Clínica de Odontologia da UENP atende pacientes de 22 municípios do Norte Pioneiro



Além do ensino prático para os acadêmicos, a Clínica de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, desempenha um trabalho de extensão. Por mês, a clínica realiza, em média, 1.500 atendimentos a pacientes de Jacarezinho e dos outros 21 municípios que compõe a 19ª Regional de Saúde do Estado.

São procedimentos e atendimentos básicos como restauração, tratamento de canal, implantes, próteses, cirurgias, exodontias, cirurgias pré-protéticas, raspagem e limpeza, além de exames radiográficos e coletas de biópsia. Todos os atendimentos são gratuitos.

O espaço conta, também, com atendimento infantil, buscando especialmente orientar pais e crianças sobre a prevenção da saúde bucal. “Na ala pediátrica, prezamos muito pela prevenção e educação. Ensinamos pais e crianças a maneira correta de escovar e cuidar dos dentes, por exemplo”, explicou o diretor da Clínica, professor João Lopes Toledo Neto.

Dona Luciana Marques da Silva, que trabalha como doméstica, procurou tratamento de um dente quebrado. Ela ressaltou a importância do atendimento gratuito pela universidade. “Estava com um dente quebrado, doendo faz muito tempo. Já está marcado para a próxima vez eu fazer canal. É uma benção, porque não tenho condições financeiras de ir em um dentista particular”, disse.



Segundo o diretor da Clínica, os acadêmicos atuam do terceiro ao quinto ano letivo. O serviço é prestado aos pacientes de maneira integral pelos alunos do curso de Odontologia, sempre com auxílio de um professor, a cada quatro boxes de atendimento.

“Nos cursos da área da saúde temos a prática como base da aprendizagem. É importante o conhecimento teórico, mas o dentista precisa ter habilidade manual. Antes de entrarem no mercado de trabalho, eles têm a experiência prática aqui. E quando encontram alguma dificuldade, podem contar com o auxílio dos professores experientes que irão ajudá-los a melhorar”, ressaltou João Neto.

A cozinheira Silvana Bonifácio aprovou o atendimento dos alunos e destacou a importância do aprendizado. “É um excelente trabalho desde a recepção até o atendimento dos alunos, que eu já considero dentistas. Eles são excelentes, tratam a gente muito bem. Um tratamento dentário é tão caro e o trabalho aqui da Clínica ajuda a gente, que é mais carente, e também ajuda os estudantes a se formarem bons profissionais. É bom para todo mundo”, disse.



CONFIANÇA  Isabella de Carvalho Vazquez, acadêmica do 4ª ano de Odontologia, destaca que a presença dos professores durante a prática é fundamental para o processo de formação, além de ajudar a desenvolver confiança na realização dos procedimentos.

“Temos o respaldo dos professores. Eles sempre estão nos auxiliando e tirando dúvidas. É um aprendizado diário, em cada novo caso que atendemos, por mais que seja um procedimento que já fizemos cem vezes, sempre vai ter uma coisinha diferente. Aprendemos muito e conseguimos ter uma experiência que lá fora vai nos ajudar a ser melhores profissionais”, destacou Isabella.

Para a aluna do 4º ano do curso de Odontologia da UENP, Caren Cancelier de Carvalho, o atendimento realizado na Clínica contribui para melhorar a condição de saúde bucal na região.

“Aqui conseguimos melhorar a saúde bucal da população carente, que muitas vezes não tem condições de ter esse atendimento. Com isso, podemos intensificar a melhora da saúde em Jacarezinho e na região, porque as UBS prestam atendimento odontológico, mas não conseguem abranger toda a população. Então aqui damos um reforço muito bom”, acentuou Caren.

AGENDAMENTO  Para agendar atendimento é preciso entrar em contato pelo telefone (43) 3525-5162 ou WhatsApp (43) 99142-8661. Os interessados também podem se dirigir até o prédio da Clínica que fica no prolongamento da Av. Pedro Coelho Miranda, s/n, no Jardim Panorama (ao lado do Instituto Federal do Paraná), em Jacarezinho.

Os moradores da região podem, ainda, procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UENP está integrado à 19ª Regional de Saúde.

PANDEMIA – Segundo o diretor do CCS, Fabrício José Jassi, os atendimentos precisaram ser reduzidos por conta da pandemia. “A pandemia interfere em nossos atendimentos, desde a quantidade de pacientes que podemos atender, até o número de alunos que podem estar na Clínica. Quanto aos boxes, temos 40 unidades em uma Clínica, mas estamos utilizando 20 para haver distanciamento”, destacou.

Neste momento, os cuidados durante o atendimento devem ser redobrados. “Está sendo executado o planejamento de prevenção contra a infecção da Covid-19. Há o processo de desinfecção dos boxes a cada paciente e a Clínica em geral está sendo desinfetada”, comentou o diretor da Clínica, João Neto.

Mesmo com o processo de vacinação da população em andamento, as medidas de prevenção devem ser mantidas. “Quem entrou em contato com pessoas infectadas ou apresentou sintomas gripais deve reagendar sua consulta. Pedimos aos pacientes que sentem-se nos espaços indicados com o distanciamento indicado, que não retirem a sua máscara, evitem tocar sob superfícies e que somente retirem a máscara na hora do atendimento. É preciso que cada um faça sua parte, tanto os pacientes, os professores e os alunos que estão atendendo”, recomendou o professor Neto.

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