O Museu Histórico Municipal (MHM) inicia na segunda-feira (07), o Projeto Piloto “Sapiência”. O Projeto pretende promover a interatividade com o acervo em exposição permanente no MHM, através de conteúdos os quais agregam informações sobre os objetos, utilizando para tal o recurso QR CODE.
O intuito do projeto é fomentar o conhecimento (sapiência) através de conteúdo extra permeando as informações que as fichas catalográficas não discorrem sobre o objeto, a personalidade, a localidade, a história, entre outros.
TEM TELEGRAM? ENTRE EM
NOSSO CANAL!!!
Nesse sentido a técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, comenta: “O Projeto tem a missão não só de promover a visibilidade do acervo, mas possibilitar a acessibilidade e a inclusão a partir da tecnologia do QR CODE”. Ela complementa: “Essa iniciativa partiu da necessidade de contemplar o público visitante que carece de tecnologia assistiva para interagir na visitação”.
Adriana afirma que os espaços físicos públicos, precisam de acessibilidade física; como rampas, elevadores, pisos táteis, entre outras adaptações. Porém precisam também se adaptarem e estarem preparados no quesito acessibilidade/interatividade para com o visitante. Para isso, cada etapa do projeto piloto Sapiência irá trabalhar no desenvolvimento e na adaptação de processos interativos para que seja possível de contemplar e promover uma visitação prazerosa e repleta de conhecimento ao público frequentador do espaço museológico.
Para Adriana, o projeto piloto serve para possibilitar um aprendizado para que todas as etapas sejam passíveis de testes e aperfeiçoamentos, promovendo melhorias, para somente depois ser implementado definitivamente de forma que contemple os objetivos iniciais.
FONTE: PREFEITURA DE TELÊMACO BORBA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???