos um grande público para acompanhar. Quero agradecer a toda comissão organizadora. Todos os dias terão praça de alimentação e parque de diversões”, ressalta o prefeito Jamison Donizete.

Na quinta-feira, 22, o palco principal aconteceu o show de ‘Leo e Rafael’ e também a abertura oficial do rodeio. Na sexta-feira, 23, aconteceu o rodeio e show com Fabiano e Banda. Já no sábado, 24, tevea semi final e final do rodeio e show com ‘João Vítor e Gabriel’. No domingo, 25, foi a grande cavalgada.


















Prefeito Dr. Antonely Carvalho recebe a visita dos Vereadores Mirins de Ibaiti



Vereadores Mirins do município de Ibaiti. Participaram do encontro, o vice-prefeito Ulisses Mingote, o presidente da Câmara Municipal José Oscar Belão e o vereador Luciano Berges. Os Vereadores Mirins estavam acompanhados do sargento Valdeci Fernandes Brito, diretor militar do Colégio Cívico Militar Júlio Farah.

Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância de se ter uma Câmara Municipal Mirim no município e a felicidade em receber os jovens. Dr. Antonely enfatizou que a experiência vivenciada pelos adolescentes será levada por toda a vida.

A Câmara Municipal Mirim de Ibaiti é composta por Rayani de Oliveira Moreira de 15 anos, (presidente) moradora do Bairro João Edmundo de Carvalho; Bruna de Morais Mendes de 16 anos (vice-presidente), moradora na Vila Sossego; Daniel Heidgger Costa, de 14 anos (secretário), morador no Bairro João Edmundo de Carvalho; Yudi Gabriel da Silva, de 13 anos, morador do Bairro João Edmundo de Carvalho; Erick da Silva Passos, de 14 anos, morador no Bairro Cohapar;  Matheus Henrique Teixeira Xavier, de 14 anos, morador no Bairro João Edmundo de Carvalho; João Callebe Rodrigues da Cruz, de 14 anos, morador no Bairro Barra Bonita, Nicoli Lacerda da Silva, de 16 anos, moradora no Bairro Área Verde e Bruna Ribeiro Terra, de 15 anos, moradora na Vila Sossego.

Os Parlamentares Jovens de Ibaiti foram eleitos através do programa desenvolvido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e o Colégio Cívico Militar Júlio Farah.

 

O programa tem como objetivo promover a integração entre a Câmara e a comunidade escolar do município, proporcionando aos estudantes, dessa forma, o conhecimento do papel dos vereadores e do Legislativo. Os Vereadores Mirins tomaram posse durante a Sessão Solene na Câmara Municipal no último dia 15 de agosto. 


FONTE: PREFEITURA DE IBAITI

PROGRAMA OFTALMO NAS ESCOLAS 14% dos alunos examinados apresentam alterações



14% dos alunos examinados pelo Programa Oftalmo Nas Escolas, desenvolvido pela prefeitura de Jacarezinho através da secretaria municipal de Educação em parceria com a secretaria municipal de Saúde, apresentaram alterações na visão e serão encaminhados para consultas oftalmológicas. 

Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

O objetivo do programa era justamente ter esse levantamento preciso, uma vez que problemas de visão não diagnosticados podem atrapalhar consideravelmente a vida escolar de crianças e adolescentes. 

As avaliações aconteceram em 395 alunos do 5º Ano de todos as escolas da rede municipal de ensino de Jacarezinho, dos quais 57 apresentaram alterações e, portanto, necessidade de encaminhamento para consultas – que acontecerão no Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro). 

Todo o processo, desde as avaliações até a eventual confecção de óculos para os casos onde existam a necessidade, é totalmente gratuito aos alunos. Até o fim do ano, a expectativa é que a totalidade de alunos da rede municipal seja submetida às avaliações. 

De acordo com o prefeito Marcelo Palhares, o projeto é um reflexo da preocupação da gestão com o bem estar dos alunos da rede municipal. “Temos avanços históricos na rede municipal de ensino, com um grande programa de reforma ou ampliação de todas escolas do município e distribuição de uniformes escolares, entre tantas outras ações. Agora mais um projeto que mostra a preocupação que temos com nossos alunos. Sabemos que um problema de visão não diagnosticado pode prejudicar e muito a vida escolar de uma criança, então vamos atuar para que nenhum aluno nosso sofra com isso”.

Para a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Patrícia Martoni, o trabalho é mais um no intuito de melhorar a qualidade do aprendizado. “Desde o começo da gestão o desafio é sempre em promover um ensino de qualidade aliado com as melhores condições oferecidas aos alunos. E esse é mais um projeto que vem reforçar todo esse contexto”, pontua. 

Para o secretário municipal de saúde, João Luccas Thabet Venturini, “projetos dessa magnitude reforçam a importância da atuação em rede entre as secretarias, garantindo eficácia e qualidade de vida aos nossos jovens”.  

O “Programa Oftalmo nas Escolas” é uma realização da prefeitura de Jacarezinho através das secretarias municipais de Saúde e de Educação, com emenda impositiva da vereadora Luciane Alves, e parceria com o médico oftalmologista Carlos Henrique Amaral Teixeira, responsável pelas avaliações dos estudantes.


FONTE: PREFEITURA DE JACAREZINHO

ELEIÇÕES 2022: Prefeito Régis destaca ações de Sandro Alex em Jaboti

 

O prefeito de Jaboti, Régis William, destacou nesta semana os investimentos obtidos para o município através do trabalho desenvolvido pelo deputado federal e candidato a reeleição Sandro Alex (PSD).

Através das atividades parlamentares na Câmara Federal foram obtidos mais de R$ 800 mil para custeio de parte da saúde do município e compra de equipamentos, além de aquisição de equipamentos para a APAE. Ele também auxiliou na liberação para a construção de pontes.

Outro ponto que o prefeito Régis ressalta que durante os três anos e quatro meses que Sandro Alex foi Secretário Estadual de Infraestrutura auxiliou em mais de R$ 3 milhões. Sendo R$ 1,6 milhão para a manutenção e conservação de estradas. Mais R$ 1,3 milhão para a pavimentação poliédrica de diversas ruas da cidade. Além de R$ 850 mil para pavimentação asfáltica da Avenida Tiradentes.

ELEIÇÕES 2022: Germano destaca ações de Sandro Alex em Siqueira Campos

 

O prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, destacou nesta semana os investimentos obtidos para o município através do trabalho desenvolvido pelo deputado federal e candidato a reeleição Sandro Alex (PSD).

Através das atividades parlamentares na Câmara Federal foram obtidos mais de R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos para a Santa Casa, verba destinada para a APAE, aquisição de ônibus para educação, compras de equipamentos e implementos agrícolas, entre outras conquistas.

Outro ponto que o prefeito Germano ressalta que durante os três anos e quatro meses que Sandro Alex foi Secretário Estadual de Infraestrutura auxiliou em mais de R$ 53 milhões. Como a destinação de R$ 50 milhões para a duplicação da PR 092 no perímetro urbano de Siqueira Campos. Além de R$ 1 milhão para a pavimentação da Rua Mato Grosso.

Prefeitura de Santo Antônio da Platina lança programa "Joias do Agronegócio"



Foi lançado nesta semana o programa de pré-incubação de empresas em Santo Antônio da Platina, o  "Jóias do Agronegócio".  O programa abre oportunidade para empreendedores do ramo do agronegócio se inscrever e usufruir de toda estrutura física qualificada no CDTI ( Centro de Inovação e Tecnologia) e contar com a expertise das parcerias recebendo apoio gerencial e técnico de especialistas do Sebrae e o sistema "S", o SRI Norte Pioneiro,  instituições de ensino superior e técnico, órgãos do governo do estado, empresas, associações, bancos e cooperativas de crédito, entre outros.

Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

O acesso ao regulamento e as inscrições podem ser feitas no site: http://joiasdoagronegocio.com.br/

O "Jóias do Agronegócio"  tem à frente a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia,o Comitê Gestor de Melhoria do Ambiente de Negócios (CGM) entre outros apoiadores e servidores das várias secretarias e instâncias internas da prefeitura municipal.



Na inauguração do programa, o prefeito José da Silva Coelho Neto salientou a importância do apoio aos estudantes e empresas no município. “Com este programa iremos oferecer todos suporte técnico, gerencial e a capacitação para transformar ideias em negócio, isso é transformador pois aqui temos oferecemos a oportunidade de trabalho através da educação”, comentou o prefeito.

Abatiaense conquista 1º lugar no “AGRINHO”



Luana Gabriela Rosa Machado, estudante de 15 anos do Colégio Rui Barbosa de Abatiá conquistou o 1°lugar no concurso Agrinho pelo 1°ano do Ensino Médio. A garota é filha de Luiz Ventura Machado e Deomar Francelino Ross Machado.

Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

A cidade integra o NRE (Núcleo Regional de Educação) de Jacarezinho, que abrange 12  municípios: Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina.

Sua professora, Josiane Santos, a Diretora Luciane Pedroso, a família e o Colégio sempre apoiaram a jovem e estão muito felizes pela conquista. No dia 7 de novembro a aluna irá para Curitiba receber a premiação.

Na foto, Luana, a professora Josiane Santos e a coordenadora Adriana Réis.



FONTE: NPDIÁRIO

Prefeitura de Conselheiro Mairinck emite nota sobre operação realizada nesta quinta-feira



A Prefeitura Municipal de Conselheiro Mairinck, a fim de informar a população, apresente o seguinte comunicado.

Na manhã do dia 29/09/2022, por volta das 06:00 horas, foi deflagrada uma operação, promovida pela GEPATRIA de Santo Antonio da Platina, com intuito de realizar buscas de documentos deste Município, para a instrução do Processo Investigatório Criminal nº 0130.22.000485-2, foi realizado levantamentos junto ao setor de licitações do Município, ouvido servidores e o Prefeito Municipal.

De se salientar, que foram atendidos todos os requerimentos daquele órgão, com intuito de colaborar com a operação realizada, sempre se pautando pela transparência e lisura com a coisa pública, como é praxe nesta administração.

Esta Administração Municipal, prima pelos princípios balizadores no trato da coisa pública, de tal forma que espera verem apurados, o quanto antes, todas os fatos necessários para os deslindes da presente investigação.

Assim, esperamos que todas as apurações necessárias para os esclarecimentos necessários sejam concluídos com a maior rapidez possível, sempre crente de que todas as ações tomadas pelo Município, se mostrarão dentro da mais estrita legalidade.


Cordialmente


Alex Sandro Pereira Costa Domingues.

SAMU atingiu 100% de cobertura no Estado durante governo Ratinho Junior

 


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Paraná atingiu 100% de cobertura no Estado durante a gestão Ratinho Junior, um grande marco para a saúde pública paranaense. A cobertura definitiva do Samu em todo o Estado foi alcançada após a implantação do Samu da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. Com quase 18 anos de operação em território paranaense, o serviço recebe em média seis mil ocorrências por dia.


Apenas para a região, o Estado investiu mais de R$ 2,6 milhões em 14 ambulâncias, sendo 12 de suporte básico e duas de suporte avançado, e R$ 278 mil em equipamentos para operação dos automóveis. 


Os veículos foram disponibilizados para cobertura dos 20 municípios de abrangência da Regional, somando aproximadamente 480 mil habitantes. Para implantação do serviço, o Governo do Estado realizou a articulação para unificação dos Consórcios de Saúde. 


“Este avanço é um salto de qualidade no atendimento de urgência e emergência do Paraná. Uma medida que fortalece o atendimento regionalizado e mais aproximado da população, com o objetivo de salvaguardar o maior número de vidas”, afirmou o governador Ratinho Junior.


No Paraná, o Samu foi criado em 2004, inicialmente nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. O Serviço possui atualmente 12 Centrais de Regulação de Urgência, que mobilizam 217 ambulâncias de suporte básico e 67 de suporte avançado, além de contar com cinco helicópteros e um avião para remoções mais urgentes e em locais de difícil acesso. 


O serviço aéreo de urgência faz a cobertura integral dos municípios durante o dia, e no verão, o Estado reforça estes atendimentos com aumento na frota em todas as regiões.


Agora, os municípios contam 12 ambulâncias de suporte básico e cinco de suporte avançado, que são acionadas de acordo com a demanda da Regulação de Urgência da Região. 


Balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado em fevereiro deste ano, aponta que em 2019 o Samu atendeu 520.502 pessoas, numa média de 1.637 pacientes por dia e 49.097 por mês. Já em 2020, o número de atendimentos dobrou, registrando 1.055.448 no ano, sendo 2.932 a média diária e 87.954 a mensal. Em 2021, houve mais um incremento no número de acionamentos, somando 1.118.961 atendimentos, sendo 3.128 a média/dia e 93.832 a média/mês.

ELEIÇÕES 2022: ‘Politica se faz ouvindo, falando e principalmente acreditando’, enfatiza Paulo Leonar

 

O candidato a deputado federal Paulo Leonar (PP) destacou nessa semana que a politica se faz ouvindo, falando e principalmente acreditando na população. Ele disputa uma cadeira na Câmara Federal nas eleições que acontecerão no próximo dia 02 de outubro.

Durante a campanha, Paulo Leonar destacou sobre a construção do Contorno Sul em Wenceslau Braz. “Uma obra que teve todo o início burocrático enquanto estava na Prefeitura. Ela irá auxiliar aos motoristas que se deslocam para o Estado de São Paulo e cidades como São José da Boa Vista e Santana do Itararé”, complementa.

Paulo Leonar lembra que o contorno Sul terá extensão de três quilômetros e cria uma nova rota conectando a PR-092 até a interseção com a PR-422, que mais para a frente se liga à PR-151. Além de desviar do perímetro urbano de Wenceslau Braz, também beneficia os municípios vizinhos de Santana do Itararé e São José da Boa Vista.

SAÚDE

Na área da saúde, o candidato ressaltou que pretende transformar o município de Wenceslau Braz em Polo Regional. A medida visa desafogar os atendimentos em cidades como Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.

“Todo deputado federal do Paraná tem aproximadamente R$ 20 milhões de Emendas Impositivas. Com êxito na eleição quero destinar três milhões por ano para a Maternidade e Centro Cirúrgico de Wenceslau Braz”, argumenta Paulo Leonar.

A medida segundo ele irá auxiliar que a entidade não dependa da Prefeitura para custear a equipe médica. “Além disso, seria referência em maternidade e pediatria para toda a população do Norte Pioneiro”, finaliza o candidato a deputado federal Paulo Leonar.

Internet e telefonia: Projeto de Rubens Bueno obriga operadoras a cancelar contratos e trocar planos via aplicativo



Em mais uma iniciativa para facilitar a vida dos consumidores, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) apresentou nesta quinta-feira projeto (PL 2537/2022) que obriga as operadoras de telefonia e internet a oferecer os serviços de cancelamento do contrato e troca de plano em seus aplicativos. Atualmente, esse tipo de procedimento só pode ser feito presencialmente ou por meio das centrais de atendimento por telefone que, na maioria das vezes, tomam um tempo imenso dos clientes para realizar esses procedimentos.

“As dificuldades de relacionamento entre usuários e empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel e internet são do amplo conhecimento de todos. As reclamações são inúmeras e tendem a se agravar quando se trata de cancelamento de contratos ou troca de planos de serviços. A possibilidade de fazer isso via aplicativo vai facilitar muito a vida dos usuários, que ficam livres dos argumentos insistentes dos atendentes para não cancelem o contrato ou migrem para um plano de valor inferior”, explicou Rubens Bueno.

Pelo projeto, os usuários também terão o direito de serem informados sobre eventuais custos extras ou reduções de valor decorrentes da troca do plano e sobre os serviços que deixarão de ser oferecidos em caso de cancelamento. Além disso, garante ao consumidor o direito de serem ressarcidos de bônus e qualquer valor pago antecipadamente.

A proposta também prevê ainda que em caso de descumprimento da lei, a operadora estará sujeita multa de 200 até 3 milhões de Ufirs. Mesmo com a adoção do aplicativo, os outros canais de atendimento devem ser mantidos.

“O que estamos propondo já deveria ser corriqueiro na relação de consumo entre as empresas prestadoras de serviço de telefonia móvel e os seus clientes, mas lamentavelmente isso não acontece e a situação atual representa um verdadeiro calvário para os consumidores em todo o Brasil. Por isso a necessidade da apresentação desse projeto”, afirmou Rubens Bueno.



FONTE: ASSESSORIA

ELEIÇÕES 2022: Alex Canziani visita Cornélio Procópio

 

O candidato a deputado estadual Alex Canziani (PSD) esteve nesta semana visitando o município de Cornélio Procópio. Na oportunidade ele lembrou sobre projetos e ações que levou até o município enquanto era deputado federal.

Durante a visita, ele conversou com a população na rua e também destacou sobre o Hospital Regional em Cornélio Procópio que já está quase pronto. “Quando era coordenador da bancada do Paraná na Câmara Federal ajudei a viabilizar mais de R$ 20 milhões para viabilizar a construção do hospital”, lembra Alex Canziani.

Ele ainda destaca que uma de suas propostas é batalhar para a implantação do curso de medicina na cidade de Cornélio Procópio. “Ele irá formar profissionais que irão poder melhorar cada vez mais a saúde de nossa gente”, finaliza Alex Canziani.

Ratinho Junior comemora novo resultado do Caged: Paraná foi o maior empregador do Sul em agosto

 


Mais de 15 mil pessoas conquistaram um emprego com carteira assinada no Paraná em agosto, revelou o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. 


Foi o melhor resultado entre os estados da Região do Sul, cerca de 48% superior a Santa Catarina (10.223) e 56% maior do que o Rio Grande do Sul (9.691), e o sexto maior saldo do País no período.


“É mais um resultado animador para o povo paranaense. Mais de 15 mil pessoas alcançaram em agosto o que para mim é o melhor programa social que existe: emprego com carteira assinada. Isso é dignidade, oportunidade de crescer na vida. O setor privado está investindo muito no nosso Estado”, destacou Ratinho Junior.


No total, apontou a pesquisa, foram 155.939 admissões ante 140.821 desligamentos em agosto no Estado, com saldo de 15.118 vagas criadas. Já o Brasil apresentou 278.639 contratações no oitavo mês do ano, resultado puxado pelos desempenhos de São Paulo (74.973), Rio de Janeiro (30.838) e Minas Gerais (27.381), unidades mais populosas da Federação.


Com resultado positivo em todos os meses de 2022, o Paraná se consolida como o quarto maior gerador de emprego formal do País ao longo do ano, com 123.180 postos. Apenas São Paulo (531.437), Minas Gerais (187.212) e Rio de Janeiro (149.997) aparecem à frente. 


Santa Catarina (100.113) ocupa a sexta colocação no ranking nacional. O Rio Grande do Sul (91.924), por sua vez, é o oitavo.


SETORES


O levantamento do Caged mostra também que o setor de serviços foi quem mais gerou emprego no Paraná em agosto. Foram 8.022 admissões de saldo, com destaque para a informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais. Na sequência aparecem o comércio (3.568), indústria (2.963) e construção (729). 


MUNICÍPIOS


Dos 399 municípios paranaenses, 268 fecharam agosto com saldo positivo na abertura de vagas, o que corresponde a 62% do total. Em 17 deles, o número de contratações e de demissões foi o mesmo, com um saldo igual a 0.


Os municípios com o maior saldo de contratações no período foram Londrina (1.111), São Mateus do Sul (943), Ponta Grossa (809), Curitiba (771) e São José dos Pinhais (740).


NACIONAL


O Caged revelou que o Brasil fechou o mês de agosto com um saldo de 278.639 empregos formais (com carteira assinada), resultado de 2.051.800 admissões e 1.773.161 desligamentos. No acumulado do ano, foi registrado saldo de 1.853.298 empregos, decorrente de 15.653.839  contratações e de 13.800.541 demissões.


Agosto 2022


São Paulo: 74.973


Rio de Janeiro: 30.838


Minas Gerais: 27.381


Bahia: 17.416


Pernambuco: 15.119


Paraná: 15.118


Santa Catarina: 10.223


Rio Grande do Sul: 9.691


Ranking nacional (acumulado do ano)


São Paulo: 531.437


Minas Gerais: 187.212


Rio de Janeiro: 149.997


Paraná: 123.180


Bahia: 108.190


Santa Catarina: 100.113


Goiás: 93.106


Rio Grande do Sul: 91.924

ELEIÇÕES 2022: Pessuti recebe carta-aberta do CAU e garante apoio aos anseios da categoria



“Por onde vou escuto que as pessoas dizendo que não estão satisfeitas com o trabalho dos atuais senadores. Chegando ao Senado, tenho certeza que posso fazer mais e melhor pelo Paraná”, afirmou nesta terça-feira (27) o candidato a senador pelo MDB, Orlando Pessuti, durante a 17ª Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), na sede da entidade, em Curitiba.

Pessuti recebeu das mãos do presidente do CAU, Milton Zanelatto, a Carta-Aberta aos Candidatos nas Eleições de 2022, elaborada pelas entidades que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU), e garantiu apoio às demandas da categoria. A plenária do CAU foi transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. Pessuti também apresentou propostas para melhorar a vida dos paranaenses e respondeu perguntas dos presentes.

“Me sinto à vontade entre vocês, porque tive o privilégio de presidir, na década de 80, o Conselho Regional de Medicina Veterinária. “Conheço e reconheço o trabalho de vocês. Eu sempre defendi as organizações que representam os nossos trabalhadores, sejam sindicatos, associações, conselhos, porque faço parte desse meio. No meu DNA está a marca da organização dos trabalhadores, dos profissionais, para fazer frente às demandas da sociedade”, acrescentou.


FONTE: ASSESSORIA

Com o programa Remédio em Casa, paranaenses recebem medicamentos na porta de suas residências

 


Com uma gestão inovadora, o governo Ratinho Junior constrói um robusto legado na saúde pública do Paraná. Além da maior abertura de leitos da história do Estado durante a pandemia de Covid-19, construção de hospitais, custeio da rede de apoio nos hospitais privados e filantrópicos, novas enfermarias, contratação de profissionais e compra insumos e equipamentos, o Governo do Estado investiu R$ 11 milhões na distribuição de medicamentos.  


O serviço de entrega em casa de medicamentos, praticado anteriormente apenas em Curitiba, é uma das estratégias que visa facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos de uso contínuo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e do Elenco Complementar da Secretaria da Saúde. O objetivo do Programa é reduzir deslocamentos mensais dos pacientes às farmácias das Regionais de Saúde. 


A partir da expansão dos serviços da assistência farmacêutica para outras regiões do Paraná, o programa Remédio em Casa passou a beneficiar aproximadamente 14 mil pessoas com a entrega de medicamentos na porta de suas casas. A ação também faz parte da política de regionalização da Saúde no Paraná, que é uma das principais metas do governador Ratinho Junior, e tem se mostrado fundamental para o atendimento humanizado dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


“Estamos levando a assistência e os serviços especializados para perto da casa do cidadão. O objetivo é prestar um bom atendimento ao usuário, já que muitos possuem doenças crônicas e graves e têm dificuldade no acesso às farmácias”, disse Ratinho Junior. “A ampliação do Remédio em Casa é um compromisso do nosso governo com a população”, acrescentou. 


Fazem parte das entregas 49 itens, exceto medicamentos sob controle especial e aqueles mantidos refrigerados. As farmácias públicas do Estado foram estruturadas para oferecer esse serviço aos paranaenses, e os servidores foram devidamente capacitados. As unidades hoje contam com a infraestrutura necessária para operacionalização e entrega dos medicamentos. 


Os procedimentos de trabalho precisam ser minuciosos, com registros em sistema informatizado, de modo que o processo seja feito com segurança. A estratégia ganhou velocidade durante a pandemia da Covid-19, pois permitiu que muitos pacientes que faziam parte do grupo de risco não precisassem se deslocar até as farmácias para buscar seus medicamentos. 


A entrega dos medicamentos é realizada pelos Correios, com quem o Governo do Estado mantém um contrato de prestação de serviço. É por meio do serviço de Sedex (encomenda expressa), que o cidadão recebe o remédio. A meta da Assistência Farmacêutica (AF) é implantar o serviço em mais farmácias Regionais de Saúde até 2023, aumentando o número de beneficiados. 


De modo presencial, as farmácias da Secretaria da Saúde atendem mais de 337 mil usuários cadastrados para o recebimento de 280 itens (medicamentos e insumos) do componente especializado da assistência farmacêutica e do elenco complementar. A rede estadual tem 24 farmácias localizadas nas 22 Regionais de Saúde.

Por iniciativa de Ratinho Junior, Paraná vai construir escolas de educação especial

 


Um projeto idealizado pelo governador Ratinho Junior prevê a construção de 14 novas escolas de Educação Especial em parceria com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES). Os projetos vão permitir que as unidades tenham um padrão arquitetônico de qualidade que atenda todas as necessidades das crianças, adolescentes e profissionais envolvidos. 


“Vamos fazer escolas de educação especial em um modelo padrão, totalmente adaptadas às necessidades dos alunos, pais e educadores, algo que nunca foi feito pelo governo”, informou Ratinho Junior.


Há décadas, as APAES lutam de forma independente pela inclusão social das pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiência. Em todo o Brasil, as escolas que atendem este público costumam ser instaladas em locais construídos com outras finalidades que são adaptados para funcionarem como APAE, muitas vezes com recursos dos próprios familiares e apoio de organizações filantrópicas. 


Com a criação do programa estadual de Escolas Especializadas na modalidade de Educação Especial, o Governo do Estado está realizando processos licitatórios para a contratação das construtoras responsáveis pelas obras. A estimativa é de que as construções das 14 unidades recebam cerca de R$ 24 milhões de investimento. 



O projeto-piloto do programa será construído em Nova Laranjeiras. Depois, estão previstas as escolas especiais de Altamira do Paraná, Ariranha do Ivaí, Dois Vizinhos, Douradina, Flor da Serra do Sul, Guamiranga, Nova Laranjeiras, Piên, Prado Ferreira, Rio Branco do Ivaí, Santa Amélia, Santa Mônica, Tamarana e Tunas do Paraná.


Segundo Ratinho Junior, o trabalho das APAES no Paraná é uma referência para o País graças à parceria entre as instituições, o Governo do Estado e os municípios. “Investimos R$ 430 milhões em educação especial nos últimos quatro anos, o maior da história do nosso estado”, afirma. 


*VALORIZAÇÃO*

O governador e candidato à reeleição também se comprometeu em continuar trabalhando pela valorização dos profissionais destas instituições. Entre as ações, está a busca pela equiparação salarial dos professores que atendem os estudantes com deficiência aos demais profissionais da área. 


No fim de agosto, Ratinho Junior participou da 22ª Olimpíadas Especiais da APAE, em Foz do Iguaçu. A competição envolveu 1.100 mil atletas de 30 delegações de todas as regiões do estado em 11 modalidades esportivas adaptadas. O Governo do Estado vai integrar o evento ao calendário oficial de esportes do Paraná garantindo apoio aos atletas. 


*APAES*

As APAES foram criadas em 1954 para prestar assistência às pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltiplas. As primeiras associações foram criadas pelas famílias dessas pessoas, empenhadas em buscar soluções alternativas para que seus filhos alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de que seus direitos como cidadãos sejam reconhecidos e respeitados. 


No Paraná são 350 unidades que atendem a cerca de 45 mil deficientes com ações nas áreas de educação, saúde e representatividade na luta por seus direitos de inclusão social.


De acordo com o Censo mais recente concluído pelo IBGE, em 2010, o Brasil tem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 24% da população. Destas, 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.


FONTE: ASSESSORIA

Beltrão Open começa na próxima semana



        Durante o mês de outubro a Prefeitura de Francisco Beltrão realiza um dos maiores eventos esportivos do Paraná, organizado pela secretaria municipal de Esportes. O Beltrão Open será de 5 a 27 de outubro, no Calçadão, onde está sendo montada a arena para os atletas e o público, inclusive com arquibancadas com capacidade para mil pessoas. 

       Serão disputadas quatro modalidades. De 5 a 9 de outubro tem o basquete em trio, com as etapas municipal e regional. De 10 a 16 será o vôlei de praia, também municipal e regional. 



         De 17 a 23, será a vez do futevôlei, com as etapas municipal e regional, além do Sul-Americano, com a participação de atletas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. E de 24 a 27 de outubro o beach tennis, municipal e regional, modalidade que terá a sua primeira edição nos jogos. 

        “Através da união da prefeitura, secretaria e coordenações destas modalidades vamos realizar um evento de alto nível e que atrairá um grande público de toda a região”, comenta o professor Almir Hugo Lopes, secretário municipal de Esportes. Como é promovido pela prefeitura, a entrada é grátis. 



         A última edição do Open foi em 2019. Nos dois anos seguintes não foi realizado devido a pandemia, mas agora está sendo retomado com força total. Houve alteração na data de realização. As edições anteriores aconteceram no primeiro semestre, época em que o frio é mais intenso. A partir de agora será no segundo semestre, com temperaturas mais agradáveis para o público.


FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO