A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou nesta sexta-feira (8) uma nova unidade de inclusão produtiva que integra o programa de Economia Solidária do Município. Trata-se do Espaço Araucária – Inclusão e Arte, local que passa a funcionar reunindo empreendimentos sociais na região central da cidade, com endereço na rua Guararapes, 331, Jardim Higienópolis. O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, participaram do encontro de lançamento.
ENTRE
EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI
Além deles, estiveram presentes representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Prefeitura e conveniadas para a execução destes serviços. Por parte do Clube das Mães Unidas, a assistente social Daniele Godói representou o presidente da instituição, Carlos Alberto Souza e Silva. E pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina, participou Tokiko Barreto, integrante da diretoria do órgão, em nome do presidente, padre Vandemir Araújo.
A inauguração do Espaço Araucária ocorreu em clima festivo e descontraído, aproveitando a tarde ensolarada na ampla área externa do local. Com decoração e músicas típicas juninas, empreendedoras da Economia Solidária comercializaram salgados e doces, bebidas, artesanatos, roupas e outros itens. Para animar e abrilhantar ainda mais o encontro, houve apresentação musical do grupo Clube do Choro, tocando temas brasileiros.
O Espaço Araucária surge como um polo que reunirá empreendimentos que compõem o programa de Economia Solidária, mesclando a produção e comercialização de itens produzidos pelos grupos de trabalho atuantes, e a oferta de cursos livres e capacitações para a comunidade, com apoio das instituições parceiras que ajudam a gerir o local. Itens alimentícios, de artesanato, vestuário, produtos orgânicos e muitos outros poderão ser produzidos e ofertados ao público.
Dessa forma, a iniciativa possibilitará a atuação integrada entre duas modalidades inseridas na política municipal de Assistência Social voltada a este segmento. Ambas fazem parte do eixo de Educação Socioprofissional e Promoção da Inclusão Produtiva, englobando tanto as ações para o fortalecimento de iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda, como também a oferta de qualificação socioprofissional nas mais diversas áreas com capacitações e oficinas, tendo como público prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pela SMAS. Este conjunto será revertido em produtos e serviços a serem adquiridos pela população londrinense.
Este local também traz a proposta de se tornar referência em eventos aos finais de semana, de encontros aos finais de tarde e de entrega de produtos orgânicos, voltados a inclusão e a geração de renda. Há a intenção de que o espaço também possa se tornar um ponto fixo de comercialização de produtos, como já ocorre com outras duas unidades do programa, a Casa da Economia Solidária Café & Arte (Praça Sete de Setembro) e o Centro Público de Economia Solidária (Avenida Rio de Janeiro, 1278), espaço multifuncional que também abriga ações de formação.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacquelina Micali, destacou que o novo espaço da Economia Solidária vem para complementar e qualificar a oferta de serviços neste segmento. “A proposta é inovadora e ousada, buscando atender a demanda contemporânea de espaços que tragam a sustentabilidade e geração de renda, por meio da culinária, arte, estética, entre outros trabalhos. O Espaço Araucária surge como uma casa para todos os londrinenses frequentarem”, afirmou.
FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???