Assembleia Legislativa retoma atividades presenciais na segunda-feira (04)



A Assembleia Legislativa do Paraná retomará as atividades de forma 100% presencial a partir da próxima segunda-feira (04). O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), durante a sessão plenária desta quarta-feira (30).

Segundo o comunicado, as sessões plenárias e das Comissões permanentes serão 100% presenciais. Também será liberado o acesso da população para acompanhar as sessões plenárias nas galerias do plenário, assim como a realização de sessões solenes e audiências públicas, que poderão continuar sendo realizadas de forma remota se assim for o desejo do deputado proponente.

“A Assembleia a partir do dia quatro volta integralmente de forma presencial. Como ressalva, se um fato novo em relação à pandemia surgir, a gente vai novamente repensar a situação. Quero ter a compreensão de todos, pois já estamos há dois anos trabalhando de forma híbrida, mas oficialmente a Casa volta presencialmente dia quatro, a partir da próxima segunda-feira”, disse Traiano.

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), primeiro secretário da Assembleia, a volta das atividades presenciais será um quase retorno à normalidade. Ele ressaltou que os deputados que desejarem poderão realizar audiências públicas de forma remota ou híbrida. “Imperiosa essa decisão considerando que há uma retomada, se não da normalidade, da quase normalidade. As inovações que trouxemos serão mantidas. Dia 13 mesmo faremos uma audiência pública do pedágio, com a apresentação do estudo elaborado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), integralmente de forma remota. E outras audiências públicas poderão ser remotas”, afirmou. “Indiscutivelmente o trabalho parlamentar é fundamental que seja retomado presencialmente, com todos os funcionários. Analisaremos casos pontuais, casos específicos. Já há regramento em relação a isso, mas teremos a retomada da nossa normalidade”, completou.

Romanelli frisou que o serviço médico da Assembleia seguirá atento às questões sanitárias e de monitoramento de pessoas que estejam com sintomas. “Vamos através do serviço médico fazer recomendações às pessoas que estão com sintomas. Temos testes aqui para quem tenha sintoma e, da mesma forma, as pessoas devem procurar o serviço médico”.



FONTE: ALEP

Ibaiti realiza a distribuição de uniformes e materiais escolares para a Rede Municipal de Ensino



O prefeito Dr. Antonely Carvalho iniciou na tarde desta segunda-feira (28), a entrega dos 3.100 kits de uniformes e material escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ibaiti.

Os 410 alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato foram os primeiros a receberam os uniformes. Estavam presentes na cerimônia simbólica de entrega, o vice-prefeito Ulisses Mingote e sua esposa Elaine Cristina Barbosa de Melo, o presidente da Câmara Municipal José Oscar Belão, os vereadores André Sub Zero, Samuel da Vila Guay e Luciano Berges, a secretária Municipal de Educação Tânia Fátima Fadel Bueno, o chefe da Divisão de Tecnologia, Informática e Documentação da Secretaria Municipal de Educação Sadraque da Silva Cipriano, a diretora da escola Renata Fadel Olivetti Faria, professores, funcionários e os alunos da escola.

A entrega coordenada dos uniformes escolares para todos os alunos das escolas municipais acontece nesta semana.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura está entregando para cada estudante da Rede de Municipal de Ensino um Kit com  01 (uma) mochila com caderno de português, matemática, lápis de cor, canetinha, borracha, apontador, giz de cera e garrafinha para água e sucos, 02 (duas) calças, 01 (um/a) bermuda ou shorts saia, 01 (uma) jaqueta, 05 (cinco) camisetas (3 mangas curta e 2 mangas longas) e 01 (um) par de tênis. Os itens que compõe o material escolar variam de acordo com a série do aluno. Também serão entregues aos alunos, no início do inverno, uma (uma) japona com capuz e 03 (três) pares de meias.

A Administração Municipal está investindo com recursos próprios R$ 1.639.248,77 (um milhão, seiscentos e trinta e nove mil, duzentos e quarenta e oito reais e setenta e sete centavos), na aquisição dos kits uniforme e material escolar. Segundo a Secretaria de Educação, ao deixar de comprar os uniformes escolares e os materiais relacionados no kit, os pais farão uma economia de cerca de R$ 435,41 (quatrocentos e trinta e cinco reais e quarenta e um centavos) por aluno.

O projeto de compra de uniformes para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino era um item do Plano de Governo do prefeito Dr. Antonely Carvalho e do vice Ulisses. Graças ao trabalho do prefeito e da secretaria de Educação, Tânia Fadel, hoje se concretiza e vira realidade com a entrega de uniformes para todas as crianças das escolas públicas municipais.

"Sem dúvida, hoje é um dia muito importante para nossa Administração. Estamos muito felizes em entregar esses kits de uniformes e material escolar para as nossas crianças da Rede Municipal de Ensino. A entrega dos kits, além de proporcionar uma economia para os pais que agora não precisarão mais comprar o uniforme escolar para seus filhos, irão ajudar as nossas crianças a compreender melhor o ambiente escolar e distinguir sua rotina diária entre casa e escola", contou o prefeito Dr. Antonely Carvalho.

"Hoje mais um sonho torna-se realidade. Agradecemos a Deus pelo privilégio de fazer parte desse momento tão especial da Educação ibaitiense", declarou a secretária Municipal de Educação Tânia Fátima Fadel Bueno


Edição: Assessoria de Comunicação



Duplicação da Egydio Munaretto é anunciada durante evento em Curitiba



A viagem oficial do prefeito Beto Lunitti e o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo Neuroci Frizzo rendeu boas notícias para Toledo. Durante o anúncio de aplicação de recursos em diversos municípios paranaenses, na terça-feira (29), Toledo recebeu a notícia de que será contemplado com um investimento de R$ 38 milhões para as obras de duplicação da Avenida Egydio Gerônymo Munaretto, entre o viaduto da BR-467 e a rotatória da Rua Primeiro de Maio.

 

O trecho tem grande fluxo de veículos e o município estava em tratativa para realizar as melhorias desde o início da atual gestão. A intervenção, segundo o secretário Neuroci Frizzo, é importante, pois a região hoje contempla diversas indústrias que estão se instalando no Parque Industrial João Bortolotto, além da expansão urbana. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que estas obras não estavam no planejamento do governo estadual até o início de 2021.

 

O prefeito Beto Lunitti, em um vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do assessor regional da Casa Civil, Matheus Maurício Ramos, destacou a importância desta melhoria para os toledanos. Será realizada a duplicação, ciclovia, iluminação em led e demais intervenções necessárias. “A ordem do projeto executivo está entregue e o governador [Ratinho Júnior] liberou o processo licitatório. Toledo vai aportar, no decorrer dos trabalhos a sua contrapartida, um compromisso nosso, de R$ 10 milhões para demais intervenções entre a rotatória da Primeiro de Maio até o trevo para São Pedro do Iguaçu, passando pelo Cezar Park e demais regiões”, explicou.

 

Lunitti lembrou que esta é uma obra estruturante, que conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Toledo e de parlamentares, como o deputado estadual licenciado e secretário da Administração e da Previdência Marcel Micheletto.


FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Rodada de Negócios reforça o Empreendedorismo Feminino em Sarandi



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Sala do Empreendedor realizou nas dependências da APAE, no dia 25/03 (sexta-feira), sua primeira Rodada de Negócios para Mulheres Empreendedoras.

 

Aproximadamente 30 empreendedoras tiveram a oportunidade de divulgar seu negócio, conhecer outras empresas, novas parcerias e possíveis novas clientes. Além da troca de informações e Networking, o evento proporcionou um momento especial para conhecer outras mulheres empresárias e empreendedoras.

 

A Secretária de Desenvolvimento Econômico Cinthya Gimenes relatou: “A Rodada de Negócios propicia um excelente ambiente para geração de novas oportunidades, conhecimentos e evolução profissional.”

 

Estiveram presentes no evento a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama Maria Lúcia Volpato, a Diretora da APAE Lucineire Ap. Oliveira , o Presidente da AMPEC-Sarandi Aristides Mossambani, as Vereadoras Keila Zegóbia e Ireni Moura, o Presidente da ACIS  Maurício R. Silva, o Diretor de Indústria e Comércio Antoni Estigarribia, a Diretora de Geração Trabalho Renda e Turismo Sara Godoi, a Servidora Simone M. Silva,  a Chefe de Qualificação Profissional Jheine Hassimoto e a Agente Fomento Pr Thalyta Steeinski.


E valendo-nos desta oportunidade, registramos nossos agradecimentos a toda a equipe da Apae Sarandi, pela parceria e carinho que nos dedicou, na organização deste evento.


FONTE: PREFEITURA DE SARANDI

Prefeito Antônio destaca mais de R$ 11 milhões para construção de AME



O prefeito Antônio Szaykowski do município de Cruz Machado comemorou a liberação de mais de R$ 11 milhões para a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). 

O ambulatório que será construído em um terreno cedido pelo Município terá cerca de 22 consultórios médicos e sete salas de exames incluindo radiologia e reunirá um corpo clínico de diversas especialidades, voltadas diretamente para o atendimento de todos os municípios da região que compõe o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI).

"Um grande investimento que irá beneficiar toda a população que precisa de atendimento médico em nossa região", finaliza o prefeito Antônio Szaykowski.

r Ratinho Júnior, ao Secretário de Saúde Beto Preto e ao Deputado Líder do Governo Hussein Bakri por mais esta conquista para a região.

União da Vitória tem a liberação de mais de R$ 11 milhões para construção de AME



O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, esteve em Curitiba nesta quarta-feira, 30, durante a assinatura da liberação de mais de R$11 milhões de reais do Governo do Estado do Paraná que serão utilizados para a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Os recursos disponibilizados pela Secretária de Estado de Saúde, vai tornar o Município em um centro de especialidades médicas que irá beneficiar toda a região.


“Com muita alegria que no dia de hoje, recebemos do Secretário Estadual de Saúde Beto Preto, por intermédio do Deputado Líder do Governo Estadual, Hussein Bakri, a liberação de mais de R$ 11 milhões para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que possibilitará a ampliação de consultas, exames de especialidades médicas”, afirmou o prefeito Bachir Abbas.


O ambulatório que será construído em um terreno cedido pelo Município terá cerca de 22 consultórios médicos e sete salas de exames incluindo radiologia e reunirá um corpo clínico de diversas especialidades, voltadas diretamente para o atendimento de todos os municípios da região que compõe o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI).


De acordo com o governo estadual, o objetivo principal do AME é o de regionalizar o atendimento à saúde da população, evitando que as pessoas precisem viajar até grandes centros para ter o atendimento de especialistas.


“Este ambulatório não atenderá apenas União da Vitória, mas sim toda nossa região”, explicou Bachir Abbas que agradeceu ao Governador Ratinho Júnior, ao Secretário de Saúde Beto Preto e ao Deputado Líder do Governo Hussein Bakri por mais esta conquista para a região.


Via Prefeitura de União da Vitória

Foto: Marcos Junior

Estado libera recursos para obras de duplicação no perímetro urbano da BR-376, em Apucarana



O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (30) a liberação de R$ 12.210.983,25 para obras de duplicação do perímetro urbano da BR-376 em Apucarana, no Vale do Ivaí. Desses recursos, R$ 10,6 milhões são oriundos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), e R$ 1,6 milhão é contrapartida do município.

O trecho que será duplicado é o da entrada da cidade, no sentido Curitiba-Apucarana. São 2,5 quilômetros de obras, na Avenida Minas Gerais, entre o Estádio Olímpio Barreto e o viaduto de acesso ao Contorno Sul. Além da duplicação, serão feitas rotatórias, um canteiro central, calçadas e iluminação pública.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe técnica especializada em pavimentação de rodovias, contratada pela Prefeitura. Após a conclusão, foi enviado para a Sedu, que por meio do Paranacidade deu andamento ao processo de início da autorização para a licitação. A próxima etapa é lançar o edital e, ao final do processo, começar as obras.

O governador destacou o trabalho em conjunto entre o Governo do Estado, o Paranacidade e a equipe técnica da Prefeitura de Apucarana, para viabilizar uma reivindicação antiga da região. “São mais de R$ 12 milhões nesta importante obra, que dará mais agilidade e segurança para Apucarana. Esse é um projeto que há muito tempo todos nós trabalhamos para que virasse uma realidade pra cidade”, ressaltou.

O prefeito Júnior da Femac destacou que o projeto da duplicação também foi custeado pelo município e aprovado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). Como se trata de uma BR, houve autorização por parte do governo federal. “Trata-se de uma conquista histórica para o município. É uma região com muitas indústrias. Um projeto estruturante como este funcionará como indutor de desenvolvimento na região Sul, atraindo novos empreendimentos e novos loteamentos”, disse.

Neste trecho urbano da rodovia está situado o câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A avenida também é caminho para o aeroporto da cidade, para o novo Parque Industrial construído pela prefeitura. A área terá novas unidades habitacionais viabilizadas pelo programa Casa Fácil, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e a Prefeitura de Apucarana.

“O projeto deve eliminar conflitos de mobilidade urbana existentes. É uma região extremamente movimentada, com muitas indústrias e empreendimentos. Com essa obra, vamos induzir o desenvolvimento da região, para que a iniciativa privada possa gerar empregos”, disse Júnior da Femac. “É uma obra que faz parte do nosso planejamento da cidade e que caminha junto ao planejamento do Governo do Estado para melhorar as estruturas de Apucarana”, acrescentou o prefeito.

PRESENÇAS – O encontro contou com a presença do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; e os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi; da Saúde, Beto Preto; com o vice-prefeito Paulo Vital; o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi (Poim); o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Marcello Augusto Machado, além da equipe técnica da prefeitura.

Rede Elétrica Inteligente da Copel chega a mais sete municípios do Centro-Sul



Por meio do programa Rede Elétrica Inteligente, maior do gênero na América Latina, a Copel começou a instalação de medidores inteligentes em mais sete municípios da região Centro-Sul do Paraná. O investimento é uma troca tecnológica sem custo algum para o consumidor e sem mudanças na conta de luz.

Candói, Espigão Alto do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Cantagalo, Marquinho, Virmond e Porto Barreiro entraram no calendário de implantações da nova tecnologia que irá substituir os medidores de energia atuais, criando uma comunicação direta e em tempo real com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel.

Com o novo sistema, a leitura de consumo passa a ser remota, o que facilita o controle de toda a rede elétrica, desde a subestação até o consumidor final. Além disso, o consumidor terá autonomia para monitorar o seu uso de energia por meio do aplicativo da Copel para celular.

Os sete municípios que estão recebendo os medidores inteligentes completam a primeira etapa do programa, que está em implantação em 73 cidades das regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná, em um investimento de R$ 252 milhões, com benefício direto a 1,5 milhão de paranaenses (462 mil unidades consumidoras).

Até o momento, a Copel substituiu 300 mil equipamentos. Até a metade do ano, a expectativa é chegar a 390 mil medidores inteligentes.

REDE INTELIGENTE – A Copel também está implantando sensores e dispositivos de controle à distância que permitem que a rede de energia se religue automaticamente. Nos casos em que eventualmente isso não ocorra, a Companhia poderá detectar e sanar eventuais problemas de desligamento a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba.

“Vamos saber exatamente qual é o status da rede de energia do consumidor naquele momento, podendo detectar problemas com antecedência, mesmo antes do cliente descobrir que tem alguma falha”, explica o gerente de projetos especiais da Copel, Tiago Augusto Silva Santana.

Quando houver necessidade de intervenção de técnicos, o centro saberá indicar o ponto exato que gerou a queda de energia, agilizando o tempo para o restabelecimento, ampliando a qualidade de vida nos municípios e a segurança para o agronegócio e as indústrias, além de evitar danos aos eletrodomésticos.

INSTALAÇÃO SEM CUSTO – A implantação dos medidores inteligentes e dos sensores na rede não tem custo para o consumidor e também não irá alterar a conta de luz. As empresas contratadas para a implantação dos medidores inteligentes nos últimos sete municípios da primeira etapa do Rede Elétrica Inteligente são a Spin e a Chico Elétrico.

Os consumidores devem estar atentos às identificações no veículo e no crachá dos profissionais que estão fazendo a instalação, para conferir se são efetivamente contratados pela terceirizada.

FATURA DIGITAL – Com a medição de energia executada de maneira totalmente digital, a Copel trabalha para automatizar o processo de leitura do consumo, o que reduzirá as emissões de carbono e os riscos de acidente com o deslocamento dos leituristas que hoje visitam mensalmente as quase 5 milhões de unidades consumidoras da concessionária de distribuição, em todo o Paraná.

O consumidor pode aderir à fatura digital da Copel, que é entregue diretamente por e-mail ou via aplicativo, evitando a impressão em papel. A adesão pode ser feita pelo site www.copel.com ou pelo aplicativo da Copel, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Além disso, a cada cliente que opta pela fatura digital, a Copel doa R$ 2 para as ações de combate à Covid-19 no Paraná. Se a conta entrar para o débito automático, são mais R$ 3 doados. A ação não tem custos para o consumidor.

O cadastro de débito automático também pode ser feito pelos canais virtuais de atendimento. No Banco do Brasil, é preciso informar o número do convênio: 13896. Além disso, é importante confirmar com o banco se a adesão foi concretizada e acompanhar os débitos mensalmente.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Conheça Débora Moreira a primeira motorista mulher do transporte escolar da Prefeitura de Marilândia do Sul



Muitos servidores foram chamados no último concurso do município, mas um deles chamou a atenção de todos, Débora Moreira, a primeira mulher a trabalhar com transporte escolar na prefeitura de Marilândia. Um trabalho geralmente associado a homens, mas que Débora faz com maestria.

Ela trabalha com a linha dos 700 alqueires, mesmo em uma profissão dominada por homens, Débora não desistiu de fazer o que amava, ela trabalhou com transporte escolar em Arapongas por três anos,depois mudou-se para Marilândia, e viu no concurso uma chance de continuar trabalhando em sua área.

“Quando eu assumi já sabia que seria um ambiente só com homens, mas acho importante, além de gostar do trabalho, aqui eu posso mostrar que nós mulheres conseguimos fazer o trabalho com a mesma qualidade e capacidade que os homens. Mesmo sendo a única em Marilândia tive uma boa aceitação e respeito por parte deles” explicou Débora Moreira.

No último dia do mês dedicado as mulheres resolvemos contar essa história para mostrar que as mulheres podem ser o que elas quiserem.



FONTE: PREFEITURA DE MARILÂNDIA DO SUL

Francisco Beltrão institui programa de recolhimento de animais



A Prefeitura de Francisco Beltrão, através das secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, instituiu o programa de recolhimento e coprocessamento de bovinos e equinos mortos em propriedades rurais. O programa está regulamentado pela Lei Municipal 4.795.

      Bovinos e equinos que morrem por doença ou outro motivo (impróprios para consumo) são recolhidos por uma empresa contratada pela prefeitura, através de licitação, e encaminhados para uma indústria onde passam pela compostagem pelo período de 40 dias e depois são transformados em adubo. Todo o processo tem autorização da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná)

       De acordo com Claudimar de Carli, secretário municipal de Agricultura, antes do programa a prefeitura prestava apoio aos produtores rurais, mas o procedimento era enterrar os animais na propriedade, o gerava preocupação em relação ao meio ambiente. “Esse novo modelo é ambientalmente correto e não tem qualquer custo para os produtores, pois é bancado pela prefeitura”, enfatiza Claudimar.

       Ele também relata que no momento houve a liberação para o recolhimento de bovinos e equinos, mas a prefeitura está pleiteando a autorização para também recolher aves e suínos. “Essa é uma questão de saúde pública e de respeito ao meio ambiente, por isso a prefeitura adotou este programa e investe para uma solução definitiva”, completa o secretário Claudimar.

       Quem precisar do apoio da prefeitura em caso de animais mortos deve procurar a secretaria municipal de Agricultura ou manter contato pelos telefones (46) 3520-2175 ou 3520-2180.



FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO

Presidente do TRT-PR sinaliza pela permanência da Vara do Trabalho em Laranjeiras do Sul



O prefeito Berto Silva, recebeu em seu gabinete na quarta-feira, 30, a visita da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargadora Ana Carolina Zaina. Em reunião extremamente produtiva, foi tratado sobre o fechamento da Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul. No encontro, foi estabelecida uma conversa muito franca, onde o prefeito apresentou a realidade do município e defendeu contundentemente a permanência da instituição. 


A Vara do Trabalho de Laranjeiras foi atingida pela Resolução 296 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que determina a reavaliação e readequação quando ocorre redução significativa no número de ações trabalhistas. Em todo o País essa medida provocou alerta e preocupação com o eventual fechamento de Varas do Trabalho. Na reunião, a presidente tranquilizou a população afirmando que não há intenção do TRT/PR de fechar a Unidade. Tampouco existe tal intenção do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). “Na semana passada me reuni com COLEPRECOR, sociedade civil composta pelos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho. Lá estiveram presentes o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, as esferas onde as decisões sobre este tema serão tomadas em definitivo. Eles nos tranquilizaram e pediram que levássemos a informação até os jurisdicionados. A intenção não é extinguir as Varas do Trabalho. Pelo contrário, a luta é pela manutenção da jurisdição”, destacou a desembargadora.

O prefeito Berto Silva, elogiou o porte e nível da presidente do TRT-PR e disse que as palavras dela foram reconfortantes. “Estabelecemos uma conversa muito franca e aberta, expondo a nossa realidade e a nossa defesa contundente contra o fechamento, pois isso seria o sacrifício do próprio povo, que é quem mantém os poderes e governos, e para quem a lei e a justiça devem existir. Todos nós saímos tranquilos da reunião, mesmo sabendo que não houve uma decisão definitiva já que não cabe ao TRT do Paraná”, afirmou o prefeito. 

Também participaram da reunião, o Juiz Titular da TRT-9ª Região, João Luiz Wentz; o vice-prefeito, Valdemir Scarpari; vice-presidente da Câmara, vereador Tarso Campigotto; presidente da OAB, subseção de Laranjeiras do Sul, Maressa Pavlak Melati; advogados e secretários municipais. 

Atuação - Atualmente a Vara Trabalhista da Comarca, além de Laranjeiras do Sul, atende aos municípios de Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. Vale lembrar que a Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul foi, por diversas vezes, um dos destaques no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho.



FONTE: PREFEITURA DE LARANJEIRAS DO SUL

Reinauguração da biblioteca Pública Emelyn Izabelle Leal da Silva



Na manhã de segunda-feira (28/03), aconteceu a reinauguração da Biblioteca Pública, o espaço conta com inúmeros livros e alguns computadores, todos disponíveis à população.

O Prefeito Claudio Casagrande acompanhado do Vice Osmar e juntamente com a Primeira Dama e Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e sua equipe, reinauguram nesta segunda-feira (28/03/2022) a Biblioteca Pública do município, que a partir desta data oficialmente passa a ser chamada – Biblioteca Pública Emelyn Izabelle Leal da Silva. Um espaço que conta com inúmeros livros e alguns computadores à disposição à nossa população!

 

Contamos com a presença das nossas diretoras, coordenadoras, secretários e coordenadores, agradecemos a presença dos alunos da Escola Municipal Hemitério Torres do bairro Lagoa da Pedra – Tuma do 3º ano, sua Diretora Maria Ermelina e professora Eliane e do Colégio Estadual Professora Iria Borges de Macedo – Turma do 2º ano, seu Diretor Gilson, representando a Câmara de Vereadores o Presidente Josnei Rosa e o vereador Roberto Leal, também a comunidade presente.

Também participaram os familiares da homenageada, mãe Luciane Elizabelle Pereira da Silveira, padrasto Joel Pereira da Silveira, avô Luiz Carlos da Silva, avó Shirlei Terezinha Fressato da Silva, noivo senhor Jorge Ricardo Gonçalves de Almeida, tio Marcelo Rodrigo da Silva, tia Sara Helena Salvador.

A professora do Ensino Fundamental 1 no Município de Campo Magro, Maria Tereza Viola, realizou a “Hora do Conto” com a estória “A menina que não gostava de ler”  – autora também de livros para crianças: “Poesias Infantis”, “Poesias Mínimas”, “Cada casa, uma cor”, “Você sabia” e “Estampas Poéticas”.


FONTE: PREFEITURA DE CAMPO MAGRO


Guarapuava segue com saldo positivo de empregos no mês de fevereiro



Guarapuava se mantém entre os municípios paranaenses que mais geram empregos. No total, segundo o CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram criados em fevereiro 461 novos postos de trabalho. Considerando apenas as cidades do interior do Estado, é a 6ª que mais gerou empregos.

 

“As cidades melhor posicionadas são mais populosas e com estruturas industriais e comerciais mais complexas, estamos bem colocados. Isso significa que nossa cidade tem demonstrado recuperação e fortalecimento das atividades econômicas com programas de incentivo e crédito para as empresas e isso também repercute na geração de empregos”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sávio Denardi.

 

No saldo acumulado nos últimos 12 meses, o município apresenta acúmulo de mais de 2.600 empregos, uma variação positiva de 6,56%. Em 2022 devem ser feitos novos investimentos e ampliados os projetos que têm ajudado os setores importantes como o comércio, que está entre os que mais geraram vagas.

 

 

Atendimento Agência

A Agência do Trabalhador tem atuado para inserção de cada vez mais pessoas no mercado. Entre as medidas para facilitar a procura por vagas está o aplicativo Sine Fácil.

 

O atendimento presencial deve ser agendado pelo telefone (42) 3622-6997.



FONTE: PREFEITURA DE GUARAPUAVA

Santuário de Lunardelli recebe um presente abençoado pelo Padre Reginaldo Manzotti



O Santuário Santa Rita de Cássia de Lunardelli recebeu nesta quinta-feira, 31, uma Imagem de Jesus das Santas Chagas que foi abençoada pelo padre Reginaldo Manzotti.

A entrega aconteceu durante a Santa Missa com a presença do prefeito Reinaldo Grola e o Padre José Natalício que é Reitor do Santuário Santa Rita.

O prefeito explica que durante recente visita do Padre Reginaldo Manzotti ele se comprometeu a doar uma imagem para o Santuário. 



"Com certeza foi um momento muito bonito e emocionante para todos nós. Meu agradecimento especial ao padre Reginaldo Manzotti, que junto com a sua equipe, nos proporcionou este momento de fé", comenta emocionado o prefeito. 


Prefeitura de Ourinhos, em parceria com o Kart Clube, lança nova modalidade esportiva para pessoas com deficiência



A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, em parceria com o Kart clube de Ourinhos apresentou no sábado (26), o projeto “Kart para Todos”, uma nova modalidade esportiva para pessoa com deficiência. 


O lançamento aconteceu no Kartódromo de Ourinhos e contou com a presença do prefeito Lucas Pocay, da primeira dama Luana Alves, do secretário de Inclusão Caio Lima, da presidente da AADF, Leia Brizola e de dois cadeirantes atendidos pela entidade, que tiveram a oportunidade de guiar karts adaptados e experimentar uma nova experiência em suas vidas. 

O projeto será desenvolvido uma vez por mês no Kartódromo de Ourinhos. O secretário Caio Lima destacou a importância de uma ação voltada para a pessoa com deficiência no município. “Foi uma experiência extremamente positiva. As duas pessoas cadeirantes relataram que ao guiar o kart, esqueceram das suas deficiências, se sentiram independentes, livres, como há tempo não se sentiam. É mais uma ação concreta que visa dar qualidade de vida a pessoa com deficiência, além de mais opções para viverem melhor, com dignidade e bem-estar”.


FONTE: PREFEITURA DE OURINHOS

Prefeitura anuncia importantes obras de melhorias para moradores do Jardim Amélia e Jardim Karla



A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo (Semur), promoveu na noite de segunda-feira (28), reunião com moradores dos bairros Jardim Amélia e Jardim Karla para apresentar um pacote de melhorias na região, denominado projeto Obras do Eixo Leste, além da construção do Complexo Esportivo e Cultural Privê.

A reunião aconteceu na sede do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Pinhais, e recebeu a participação de mais de 100 pessoas. Estiveram presentes a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o deputado federal Luizão Goulart, os secretários municipais Emerson Santana Bento (Urbanismo), Ricardo Pinheiro (Governo), o procurador Geral do Município, Edson Galdino, os vereadores Paulão e Tielo, proprietários de áreas da região e moradores dos bairros.

Na oportunidade, os presentes assistiram uma apresentação sobre o pacote de melhorias das Obras do Eixo Leste que foi explanada pelo secretário Emerson Santana Bento e consiste na ligação da Rua Humberto de Alencar Castelo Branco com a Estrada da Graciosa, a ligação dos bairros Pineville e Jardim Karla, as obras de pavimentação da Rua Marechal Floriano Peixoto e revitalização da Avenida Getúlio Vargas para formação de um binário e a construção do Complexo Esportivo e Cultural do Privê.



Além da pavimentação, as obras envolvem os trabalhos de drenagem, melhorias na mobilidade urbana, acessibilidade, rotas cicloviárias, melhorias na sinalização, criação de vagas de estacionamento, a construção de uma ponte, arborização, iluminação pública que passará a ser com lâmpadas de led, espaços para prática de esporte, recreação e equipamentos acessíveis, entre outros pontos. Com a concretização do projeto, a região ganhará novas opções viárias, áreas residenciais e industriais.

O secretário de Urbanismo, Emerson Bento, enfatizou que esta é uma ação que trata de desenvolvimento, investimento e inúmeros benefícios para a região. “No plano de governo, pensamos em trazer para estes vazios urbanos, diretrizes viárias, pensando em cada região da cidade. Por isso, conversamos com os proprietários destas áreas, futuros empreendedores, que o poder público desenvolverá projetos. Afinal, quando há o desenvolvimento urbano, o desenvolvimento econômico vem junto. Se construirmos uma avenida, os moradores e os empreendedores locais trarão investimento para esta região, gerando emprego, renda e sustentabilidade”, explicou o secretário.

A importância desta obra para os bairros e para os moradores foi abordada pela vice-prefeita Rosa Maria. “Esse eixo de desenvolvimento irá trazer muito mais qualidade de vida, sem contar que com a mobilidade urbana a obra facilitará a vida da população, trazendo de fato o desenvolvimento pleno para esta região do Jardim Amélia e Planta Karla. Para nós da gestão pública é uma grande satisfação e alegria apresentar este projeto para a comunidade, especialmente, porque comemoramos os 30 anos de Pinhais”, disse Rosa Maria.

Ao final da reunião a prefeita Marli Paulino assinou autorização para licitação da contratação do projeto executivo da Rua Humberto de Alencar Castelo Branco e destacou o valor da ação para os moradores. “Esse projeto que apresentamos para a população trará grande desenvolvimento para a região, sendo que é mais uma ação do nosso plano de governo. As obras são relevantes, pois as ligações da Rua Humberto de Alencar Castelo Branco com a Estrada da Graciosa e dos bairros Jardim Amélia com o Pineville trarão desenvolvimento e investimentos para a comunidade desta região”, afirmou Marli.


fonte: PREFEITURA DE PINHAIS

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Prefeitura conclui entrega de 331 lotes urbanizados do Residencial Jequitibá



A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), finalizou a fase de entrega dos lotes urbanizados do Residencial Jequitibá, novo bairro da região norte que comportará 331 unidades habitacionais para famílias em vulnerabilidade social. Ontem (30), a Cohab-LD entregou oficialmente os últimos 131 Termos de Ocupação Provisória lotes remanescentes do empreendimento, em evento realizado na sede da entidade social Centro Esperança por Amor Social (Cepas).

O presidente da Cohab-LD, Luiz Cândido de Oliveira, e sua equipe técnica e social, participaram da entrega às famílias, momento que também contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Habitação de Londrina, Charles Freitas, e da vereadora Mara Boca Aberta.

Dotado de infraestrutura urbana completa, o Residencial Jequitibá foi construído do “zero” pela Prefeitura na abrangência do Jardim São Jorge, Residencial Horizonte II e do assentamento Aparecidinha/Bom Jesus, na área norte. O investimento total foi de mais de R$ 5 milhões, com recursos próprios da Cohab-LD.

Em um terreno com quase 115 mil m² de área, o bairro possui redes de drenagem, esgoto e água, asfalto, iluminação pública e acessibilidade, proporcionando ambiente adequado para a instalação de casa própria em espaço com conforto, qualidade de vida e segurança.

Para o presidente da Cohab-LD, Luiz Cândido de Oliveira, o êxito na construção do empreendimento e na entrega dos 331 lotes é uma grande conquista para centenas de famílias que passarão a residir neste novo bairro. “Estamos muito empolgados e comemorando os resultados obtidos até agora. Já existem famílias que iniciaram as obras de suas novas moradias, e a Cohab-LD tem prestado suporte e acompanhamento com assistência técnica a essas pessoas. Para isso, há engenheiros e arquitetos aptos a orientá-las, o que inclui o fornecimento do projeto para que as residências sejam construídas em conformidade com a legislação municipal”, ressaltou.

Ainda segundo Oliveira, a cidade ganha mais um bairro que possibilita, além das moradias regularizadas em endereço oficial, o resgate da dignidade e cidadania de cada pessoa beneficiada pelo Programa de Lotes Urbanizados. “O Residencial Jequitibá é o primeiro loteamento implantado pela Prefeitura neste modelo de lotes urbanizados para famílias em vulnerabilidade. Grande parte do público atendido vive hoje em áreas sem condições adequadas de serem habitadas, muitas vezes em moradias improvisadas, insalubres e sem nenhuma garantia de posse. Portanto, foi uma imensa satisfação compartilhar com tantas famílias a felicidade proporcionada neste momento de entrega dos termos de ocupação”, acrescentou.

O Residencial Jequitibá conta com sistema de drenagem, rede de galerias pluviais, rede de água potável e de esgotamento sanitário, iluminação pública com sistema LED, pavimentação asfáltica e passeio público, arborização, sinalização viária, calçadas com piso tátil e rampas de acessibilidade, entre outros elementos.

Este empreendimento integra o Programa de Lotes Urbanizados e atende famílias com renda de até três salários-mínimos, cadastradas na Cohab-LD e que residem em área de risco localizada no entorno do empreendimento. Para adquirir os lotes, as famílias têm à disposição condições facilitadas de pagamento.

Os lotes estão sendo comercializados com valores entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, podendo ser financiados em até 30 anos, com parcelas mensais de R$ 150,00 a R$ 180,00 após o período de carência, que é de 12 meses.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Celebração do aniversário começa com bolo e cápsula do tempo



Curitiba completa hoje 329 anos e o primeiro presente que a capital e os curitibanos receberam nesta terça-feira (29/3) foi um dia ensolarado e bonito.

O cenário estava perfeito para comemorações ao ar livre e foi o que vereadores de Curitiba fizeram: interromperam a sessão e foram para fora do prédio para encontrar o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, secretários municipais e demais autoridades para cantar parabéns para cidade.

Família Folhas

Além do lançamento do programa Família Folhas, as celebrações do aniversário de Curitiba incluíram uma Aula Magna (abraço ao Marco Zero e lançamento do Guia Brincando com Curitiba), na Praça Tiradentes, missa do aniversário da cidade na Catedral Basílica de Curitiba e a Ópera de Curitiba - Evocação dos 329 anos de Curitiba, no Passeio Público.

A festa dos 329 anos na Câmara de Vereadores teve bolo de aniversário, enterro de cápsula do tempo e o hasteamento das bandeiras de Curitiba, do Paraná e do Brasil feito por Greca, pelo presidente da Câmara, Tico Kuzma, e pelo presidente do TJ-PR, José Laurindo de Souza Netto.

A Banda Lyra Curitibana executou o Hino Nacional, o Hino de Curitiba e o Parabéns Pra Você, que não poderia faltar para celebrar os 329 anos da capital.



Cápsula do tempo

As crianças da Escola Municipal Belmiro César e da Escola Atuação entregaram cartas sobre o que esperam para Curitiba para os próximos dez anos. O material foi entregue pelos estudantes Helena Moro e Vinícius Gomes, da Escola Atuação.

O prefeito e os vereadores também fizeram cartas e todas depositadas em uma cápsula do tempo que, depois de ser lacrada, foi enterrada nos jardins da Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma, falou sobre a simbologia do ato. "A vinda deles é o recado que nós precisamos dar neste momento: olhar para o futuro, reconstruir as nossas vidas, agora mais fortes," destacou.

Sem máscaras

O prefeito Rafael Greca celebrou o fato de Curitiba ter retirado a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. “Nós estamos com menos de mil casos de covid-19 e com 80% da população vacinada, de forma que acho que nós podemos sorrir para a vida”, comemorou Greca.

O prefeito disse que estava com coração repleto de alegrias com os 329 anos de Curitiba. “Pela primeira vez fazemos esta festa no lugar certo, porque no dia 29 de março de 1693 o capitão-mor, Gabriel de Lara, ouvindo o povo e liderado pelo capitão povoador, Mateus Leme, criou a Câmara Municipal de Curitiba, segundo o texto da época, toda ela composta por homens bons. Viva Curitiba dos homens bons e das mulheres valorosas, aqui simbolizadas pela secretária da Saúde, Márcia Huçulak”, lembrou o prefeito.

Sustentabilidade

O prefeito revelou que hoje Curitiba relança o programa do Família Folhas, que incentiva a separação do lixo reciclável.

“A Família Folhas cresceu e agora tem sete membros. Essa ideia de uma cidade inteligente, que busca a sustentabilidade, que quer usar a energia do sol, faz o mundo olhar para Curitiba”, citou Greca.

O prefeito também lembrou que a capital faz parte do grupo C40, que reúne as cidades resilientes de todo mundo que implantam programas e ações contra o aquecimento global. “Nós somos a cidade inteligente que busca a inovação como programa permanente de governo”, disse.

Muitos países em Curitiba

O prefeito também lembrou os horrores da guerra na Ucrânia, que causa apreensão em todo mundo, especialmente nos descendentes de ucranianos espalhados pelo mundo, inclusive em Curitiba.

“Nós somos uma cidade que busca superar as dificuldades, superar os horrores de um mundo imerso na insanidade da guerra, superar todos os desafios que se apresentaram desde os primeiros tempos quando nossos avós imigrantes chegaram aqui. Portugueses, negros, índios, italianos, alemães, japoneses, ucranianos... Uma salva de palmas para os ucranianos pela resistência”, discursou Greca.

O prefeito também lembrou os povos árabes, judeus, coreanos na formação de Curitiba.

“Nós temos aqui gente do mundo todo. Nós somos uma rua que passa por vários países. E essa rua guarda Curitiba em seu coração”, disse.

O prefeito também se encontrou com o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro de Lazari, na Praça Eufrásio Correia. Greca citou que a Suíça está trazendo uma delegação de empresas investidoras para o Vale do Pinhão. “Temos muito prazer na cooperação em inovação com a Suíça”, disse o prefeito.

Presenças

Participaram do evento os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação), Carlos Eduardo Pijak Júnior (Esporte, Lazer e Juventude), Luiz Fernando Jamur (Governo e Ippuc), Cristiano Hotz (Planejamento, Finanças e Orçamento), Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação), Cinthia Genguini (Comunicação Social), Ana Cristina de Castro (Fundação Cultural de Curitiba), Márcia Huçulak (Saúde) e Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da RMC); Francisco Assis (chefe de Gabinete do Prefeito); tenente-coronel Fernando Klemps (Bptran); vereadores de Curitiba; os administradores regionais Janaína Lopes Gehr (Boa Vista), Rafaela Lupion (Matriz), Raphael Keiji Assahida (CIC), Gerson Gunha (Portão), Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo), Reinaldo Boaron (Pinheirinho) e Marcelo Ferraz (Tatuquara); e os assessores de Lucas Navarro de Souza (Articulação Política), Cibele Fernandes Dias (Gabinete do Prefeito) e Rodolpho Zannin Feijó (Relações Internacionais).


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA