O governador Ratinho Junior comemorou o início da duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, em Londrina, na região Norte do Paraná. Essa é a principal ligação da segunda cidade mais populosa do Estado com Curitiba. A obra era aguardada pela população há muitos anos.
“Londrina tem uma economia muito forte e precisa de uma ligação totalmente duplicada com a Capital e o Porto de Paranaguá. Essa é uma conquista também para toda a população da região. Essa é uma rodovia que foi construída há muitas décadas e que tinha sido modernizada”, afirmou Ratinho Junior.
“Nós nos comprometemos com essa obra. Fizemos o projeto executivo, separamos os recursos e demos prioridade para que a região de Londrina fosse contemplada com essa modernização. Nós também estamos apoiando a cidade com a sua Cidade Industrial. O desenvolvimento de Londrina vai gerar ganhos imensos para todo o Paraná”, disse Ratinho Junior.
Neste primeiro momento, segundo o DER, serão executados os serviços de limpeza de camada vegetal próxima à rodovia, onde será implantada a nova pista, bem como levantamentos topográficos. As frentes de trabalhos irão atuar próximo a Mauá da Serra e a Lerroville, simultaneamente, nos próximos meses. A previsão de término é no final do ano que vem.
A duplicação terá extensão de 27,07 quilômetros, incluindo a restauração da pista existente da PR-445. Também será executado uma trincheira no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria da curva do km 21, considerada crítica.
A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 metros, separados da pista atual por um canteiro central de 7 a 9 metros de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho.
No local onde não será possível o canteiro central, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado. O investimento é de R$ 148 milhões.
Essa obra se conecta aos trechos duplicados anteriormente, que ficam no perímetro urbano de Londrina e entre a saída de Londrina e Irerê.
FONTE: ASSESSORIA
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