O Projeto "Cine Clube", uma iniciativa da Prefeitura de Cambará através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, apresentou na noite desta quinta-feira, 08 de setembro, o filme: o "Pequeno Principe", baseado no livro com o mesmo nome, no Espaço Cultural Nilza Furlan.
ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI
O escritor Getulio Apolinário Ferreira, explica que o "Pequeno Príncipe" é o terceiro livro mais traduzido no mundo, com cerca de 140 milhões de cópias vendidas em 160 línguas e dialetos, e que foi escrito pelo aviador Antoine de Saint-Exupéry em 1943 enquanto ele residia nos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o autor foi exilado na América do Norte e sua experiência serviu de pano de fundo para o enredo da obra.
Mesmo sendo considerado uma literatura genuinamente infantil, “O Pequeno Príncipe” tem alto teor poético e filosófico. Entre as questões que o clássico francês debate está a perda da inocência e fantasia ao longo dos anos. As pessoas abandonam a infância a medida que vão crescendo. Assim, o autor propõe por meio de parábolas o resgate da criança interior.
A obra literária conta a história da amizade entre um aviador – homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos – e um principezinho que habita um lugar distante. A jornada espacial do piloto, repleta de ensinamentos, tem início quando seu avião cai no meio do Saara. Em meio a tamanha aridez, ele encontra sua salvação e libertação em uma criança misteriosa e cheia de sabedoria que afirma ter vindo de um planeta longínquo.
Ao longo do livro, o pequeno príncipe narra suas aventuras ao protagonista, que percebe como as pessoas deixam de dar valor às pequenas coisas da vida a medida que vão crescendo. “O Pequeno Príncipe” traz uma mensagem universal de amor e fé, e um resgate interior. Com muita sutileza e sofisticação, o autor propõe o que todo filósofo almeja, que é conhecer a si mesmo.
Por Graça Maria.
Foto - Lucas Fernandes.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???