Melhorias em Estradas Rurais

 


O Departamento de Obras da Prefeitura de Conselheiro Mairinck finalizou recentemente a construção de um ‘mata-burro’ em uma estrada rural do município.

Ele serve para que os animais não saiam nas estradas principais, evitando acidentes. “Estamos preparando as nossas estradas para o retorno das aulas e manter a trafegabilidade para que os mairinquenses tenham mais segurança. Logo começaremos a empedrar as estradas não pavimentadas. Estamos aguardando a liberação da pedreira na qual já protocolamos o pedido de licença no Instituto Água e Terra”, finaliza o prefeito Alex Sandro.

Regional realiza capacitação com profissionais

 


A 19ª Regional de Saúde realizou nesta semana uma capacitação à assistência e manejo clínico dos casos suspeitos e confirmados pela COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. O Diretor Marcelo Nascimento explica que é muito importante estas ações. 

"É de extrema importância esta capacitação realizada pela Regional de Saúde com a atenção primária e vigilância epidemiológica dos municípios e representantes das ILPI para o adequado manejo clínico e assitência dos casos suspeitos e confirmados de Covid 19 nas instituições. Podendo, dessa forma, superar as fragilidades verificadas nas visitas in loco realizadas pela Regional”, finaliza Marcelo Nascimento.




Michele Caputo destaca estudo que mostra eficácia da coronavac para crianças e adolescentes



O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar sobre o Coronavírus, destacou nesta terça-feira, 29, o resultado do estudo que aponta a segurança e a eficiência da vacina CoronaVac adolescentes e crianças. "Estávamos esperando para logo um imunizante que proteja também as crianças, e ao que tudo indica a CoronaVac será esta vacina", disse em relação a pesquisa realizada por cientistas do laboratório Sinovac e publicada pela revista The Lancet.


"Essa é uma grande notícia, sinaliza uma série de retomadas com mais segurança a começar pelas aulas presenciais para todos. Espero que esse estudo seja concluído logo e que possamos conviver o mais próximo possível do que vivíamos antes da pandemia", completou.

O estudo aponta que após duas doses da vacina aplicadas em um intervalo de 28 dias, mais de 96% do grupo testado (552 crianças e adolescentes saudáveis de 3 a 17 anos) produziram anticorpos contra o Sars-CoV-2.

Resultado - 
Esse foi o resultado das fases 1 e 2 do ensaio clínico, no entanto, não foi avaliada a eficácia da vacina nesta faixa etária, já que essa conclusão só é obtida com estudos de fase 3, que verificam qual o nível de proteção contra casos graves, hospitalizações e mortes.

De acordo com o Butantan, os dados relativos ao estudo da CoronaVac em crianças e adolescentes já foram encaminhados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). "Os resultados indicam que a vacina é segura também para o público infantil e para os jovens. Com o avanço das pesquisas será possível muito em breve atestar a eficácia da CoronaVac nessa população específica", disse o presidente do Butantan, Dimas Covas.

"Os dados, portanto, indicam um ótimo perfil de segurança e bons títulos de anticorpos neutralizantes induzidos pelo imunizante, o que apoia um esquema vacinal de duas doses para estudos adicionais no grupo de crianças e adolescentes", disse o Butantan em nota.

Jacarezinho irá receber R$ 25 mil para Castração Animal

 


O município de Jacarezinho irá receber o valor de R$ 25 mil para o Programa de Castração Animal. O investimento foi disponibilizado através do deputado estadual Arilson Chiorato ao vereador Luiz Sérgio Marques de Moraes, o Serginho Marques, durante reunião na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira, 1.

"Quero agradecer ao deputado estadual Arilson Chiorato por atender este meu pedido que é de grande importância para a população que procura um auxílio para a castração de seu animal, mas não possui recurso financeiro para isto”, ressalta.

Ele ainda destaca que a ONG Bicharedo vem realizando um grande trabalho no atendimento dos animais em Jacarezinho. “Temos que parabenizar também as ações que estas pessoas realizam diariamente em prol dos animais que mais necessitam”, lembra.

Serginho e Arilson em recente conversa sobre a Emenda


O Blog do Marcos Junior conversou por telefone com o Secretário Municipal de Planejamento José Antônio Costa que explicou que em breve deverá ser formalizado o convênio para a realização desta castração animal e a forma como será atendido.

Participaram da entrega formal da Emenda Parlamentar o vereador Nilton Stein, a ex-prefeita Tina Toneti, os suplentes de vereadores Daiani Moraes, Carlão e Tetê e também a professora Selma Ambrósio.

Investimentos na Saúde Pública

 


O prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares esteve em Curitiba nesta semana juntamente com o Presidente da Santa Casa Dr. Nilton e o deputado estadual Mauro Moraes. Eles estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Saúde Beto Preto.

Em pauta estava ações e investimentos para a Santa Casa de Misericórdia, reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também a construção de uma nova UBS no bairro Aeroporto.

Programa de recuperação da malha viária chega a 600 quilômetros de asfalto novo



O programa de recuperação da malha viária de Curitiba, iniciado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, atingiu 600 quilômetros de asfalto novo implantados por todas as regiões da cidade. A consolidação da marca foi anunciada nesta terça-feira (29/6), como não poderia ser diferente, na obra de pavimentação que acontece na Rua das Carmelitas, no Boqueirão.

A intervenção, que foi vistoriada por Greca e pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, está em andamento em dois trechos da via. Nos 1.100 metros entre as ruas Coronel Luiz José dos Santos e Evaristo da Veiga e em outros 660 metros, entre as ruas Napoleão Laureano e José Hauer.

O prefeito ainda destacou que a Rua das Carmelitas faz a ligação entre os bairros Guabirotuba, Hauer e Boqueirão e que está no itinerário de cinco linhas de ônibus: Interbairros III, Iguape II, Canal Belém/Salgado Filho, São Francisco/Iguape e Iguape I. 

Do início da segunda gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, até hoje foram realizadas 1.168 ações de pavimentação em 1.002 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). 



Na Regional Boqueirão, onde está a Rua das Carmelitas, por exemplo, foram realizadas 85 obras de pavimentação em 68 ruas (há vias que passaram por mais de uma intervenção em trechos diferentes). Foram requalificados 45.707 metros de pavimento.

A obra da Rua das Carmelitas está sendo executada pelo processo de fresa e recape. O trabalho tem como finalidade a restauração da camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento. O resultado proporciona uma superfície de textura uniforme e com as condições iniciais de conforto e segurança da via pública.

FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Reunião sobre o Programa Municipal Nova Casa

 


A Secretária de Ações Públicas e Desenvolvimento Social de Santa Cecília do Pavão, Leizinha, se reuniu com o arquiteto Cesar Felipe e com o Engenheiro Felipe, nesta terça-feira, 29 de junho.

Em pauta o projeto de construção de unidades habitacionais no Bairro Fraternidade através do Programa "Nova Casa". O Programa Municipal Nova Casa é coordenado pela Secretaria de Ações Públicas e Desenvolvimento Social, em parceria com o Departamento de Obras.

Documento sobre o Pedágio é entregue na Assembleia Legislativa

 


Integrantes da Comissão Municipal do Pedágio em Jacarezinho estiveram em Curitiba nesta quarta-feira, 30, para entregar o relatório produzido durante a Audiência Pública realizada semana passada no município. Os vereadores Nilton Stein, José Roberto Souza de Assis (Betão da Curva), Dorival de Souza (Val), Luiz Sérgio Marques de Moraes (Serginho Marques) e Antônio Neves Neto entregaram o documento ao Presidente da Frente Parlamentar Estadual Arilson Chiorato e Secretário Luiz Cláudio Romanelli e Do Carmo.



Desde o início do mês de junho os vereadores Nilton Stein, Dorival de Souza, o Val, e Luiz Sérgio Marques de Moraes, o Serginho Marques, Representando: a ACIJA Walmir de Araújo, o Secretário Municipal de Planejamento José Antônio Costa, a Associação dos Moradores do Bairro Aeroporto Léo Eleodoro da Silveira (Léo do Aeroporto) e a Sociedade Civil Iraci Baggio debatem sobre a situação.



As tradicionais ‘carteirinhas’ que dão isenção do pedágio instalado na divisa entre São Paulo e Paraná irão deixar de valer. Esta informação foi repassada durante a Audiência Pública realizada por lideranças no município de Jacarezinho.

A situação das carteirinhas é concedida através de liminar devido a situação da instalação da Praça de Pedágio estar sendo questionada na Justiça. Com a nova concessão, o trecho será legalizado e os documentos perderão o valor de isenção.

Atualmente o município conta com uma das tarifas mais caras do Estado. O trecho sempre foi alvo de duras críticas e manifestações. No mês de novembro o atual modelo será encerrado para uma nova licitação.

O vereador Nilton Stein que é uma das lideranças à frente deste movimento municipal explicou que a iniciativa é somar forças. “Queremos apresentar dados municipais de como foi impactado os últimos anos nossa cidade. Além disto, com este novo modelo que está sendo apresentado também iremos apontar a situação que poderá atingir nossa cidade”, argumenta.

O vereador Luiz Sérgio Marques de Moraes, o Serginho Marques, também ressaltou seu ponto de vista. “É necessário que seja visto pelo menor preço e que as obras possam ser realizadas. Este modelo de outorga não leva nenhum benefício para a população”, lembra.

Para o vereador Dorival de Souza, o Val, é importante mais este debate com a comunidade jacarezinhense sobre esta situação que afeta o município de Jacarezinho por muitos anos. “Estamos pagando um preço alto por estradas não duplicadas”, ressalta. O vereador durante a Audiência destacou a necessidades das obras. "Precisamos de melhorias como trevo no Aeroporto, Monjolinho, Vila Rural e além da duplicação também as marginais", acrescenta.

Outro vereador que também apoia a iniciativa é José Roberto Souza de Assis, o Betão da Curva. Ele ressaltou que esteve na Audiência Pública feito no âmbito estadual em Cornélio Procópio também. “Temos que mostrar a realidade sobre como afeta este pedágio em nossa população”, lembra.

Uenp divulga programa cultural e busca parceria com a Prefeitura de Cornélio Procópio



O prefeito de Cornélio Procópio Amin Hannouche recebeu nesta quarta-feira (30) um grupo da Universidade Norte do Paraná (Uenp) ligado a atividades culturais. A visita deles foi para propor uma parceria de cooperação técnica com o município para um programa cultural voltado a atividades como eventos, projetos cursos de capacitação técnica para gestores e artistas, voltadas à comunidade interessada na cultura.

“O prefeito Amin, sempre muito acolhedor, mostrou-se bastante interessado e temos certeza que, através dessa parceria, vamos conseguir bastante êxito com isso”, disse James Rios, diretor de Cultura da Uenp, que liderou o grupo recepcionado pelo prefeito.

Um dos assuntos abordados foi sobre o Centro de Arte e Esporte Unificado - “Céu das Artes”, novo espaço que está sendo construído pela atual administração às margens do Lago São Luiz. O projeto tem por objetivo integrar no mesmo espaço, programas e atividades culturais, esportes e lazer, além da formação profissional para o mercado de trabalho.

“Um município que investe na arte e na cultura, é um município que pensa no povo. Nesta e em outras iniciativas do poder público, a universidade está à disposição para promoções conjuntas que possam ser executadas e estarem ao alcance da comunidade”, exemplificou Rios.

Adiantou que, através dessa parceria já firmada com o município, o grupo está trabalhando na organização da 7ª Mostra e Arte da Cultura Afro-brasileira. O evento está programado para novembro deste ano com participação de artistas da cidade. Será um evento online, gratuito e aberto para toda a comunidade. O diretor de Cultura do Município, Ademir Balera, também participou do encontro na prefeitura. (Comunicação/Prefeitura)

Projeto prevê distribuição gratuita de absorventes nas escolas e UBSs



Projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e outros seis parlamentares, aprovado nesta terça-feira, 29, pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas públicas e unidades básicas de saúde paranaenses.


Além de Romanelli, assinam a proposta as deputadas Cristina Silvestri (CDN), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSC) e Mara Lima (PSC) e os deputados Goura (PDT) e Boca Aberta Júnior (Pros). A proposta evita a evasão escolar das mulheres paranaenses durante o período menstrual.

Romanelli lembra que, com a proposta, o Paraná cria uma política pública sobre a pobreza menstrual, que promove a dignidade para muitas jovens que deixam as salas de aula todos os meses por conta da falta do uso de absorventes. Ele lembra ainda que, em maio deste ano, a campanha dignidade feminina arrecadou e distribuiu mais de 30 mil unidades de absorventes.

“Foi uma ação conjunta da Procuradoria Especial da Mulher que trabalha no combate à pobreza menstrual. Os absorventes arrecadados foram repassados às escolas estaduais, que mantêm estoques para doar a meninas em situações de vulnerabilidade”, explica Romanelli.

Após revitalização, Ginásio de Esportes Petezão volta a receber jogos com protocolos de segurança



O prefeito Dr. Antonely Carvalho participou da reabertura do Ginásio de Esportes Antônio dos Santos, o Petezão, na tarde do último sábado (26).  O ginásio foi reaberto para a pratica esportiva após a revitalização do piso, teto e redes de proteção. Também participaram do evento, o vice-prefeito Ulisses Mingote, os vereadores André Zaninetti, Cesar Augusto, Tadeu de Jesus e Samuel da Silva, o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, o professor Girlei Bueno Baby, colaboradores da secretaria e um representante de cada equipe de esportes.



Os trabalhos de revitalização da praça esportiva foram coordenados pelo secretário de Esportes, o professor Girlei Bueno Baby e contou com a colaboração dos parceiros do esporte em Ibaiti, José Aparecido Luiz (Shido) diretor do Ousadia Futsal e Cristiano dos Santos de Oliveira, gerente geral da empresa Cacique Materiais de Construção. A revitalização foi realizada pela Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos com o belíssimo trabalho realizado pelos pintores Moacir e Zezinho.



A cerimônia de reabertura seguiu os protocolos de segurança dos decretos estadual e municipal sem a presença de público. Após revitalização, o Ginásio de Esportes Petezão volta a receber jogos com horários agendados e apenas com os atletas usando máscaras e sem a presença de público.

Edição: Assessoria de Comunicação

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta quarta-feira



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta quarta-feira (30), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Os interessados poderão se inscrever na Página do Participante, até 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Os resultados finais das solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep, no dia 25 de junho, e estão disponíveis na Página do Participante.

Os interessados em fazer o Enem 2021 deverão realizar a inscrição no exame, isentos ou não. O Inep preparou um passo a passo para ajudar na inscrição. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br.

Provas

As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

Edição: Aécio Amado

Fonte: Agência Brasil

Região de Olarias recebe pavimentação em diversas ruas



Recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) possibilitam a retomada de diversas obras no bairro de Olarias. Além dos R$ 10 milhões investidos no Corredor Santana, os recursos em pavimentação de ruas desta região ultrapassam R$ 3,4 milhões em investimentos.

O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant Anna, comenta que na Vila Santana, serão investidos mais de R$ 250 mil na pavimentação da Rua Ribeirão Claro. Restando apenas 15% dos serviços de captação de águas pluviais, atualmente é realizado o reforço de subleito e sub-base, para a execução da base, para aplicação da capa asfáltica. “Esta via distribuirá melhor o tráfego na Vila Santana considerando o aumento no fluxo de veículos na região, por ser um acesso alternativo bairro-centro”, disse o secretário, comentando que a obra chegou a praticamente 30% da conclusão.
Já no Jardim Barreto, as obras contemplam a Rua Nelson Pereira Dias Júnior, trecho Rua Alfredo Hagemeyer com a Rua Barbara Stein; a Rua Hercílio Arnaldino Rosa, trecho da rua sem denominação com a Rua Ozualdo Delezuk; a Rua Bárbara Stein, trecho da Av. Eunice dos Reis com Rua Antonina Wroblewski Santos; a Rua Ozualdo Delezuk, trecho da Rua Hercílio Arnaldino Rosa com a Av. Eunice dos Reis; a Rua Tomáz Nogueira de Jesus, trecho da Rua Ivo Mendes Barreto com a Rua Antonina W. Santos; a Rua Bernardo Ferreira dos Santos, trecho da Rua Ivo M. Barreto com a Rua Antonina W. Santos; a Rua João Nunes, trecho da Rua Ivo M. Barreto com Rua Antonina W. Santos; e por fim uma rua sem denominação, trecho da Rua Hercílio Arnaldino Rosa com a Av. Eunice dos Reis.
Sant Anna avalia que esta é outra relevante obra de pavimentação nesta região. São mais de R$ 3 milhões de investimentos, em mais de dois quilômetros de asfalto. “Ao todo, estamos chegando a 50% da obra concluída. Já contamos com uma das ruas com 80% finalizada e outras que estão em fase avançada”, finaliza Sant Anna.

FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA

CISNORPI realiza acompanhamento multidisciplinar

 


O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) oferece o serviço com uma equipe multidisciplinar (cardiologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e enfermeiro) para acompanhar pessoas portadoras de hipertensão arterial e diabetes mellitus que sejam classificadas como de alto risco.

O projeto é uma parceria com todas as unidades de saúde com um cuidado compartilhado e a coordenação da Dra. Maria Carolina Magalhães Serra. Na última semana ela apresentou sobre o projeto aos Secretários Municipais de Saúde durante uma reunião da Comissão Integestores Bipartite (CIB).



Em novembro de 2020 foi apresentado o projeto durante a I Jornada Paranaense de Educação Permanente em Saúde. Na ocasião o tema apresentado foi “Readequação do atendimento aos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus durante o período da pandemia de COVID 19”.


Prefeitura fiscaliza obras do CREAS, das alças na Dez de Dezembro e do Oitão da Madre



Os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Marcelo Canhada e de Gestão Pública (SMGP), Fábio Cavazotti, visitaram três obras importantes para o desenvolvimento urbano de Londrina. Durante a manhã desta terça-feira (29), eles estiveram na obra conhecida como Oitão que está sendo construído na Avenida Madre Leônia Milito entre a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano e a PR-445; as alças de acesso na rua Bolívia à Avenida Dez de Dezembro e na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da região oeste de Londrina.

O CREAS Oeste é a obra mais avançada entre as vistoriadas hoje. Segundo o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, no momento, ela está 99% finalizada e deve ser entregue nos próximos dias. Resta apenas a conclusão da ligação de energia elétrica e de água, por parte da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar), e a instalação da placa de identificação visual por parte da Caixa Econômica Federal.



O também chamado CREAS II foi construído na Rua Saturno esquina com a Avenida Abélio Benatti, no Jardim do Sol. “Obra 99% finalizada, o que para nós é um motivo de alegria. Nesse estágio podemos ver a qualidade dela e atestar para a população que foi feita com capricho e preocupação com algo que tivesse durabilidade. A obra física está pronta. Estamos finalizando pequenos detalhes, para em questão de dias, fazermos a entrega para a população”, declarou o secretário.



O espaço será utilizado pela Assistência Social para garantir a efetividade dos direitos socioassistenciais, constituindo-o como referência para as famílias que vivem na região oeste da cidade. Assim, ele servirá para a qualificação dos serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que já são ofertados no município, além de estimular a participação dos usuários e aumentar o acompanhamento das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.

Av. Dez de Dezembro – Na sequência, os secretários municipais e os fiscais da Prefeitura de Londrina foram até a Avenida Dez de Dezembro para verificar o andamento dos serviços na construção das alças de acesso na avenida ligando com a Rua Bolívia, nas proximidades da Vila Brasil.

A Prefeitura de Londrina está fazendo uma rotatória com uma alça de acesso para as pessoas que vem da Avenida Dez de Dezembro no sentido Centro-Zona Sul. Eles poderão acessar a Avenida Duque de Caixas, pela Rua Peru e pela Rua Panamá, com mais segurança e agilidade, até chegarem na Rua Bolívia.

A intenção é que, na região do Aeroporto e do Jardim Califórnia, a população tenha uma alça de acesso com calçada e toda a estrutura de mobilidade urbana, principalmente para quem vem da Avenida Dez de Dezembro e pretende acessar a Avenida Santos Dumont.


Conta de luz mais cara: Aneel reajusta em 52% bandeira vermelha 2



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 29, o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos.

    Em junho, a bandeira tarifária já estava no nível 2, o mais caro. Mas a Aneel decidiu elevar em 52% o valor do patamar mais custoso.

    O reajuste ocorre em meio a crise nos reservatórios das hidrelétricas. A situação hídrica, fruto do pior período úmido em 91 anos na área das usinas, leva ao maior acionamento de termelétricas, mais caras, cujo custo incluído nas tarifas dos consumidores é coberto pelas bandeiras.

    Esse valor, no entanto, poderá ser ainda maior a partir de agosto. A Aneel decidiu que irá fazer um novo reajuste, no qual deverá aumentar os valores das sobretaxas mais uma vez. A tendência é que, no novo reajuste, o valor da bandeira vermelha 2 suba para próximo de R$ 11,50, o que seria uma alta superior a 80% em relação aos R$ 6,24 cobrados hoje.

    A revisão do valor das bandeiras para 2021/2022 coincidiu com as mais baixas afluências nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), relacionado a geração de energia hidrelétrica.

    O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, que proclamou o valor após aprovação da diretoria, lembrou durante audiência que a conta das bandeiras tarifárias já está deficitária em cerca de 1,5 bilhão de reais, defendendo o aumento do valor, assim como a maioria dos outros diretores.

    Ele comentou que "ninguém gosta de anunciar aumento de preços" e destacou que a Aneel tem feito um "trabalho intenso" para desonerar tarifa. Mas ponderou também a situação hídrica. O adiamento da decisão poderia tornar o cenário "muito desafiador", disse ele.


    FONTE: REVISTA EXAME

    Romanelli reforça importância da vacina contra a gripe



    O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) fez um apelo para que a população procure as unidades de saúde e faça a imunização contra a gripe. A vacinação foi liberada pelo governo estadual para todas as faixas etárias. “É mais uma proteção importante e todos que tem acima de seis meses de idade podem receber a vacina”, destaca Romanelli.

    Segundo o deputado, a gripe continua sendo uma preocupação do sistema de Saúde e tem sintomas muito semelhantes aos da Covid-19. “Estar imunizado contra a gripe protege a pessoa e ajuda inclusive o diagnóstico médico, principalmente neste momento de crescente contaminação pelo coronavírus”, alertou o deputado.

    BAIXA COBERTURA -
     De acordo com a Secretaria da Saúde, o Paraná registra baixos índices de cobertura da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até a última quinta-feira, a cobertura vacinal alcançou apenas 1.993.419 doses aplicadas. Ao todo, 4.479.320 pessoas deveriam ter sido imunizadas.

    Para atender a população em geral, as 22 Regionais de Saúde devem repassar orientações aos 399 municípios paranaenses para que iniciem ações e estratégias voltadas para atender a nova normativa de vacinação.

    Aprovada Lei da “Ficha Limpa” em Jacarezinho

     


    A Câmara Municipal de Jacarezinho aprovou na noite desta segunda-feira, 28, o Projeto de Lei do Legislativo 33/2021 que veda a nomeação de pessoas com a ficha suja para o cargo em comissão. A autoria é do vereador Dorival de Souza, o Val, e foi aprovado pelo plenário do Poder Legislativo.

    “O objetivo principal do projeto é o de assegurar que os cargos comissionados existentes no organograma dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, não sejam ocupados por pessoas consideradas Ficha Suja”, comenta Dorival de Souza.

    Em sua justificativa o vereador Val ressalta que é sabido que em todo o Brasil, parte dos ocupantes dos cargos comissionados existem em todas as esferas da Administração Pública, são ocupados por políticos que naquele momento não estão exercendo mandato, muito deles por não ter conseguido se candidatar devido à Lei da Ficha Limpa.

    “Se a pessoa está impedida de exercer mandato por ser considerado um ficha suja ou uma ficha suja, não faz sentido autorizar que o mesmo ou a mesma ocupe cargo de confiança na Administração Municipal”, finaliza o vereador Val.

    Pavimentação de ruas continuam a todo vapor



    A Prefeitura de Santana do Itararé, por meio da Secretaria de Obras, iniciou a operação tapa-buraco para melhorar as condições de tráfego nas ruas do município. Três ruas foram beneficiadas com fresa de asfalto.

    Essas obras fazem parte do programa da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, programa este que está intensificando as ações em todos os bairros para o desenvolvimento do município e melhoria na qualidade das construções que estão sendo feitas em toda a cidade.
    As obras de pavimentação e infraestrutura visam maior segurança e fluidez do trânsito, além de dar uma cara nova para a nossa cidade. Em breve mais ruas e estradas irão receber alguma benfeitoria, seguindo o planejamento de trabalho da Prefeitura.
    O prefeito Zé Izac e o vice prefeito Joaquim do Venerando tem acompanhado de perto o andamento da construção de calçadas e meios fios, esgotamento sanitário e pavimentação das ruas.

    Rubens Bueno ajuda a aprovar MP que simplifica abertura e funcionamento de empresas



    Para diminuir a burocracia que dificulta o ambiente de negócios no Brasil, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) votou a favor na última semana da Medida Provisória (MP 1040/21) que faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas. A matéria, aprovada pela Câmara, será enviada ao Senado.

     

    Uma das inovações é a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento para atividades consideradas de risco médio. Enquanto estados, Distrito Federal e municípios não enviarem suas classificações para uma rede integrada valerá a classificação federal.

     

    "É um passo inicial para nossa batalha de combate a burocracia. Outro desafio que temos pela frente é aprovar uma reforma tributária que simplifique o nosso sistema caótico de regras, situação que afasta investimentos internos e externos. Muitos empresários de outros países, ao se depararem com nosso sistema tributário, desistem de investir no Brasil", disse Rubens Bueno.

     

    Segundo o texto aprovado, em vez da validade indeterminada prevista no texto original, as licenças e alvarás serão válidos enquanto atendidas as condições e requisitos de sua emissão.

     

    Lista do comitê gestor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) classifica em médio risco, no âmbito federal, atividades como comércio atacadista de vários tipos de alimentos de origem vegetal e animal; hotéis; motéis; transporte de cargas de produtos não sujeitos à vigilância sanitária; educação infantil; ou atividades médicas sem procedimentos invasivos. A plataforma tecnológica da Redesim poderá abranger também produtos artesanais e obras de construção civil.

     

    Para ter acesso a essa licença, o empresário deverá assinar termo de ciência e responsabilidade legal quanto aos requisitos exigidos para o funcionamento e o exercício das atividades, como cumprimento de normas de segurança sanitária, ambiental e de prevenção contra incêndio.

     

    Todas essas mudanças deverão ser implantadas no prazo de adaptação de 60 dias dado aos órgãos e entidades envolvidos.

     

    Dispensa de exigências

     

    Para o processo de registro de empresários e pessoas jurídicas realizado pela Redesim, a MP também impede a exigência de dados ou informações que constem da base de dados do governo federal  e outras informações adicionais previstas por estados e municípios para a emissão das licenças e alvarás e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), único número a identificar a empresa perante todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

     

    A exceção é para as licenças ambientais, que continuam regidas pela legislação específica.

     

    Confira outras mudanças:

     

    - empresário poderá optar por usar o número do CNPJ como nome empresarial;

    - junta comercial não precisará mais arquivar contrato e suas alterações após escaneamento. Responsáveis e outros interessados terão 30 dias antes da destruição para retirar documentos;

    - acaba a proteção do nome comercial de empresa sem movimentação há dez anos;

    - procuração exigida pela junta comercial não precisará mais de reconhecimento de firma;

    - acaba com anuência prévia da Anvisa para patentes de produtos e processos farmacêuticos;

    - acaba com a possibilidade de o Poder Executivo estabelecer limites para a participação estrangeira em capital de prestadora de serviços de telecomunicações;

    - acaba com exigência de que transporte de mercadorias importadas por qualquer órgão da administração pública seja feito obrigatoriamente em navios de bandeira brasileira.

     

    Com informações da Agência Câmara