Na última semana 154 animais foram esterilizados em Campina Grande do Sul em ação do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná, promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios.
Selecionados por meio dos tutores cadastrados no CadÚnico, os cães e gatos sob a tutela dos protetores de animais do município, também passaram por uma avaliação veterinária por anamnese e exame físico geral, sendo avaliado se o animal estaria apto ao procedimento cirúrgico.
As cirurgias foram realizadas em veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, monitor multiparamétrico, e além da castração, os animais receberam micro chip e a medicação pós cirúrgica, sem nenhum custo para o tutor.
Segundo a Veterinária Girlene Jacob a castração é o método mais seguro e eficaz para controle populacional e prevenção de zoonoses. "A castração não só previne a gravidez, ela protege o animal. Por isso quando mais cedo o animal for castrado melhor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama, tumores de útero e nos machos o de próstata”.
Além de prevenir doenças, como câncer, outro objetivo do programa é evitar o controle desenfreado de nascimento de cães e gatos, o que pode provocar maus-tratos, como abandono dos animais.
Segundo o prefeito Bihl Zanetti, a ação que ocorreu no bairro Santa Rita de Cássia é muito importante e traz um olhar de maior atenção às políticas públicas que envolvem os projetos de bem-estar e proteção animal. O prefeito parabenizou o Governador Ratinho Júnior pela iniciativa de realização do programa em todo o Estado e agradeceu a presença do médico veterinário e assessor técnico da Sedest, Rodrigo Nascimento, que esteve à frente dos trabalhos durante os atendimentos.
Fotos: Diego Tiller/PMCGS
0 Comments:
O que você achou desta matéria???