Fortaleza convida Curitiba para trabalho conjunto de planejamento



Curitiba e Fortaleza pretendem formatar uma cooperação técnica para a colaboração mútua de planejamento e projetos entre as capitais. A intenção foi manifestada, nesta terça-feira (15/2), pelo vice-prefeito da capital cearense e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista, em reunião com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

“Percebemos que o momento é oportuno para buscarmos conhecimento nas cidades que têm larga experiência em planejamento urbano, como é o caso de Curitiba, considerada uma referência no assunto. Fortaleza tem um Plano Diretor, elaborado em 2009, e que agora está em fase de revisão. A ideia em propor o intercâmbio é unir esforços e promover a troca de experiências’’, explicou o vice-prefeito de Fortaleza.

No Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Pimentel acompanhou a reunião que fechou a visita técnica de dois dias de representantes do Iplanfor à capital paranaense.

“Curitiba e o Ippuc estão de portas abertas. O modelo de intercâmbio é muito bem-vindo porque acreditamos no pensamento multiplicado e no fortalecimento de parcerias”, assegurou o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

O vice-prefeito de Curitiba destacou os projetos em curso na cidade, como a construção do Bairro Novo do Caximba, a Linha Direta Inter 2 e o Ligeirão Leste-Oeste, que podem servir de inspiração para as soluções nos setores de habitação social, sustentabilidade e transporte de massa orientados à eletromobilidade.

Plano de trabalho

Para que o compromisso seja firmado, as áreas de interesse serão identificadas e contempladas em um plano de trabalho, que deve ser elaborado no prazo estimado de dois meses, segundo indicou Batista.

Nesta semana, na segunda e terça-feiras (14 e 15/2), técnicos do Iplanfor receberam informações sobre o funcionamento do Ippuc, dos processos que envolvem o planejamento e os projetos e realizaram visitas a campo, em que conheceram o funcionamento do transporte, e a proposta dos parques da cidade.

Élcio Batista esteve em Curitiba acompanhado de Janayde Gonçalves, diretora de Integração e Articulação de Políticas Públicas do Iplanfor; Elis Teixeira, diretora do Observatório de Fortaleza; Pedro Esdras, diretor de Planejamento do Iplanfor, e Larissa Menescal, analista da Diretoria de Planejamento do Iplanfor.



FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???