Condomínio do Idoso em Cornélio Procópio alcança 95% de conclusão



O Condomínio do Idoso em Cornélio Procópio, na Região Norte do Estado, alcançou 95% de conclusão neste mês, chegando à fase de acabamento e revisão final. O Residencial Zulmira Alves Badaró é mais um destinado para idosos com renda mensal de um a seis salários mínimos em construção no Estado e tem 40 imóveis adaptados de 40 m², compostos por um quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A conclusão está prevista para o final de agosto. 

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Para atender os idosos, o empreendimento conta ainda com ambulatório, praça de convivência, biblioteca, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas, quiosques de jogos, além de um lago e paisagismo. A utilização dos espaços funciona em sistema de locação com o pagamento de um aluguel mensal equivalente a 15% de um salário mínimo nacional.


O complexo é fechado com grades e conta com portão e guarita. A administração será da prefeitura, que ficará responsável por ofertar atendimento médico, fisioterapia, psicologia, e, eventualmente, disponibilizar uma unidade móvel para acompanhamento dos moradores. Uma das ideias é promover, também, aulas de artesanato e pintura.


Há três particularidades para atender o público composto pelos idosos: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas.


A seleção dos beneficiários já foi realizada e foram priorizadas pessoas de mais de 60 anos que residem em áreas de risco ou insalubres; com deficiência ou mobilidade reduzida e beneficiários de programas de assistência social.


Sobre o programa


O Viver Mais é uma modalidade do programa Casa Fácil Paraná voltada especificamente para a terceira idade. Neste modelo, os imóveis não são doados ou vendidos ao público beneficiado, mas cedidos por tempo indeterminado para que, após a sua desocupação, eles sejam novamente direcionados para o atendimento ao público-alvo.


Os convênios firmados com os municípios preveem contrapartidas das prefeituras que incluem a doação das áreas para a construção dos conjuntos, obras de infraestrutura no entorno e trabalhos de acompanhamento médico e social periódicos no local para os moradores.


Já existem três unidades em funcionamento, localizadas em Prudentópolis, Foz do Iguaçu e Jaguariaíva, e outras em construção, nos municípios de Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati e Francisco Beltrão.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???