Joaquim Távora presente em concurso nacional de beleza

 


A jovem modelo de Joaquim Távora Maria Isabel, 22 anos, está representando o Estado do Paraná no Miss Brasil Continente 2021. A final está marcada para o próximo dia 05 de dezembro na praia de Muro Alto, próximo da cidade de Recife (PE).

Uma das etapas é o maior número de curtidas na página oficial do evento que auxilia na pontuação (ENTRE NO LINK). Segundo os organizadores, esta é uma forma da pessoa poder votar apenas uma vez numa candidata e evitar fraudes.

Em seu curriculum ela tem o Miss Joaquim Távora Model’s Secret 19, Princesa Miss Paraná Model’s Secret 19 e Rainha do Município de Joaquim Távora 2018.

Retomada da Feira da Lua em Sertaneja é sucesso

 


A retomada da Feira da Lua em Sertaneja foi um verdadeiro sucesso. Ela aconteceu na última sexta-feira, 26 de novembro, na Praça Municipal e contou com uma grande presença da população.



Aproximadamente 15 feirantes puderam comercializar seus produtos em espaços abertos com uma variedade de alimentos (doces, massas, salgados, pastéis, churrasquinho) e bebidas. Além disso, o grupo de pagode 1QA+ e Cassiano Paes levaram som as pessoas presentes.



A Feira da Lua é realizada por comerciantes locais, com o total apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores. Com o passar do tempo, a atividade se transformou em uma ferramenta importante para que produtores, comerciantes, artesãos e artistas pudessem expor os trabalhos pra aumentar seus rendimentos.



O evento acontece em praça pública defende o conceito de evento familiar, ambiente aconchegante e shows diversificados. Segundo os organizadores, todos os protocolos exigidos pelas autoridades em saúde foram cumpridos. O uso de máscara continua obrigatório. No dia 14 de dezembro acontecerá uma Feira da Lua especial devido ao aniversário do município.



NATAL 2021

 


Com a chegada do final de ano nada mais especial que agradecer seus amigos, clientes e parceiros.

 

O Blog do Marcos Júnior apresenta as “MENSAGENS DE NATAL 2021” que foram produzidas pelo nosso veículo de comunicação e leva a cada um seu agradecimento e fala de carinho para os amigos!!


MENSAGENS DE NATAL: (CLIQUE NO NOME PARA ABRIR)




























PlanificaSUS propõe educação permanente em saúde pública no Norte Pioneiro

 


O Programa PlanificaSUS foi assinado na última semana por todos os municípios pertencentes a 19ª Regional de Saúde. Em evento realizado na cidade de Tomazina a ação visa desenvolver competências, habilidades, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária.



“Quero agradecer a todos os prefeitos que assinaram o convênio para participar desta ação importante. Todos os municípios de nossa regional estão incluídos. Um marco importante”, comemora o diretor da 19ª Regional de Saúde Marcelo Nascimento.

Nesta 1ª etapa, realizada na Escola de Saúde do Paraná, foi possível fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde, além de mostrar aos participantes a importância da integração das equipes que atuam nos serviços de APS, Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

O PlanificaSUS foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS). É composto por etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais.

Marcelo Nascimento ainda explica que a metodologia do projeto PlanificaSUS Paraná se baseia na utilização de práticas problematizadoras que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos e propõe o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua.



















Tomazina é o 6º melhor indicador de saúde no Paraná

 


O município de Tomazina tem muito que comemorar no ano de 2021 na área da Saúde Pública. Um levantamento demonstrado na última semana apontou a cidade como a 6ª melhor no índice de saúde entre os 399 municípios do Estado (ficando com uma nota de 9,13).



Na última semana o município foi palco da assinatura regional do Programa Planifica SUS, um serviço que irá melhorar a qualidade nos serviços de atendimento à população. “Não é por acaso que foi escolhida Tomazina para ser sede deste evento. Os indicadores aqui são exemplo e destacados em todo o Estado”, comenta o diretor da 19ª Regional de Saúde Marcelo Nascimento.



O prefeito Flávio Zanrosso explica que os índices são bons e uma estrutura completa da atenção primária. “A projeção com esse programa é que nossos indicadores possam melhorar ainda mais. Agradeço ao Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde e também a 19ª Regional pela iniciativa. Também a todos os colaboradores dos setores que diariamente lutam para levar uma saúde de qualidade para nossa população de Tomazina”, finaliza Flávio Zanrosso.

Alunos do Colégio Luiz Setti realiza pesquisa sobre o Setembro Amarelo

 


Os alunos do Colégio Estadual Luiz Setti em Jacarezinho realizaram durante todo uma pesquisa durante o “Setembro Amarelo”. O mês é considerado um símbolo para a prevenção contra o suicídio.

Orientados pela professora Valdirene Barboza de Araújo Batista eles tiveram 389 alunos participantes. Sendo que 85% conhecem a campanha e 50% alegaram já ter ouvido notícias sobre suicídio. Os estudantes com idade entre 14 e 17 anos foram, de acordo com as respostas dadas, os que mais ouviram falar sobre o tema, inclusive, tendo o fato ocorrido entre familiares.

A pesquisa revelou que cerca de 50% dos entrevistados já pensaram em cometer suicídio em algum momento da vida.  Essa ocorrência é gradativa, sendo 35% entre alunos de 10 a 13 anos, 40% entre os de 14 a 17 anos e de 50% entre os estudantes com idade acima de 18 anos. Portanto, esse desejo acompanha o aumento da idade. O bullying é o principal desencadear de sintomas de ansiedade e de depressão nos estudantes (48%), seguido por traumas (45%) e a cobrança familiar (39%).

Para os alunos com idade acima de 18 anos, o que mais pesa são traumas (68%), seguido pelo bullying (46%), cobranças familiares (44%) e relações interpessoais (42%). Os estudantes de 14 a 17 anos são mais antigos pelo bullying (56%), cobranças familiares (54%) e traumas (51%). Já os alunos com idade entre 10 e 13 anos disseram que o bullying (39%) e os traumas (32%) são os principais desencadeadores de depressão e ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o principal motivo para uma pessoa tirar a própria vida é a depressão. Em nossa pesquisa, 20% dos alunos de 10 a 15 anos alegam sofrer dessa doença mental, sendo que 18% dos que têm idade entre 14 a 17 e mais de 36% dos estudantes com mais de 18 anos disseram ter depressão. Já ansiedade atinge os alunos de forma gradativa, sendo: 32% entre os alunos de 10 a 13, 42% na faixa etária de 14 a 17 anos e mais de 48% de estudantes com mais 18 anos.

O vereador Luiz Sérgio Marques de Moraes, o Serginho Marques, parabenizou o trabalho desenvolvido pela professora. “Quero destaca que é um tema muito importante em ser tratado. Pois o Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção para auxiliar na redução do número de situações”, finaliza.

Pinhais sedia Exposições de Motorhome e Camping



No começo do mês de dezembro, Pinhais vai sediar dois eventos que são atrativos para campistas e caravanistas, públicos que adoram viajar e são apaixonados por este estilo de vida. O município sedia a 5ª Expo Motorhome, entre os dias 9 e 12 de dezembro, no Expotrade, e em conjunto com a feira acontece a Expo Camping, entre os dias de 3 a 12 de dezembro.

A Expo Motorhome foi criada em 2016 e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e crescimento do setor. No evento, empresas que fabricam e comercializam motorhomes, peças, acessórios, móveis, equipamentos elétricos e hidráulicos, entre outros, divulgarão seus produtos. Segundo os organizadores, já há 77 estandes comercializados no evento que é considerado como a maior feira do segmento da América Latina.

Já o ExpoCamping estará em um terreno localizado entre as ruas Transpalmital, Salgado Filho e Jacarezinho, local próximo ao Expotrade. A exposição tem previsão de contar com 600 motorhomes acampados no terreno que recebeu uma grande estrutura para comportar os veículos e atender os participantes. Segundo os organizadores, a expectativa é que os dois eventos recebam mais de 10 mil pessoas durante os dias de promoção.

Além de incentivar e mostrar aos visitantes um pouco sobre o campismo e o caravanismo, as exposições têm o objetivo de divulgar esta cultura que tem crescido no país e a realizar negócios no setor.

Para mais informações e detalhes sobre a compra dos ingressos, acesse: www.expomotorhome.com

Serviço

5ª Expo Motorhome

Data: 9 a 12 de dezembro

Local: Expotrade Pinhais (Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10.454 – Jardim Amélia)

 

Expo Camping

Data: 3 a 12 de dezembro

Local: Terreno localizado entre as ruas Transpalmital, Salgado Filho e Jacarezinho



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS


Prefeitura avança com obras de pavimentação na Vila Izabel

 


A Prefeitura de Ponta Grossa avança com obras na Vila Izabel, no bairro Boa Vista, na ligação com a Vila Palmeirinha, no Bairro Nova Rússia. Mais de R$ 960 mil serão investidos, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), do Governo Federal, na pavimentação de ruas e construção de duas galerias celulares, que fazem a união das vias sobre um córrego, onde anteriormente tinham apenas pontilhões de madeira.  

A prefeita Elizabeth Schmidt entende que além da comodidade, a obra trará mais segurança para os moradores que utilizavam os pontilhões sobre o córrego. “Estamos atendendo uma reivindicação dos moradores, que impactará tanto em mais segurança, como em melhor trafegabilidade para os veículos, e ainda em qualidade de vida, em virtude de acabar com a poeira em importantes vias da Vila Izabel”, disse a prefeita. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (SMIP), a obra compreende cerca de 430 metros lineares de obras de pavimentação asfáltica em quatro quadras: na Rua Arapongas, no trecho da Rua João Rabelo Coutinho com o córrego; na Rua Athaide Ferreira Menezes, no trecho da Rua Arapongas com a Rua Maringá; e na Rua Maringá, no trecho da Rua Athaide Ferreira Menezes com o córrego.
O secretário da Pasta, Celso Sant Anna, conta que as duas galerias celulares sobre o córrego estão prontas, tanto na Rua Maringá, como na Rua Arapongas. “Antigamente os moradores contavam com acessos precários, apenas para pedestres, agora com esta obra, possibilitará o transito também de veículos, melhorando a trafegabilidade da região”, comenta.
Sant Anna relata que com as galerias finalizadas, a obra está 45% concluída. “Além disso, 95% da drenagem estão finalizadas e teve início os serviços de terraplanagem e do reforço do subleito”, finaliza o secretário.


FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA

Michele Caputo destaca aprovação do piso nacional da enfermagem



O deputado Michele Caputo (PSDB) disse nesta quinta-feira (25) que a aprovação pelo Senado do piso salarial aos profissionais de enfermagem é um avanço na valorização da categoria que considera “imprescindível na proteção da vida – o que foi evidenciado durante a pandemia”. “Todas as homenagens aos milhares de enfermeiras e enfermeiras são sempre bem vinda, mas o reconhecimento maior está num salário justo e digno”, disse.

A proposta aprovada institui o piso salarial do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e também da parteira – segue agora para votação na Câmara dos Deputados. O projeto inclui o piso salarial na lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Por iniciativa de Caputo, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou uma moção de apoio ao projeto de lei, que foi enviada ao Senado e à Câmara Federal. O tema também foi discutido em uma das reuniões da Frente Parlamentar do Coronavírus na Alep.

Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

No Paraná, 113.794 profissionais estão registrados no Conselho Federal de Enfermagem: 29.222 enfermeiros, 61.514 técnicos e 23.058 auxiliares. No Brasil, 2,4 milhões de profissionais de enfermagem – 85% são mulheres e mais de 53% são pretos e pardos. “A função dos profissionais de enfermagem é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos”.

A relatora do projeto, senadora Zenaide Maia (Pros-RN) acatou quatro emendas de plenário. Uma delas, da senadora Eliziane Gama (CDN-MA), estabelece o valor do piso para enfermeiros em R$ 4.750. O valor da proposta original era de R$ 7.315, enquanto outra emenda sugeria o valor de R$ 3.500. Zenaide optou pelo valor intermediário, por considerá-lo “bem razoável”.

Eliziane também apresentou outra emenda, acatada pela relatora, para assegurar a manutenção dos salários vigentes superiores ao piso, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado. Zenaide disse que é uma forma de garantir a irredutibilidade do salário.

A relatora também acatou uma emenda do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que sugeriu desmembrar as diversas instâncias de empregadores ou contratadores de enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, além de parteiras, para fazer distinção entre “celetistas” e estatutários públicos. Com base em uma sugestão dos senadores Lasier Martins (Podemos-RS) e Eliziane Gama, o texto passou a prever a correção anual do piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).


Fonte: Agência Senado

Foto: O deputado Michele Caputo (PSDB) e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Rita Franz.

Espetáculo de Ballet irá encantar Carlópolis em dezembro

 


O Clube Caravela em Carlópolis será palco no dia 10 de dezembro do 5º Espetáculo de Ballet. A apresentação acontecerá a partir das 19h30 e serão seguidas todas as regras de contingência devido a Pandemia.

A professora e diretora do Studio Bella's Lu de Joaquim Távora Luciana Vilas Boas explica que o público irá se emocionar com o trabalho realizado. “Preparem seus corações, levem um lencinho, pois a emoção estará garantida neste dia”, comenta.

Estudos indicam que a simples movimentação do corpo ao escutar uma música já é suficiente para liberar endorfina e dopamina, auxiliando o corpo a combater diversos transtornos psíquicos como a depressão, ansiedade generalizada e estresse, ou seja, o ballet traz benefícios tanto psicológicos quanto físicos a quem o pratica.



“Hoje em dia vemos muitas pessoas dando mais importância a saúde física do que a mental. Acontece que ambas exercem a mesma relevância na nossa vida: sem uma mente saudável, não temos um corpo saudável e vice-versa”, enfatiza a professora.

Ela explica que o projeto tem como princípio em sua didática o ato de encantar suas alunas, trabalhando de forma lúdica para que as bailarinas realmente se sintam num mundo encantado.



“O espetáculo traz consigo uma mensagem impactante para a vida de quem presenciar. Nunca foi sobre só dançar, mas sim sobre o que podemos aprender e visualizar através de um espetáculo onde o ballet é a atração principal”, finaliza a professora Luciana Vilas Boas.

Joaquim Távora poderá ter base do SAMU

 


O município de Joaquim Távora poderá ter nos próximos dias o início de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A informação foi repassada durante uma reunião na tarde da última sexta-feira, 26, entre o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP) Edimar Santos, o diretor do SAMU Kassiano Basso e o prefeito de Joaquim Távora Reginaldo Vilela.

“É muito importante essa descentralização da Saúde. O atendimento será mais rápido”, comenta Edimar Santos. Ele ainda contou que foram mais de 200 chamados no município somente neste ano, sendo que a ambulância básica precisa deslocar de Siqueira Campos ou Joaquim Távora.



O prefeito Reginaldo Vilela já demonstrou um local no Centro de Eventos que deverá ser instalada a base. Agora os procedimentos burocráticos serão realizados para que possa ser concretizada a ação.

Jogos da Juventude e Jogos Abertos reúnem 1,9 mil pessoas em Apucarana

 


As fase final dos Jogos da Juventude (JOJUPS) e dos Jogos Abertos (JAPS) ocorreram neste final de semana em Apucarana, no Vale do Ivaí. Os jogos contaram com a presença de mais de 1.900, participantes entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e organização. Foram 38 municípios presentes nos Jogos da Juventude e 45 nos Jogos Abertos. 

No total, cinco modalidades individuais foram disputadas: ciclismo, tênis de mesa, tênis, badminton e xadrez. Confira os resultados dos Jogos Abertos e dos Jogos da Juventude

O treinador e membro da comissão técnica da seleção brasileira de tênis de mesa (Sub-15 e sub-18), Jiro Willian Kumagai, disse que as competições ajudam na formação de jovens atletas.

"Para mim, que já competi e tive a oportunidade de ser campeão dos Jogos da Juventude, esta competição mostra a estes jovens o peso de carregar o nome do seu município e representá-lo. A gente que é técnico sabe o quão importante os jogos são para esta garotada. Ver eles se transformando em atletas de alto nível é muito gratificante”, afirmou o treinador.

“Tivemos mais uma rodada muito bem sucedida dos JAPS e JOJUPS, desta vez na cidade de Apucarana. Foram realizadas cinco modalidades, contando com participação muito grande da garotada. No próximo fim de semana finalizamos o ano da coordenação de Esporte de Rendimento com mais três modalidades”, afirmou o coordenador de Esporte de Rendimento da Superintendência, Emerson Venturini.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS 

Serviços sobre IPVA podem ser solicitados diretamente pela internet; saiba como acessar



A abertura de processo pelo e-Protocolo para pedidos relacionados ao IPVA, como isenção para PcD, síndrome de Down ou autista e de imunidades constitucionais, não é mais necessária. Agora os serviços poderão ser realizados todos pelo novo portal do IPVA. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (26) pela Receita Estadual do Paraná com objetivo de facilitar cada vez mais o sistema de acesso ao contribuinte. 

Pelo portal do IPVA na página da Secretaria de Estado da Fazenda o contribuinte tem acesso a diversos serviços como: pedidos de isenção/imunidade, parcelamento, emissão de guia de pagamento, regularização de débitos e revisão do valor venal. Ainda é possível realizar consultas de débitos dos veículos, consulta do Detran-PR, de parcelamentos e do valor venal, além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão. 

Segundo a chefe da Inspetoria Geral de Arrecadação, Suzane Dobjenski, é extremamente importante que o contribuinte saiba que ele não precisa agendar atendimento nas Agências da Receita. "Para diversos serviços ele nem precisa solicitar através do e-Protocolo, pode requerer diretamente no portal”, disse.  

O IPVA destina 50% para o município de emplacamento do veículo. Sua arrecadação é utilizada para custear os gastos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte. 

Para veículos adquiridos em anos anteriores a cobrança do imposto se inicia em janeiro de 2022 e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, podendo ser quitado à vista (com bonificação de 3%) ou em até cinco parcelas.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/AEN