Guaratuba firma parceria com hospital dermatológico para encaminhamento de casos de maior complexidade



Na terça-feira (29),  profissionais da saúde do ambulatório de curativos especiais do Hospital Municipal de Guaratuba realizaram uma visita técnica ao Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, em Piraquara, para conhecer novas técnicas de procedimentos e alinhar os encaminhamentos dos pacientes de maior complexidade com os especialista do hospital. 

No Hospital de Dermatologia Sanitária, há especialistas como neurologista, cirurgião vascular, dermatologista, enfermeiros e pediatras que realizam procedimentos específicos como câmara hiperbárica, espuma para complicações vasculares, fototerapia.

O encaminhamento será feito através do sistema central de consultas com indicação clínica e da equipe. 

Segundo Vani Schon, diretora administrativa do HMG, a equipe está sempre procurando aprimorar o ambulatório de Guaratuba e adquirir parcerias com outros hospitais especializados, obtendo assim novas técnicas e conhecimentos que trarão benefícios aos pacientes no tratamento, com aquisição de novas coberturas e tecnologias em termos de curativos.

Em Guaratuba, o ambulatório de curativos especiais foi centralizado no HMG em novembro de 2021, com a finalidade de proporcionar aos pacientes que necessitam de cuidados diferenciados ambiente adequado no qual os curativos são realizados com produtos especiais possibilitando um menor tempo de cicatrização. 

Oito pacientes com feridas crônica já receberam alta desde o início do ambulatório.  As novas técnicas de curativos proporcionam uma cicatrização mais rápida e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

É o único ambulatório de feridas do litoral que presta atendimento especializado e multiprofissional aos pacientes com feridas crônicas. Os pacientes são acompanhados por uma equipe que conta enfermeira, técnico de enfermagem, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, serviço social e avaliação médica. 

Ainda é realizado através do ambulatório curativos domiciliares para pacientes acamados. Atualmente, 32 pacientes são atendidos diariamente.

A centralização dos curativos possibilita os pacientes melhor acesso ao atendimento e, quando necessário, são internados conforme critério clínico da equipe.


FONTE: PREFEITURA DE GUARATUBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???