Nesta sexta-feira (27/5), representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), foram conhecer a Fazenda Urbana, no Cajuru. Eles cumprem visita técnica a Curitiba como parte de um convênio com o governo japonês para o desenvolvimento de projetos estratégicos.
Durante o passeio pela Fazenda, os representantes da JICA conheceram toda a estrutura do espaço, com o sistema de captação de água da chuva, painéis solares, área de plantio, estufas, central de compostagem e a cozinha escola, onde experimentaram um chá de capim limão.
Kazumasa Sanui, chefe da delegação da JICA, se impressionou com a quantidade de ações combinadas em um mesmo espaço. “É um lugar incrível porque se preocupa com a educação alimentar e com a produção em um ambiente sustentável”, disse.
Parceria
A parceria entre a capital paranaense e a agência de cooperação japonesa para a formatação de projetos e a formulação de políticas públicas inovadoras será pelo período de dois anos e prevê a capacitação de técnicos do Ippuc e da Prefeitura e a troca de experiências com equipes japonesas orientadas à sustentabilidade urbana.
Gestores da FAS
Gestores da Fundação de Ação Social (FAS) também visitaram a Fazenda Urbana, nesta sexta-feira (27/5). Eles assistiram a uma apresentação sobre a estrutura da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), além de realizarem uma visita ao espaço da Fazenda e pela Central de Distribuição que abastece os 35 Armazéns da Família em Curitiba e outros 14, na Região Metropolitana.
Durante a imersão o secretário da SMSAN, Luiz Gusi, o presidente da FAS Fabiano Vilaruel, e os gestores dos dois órgãos da Prefeitura conversaram sobre a realização de projetos conjuntos para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, ampliando a parceria entre a secretaria e a fundação, que hoje beneficia principalmente a população de rua, com o programa Mesa Solidária.
Participaram da visita os representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Rintaro Miyamoto e Katsuya Ishihara.
Da estrutura municipal participaram a coordenadora do PlanClima junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Gisele Medeiros; Erika Hayashida e Marcia Krama, da coordenação de desenvolvimento socioeconômico, Rubens Soffiatti, da equipe de geoprocessamento e pesquisa do Ippuc; e o diretor do departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus.
FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???