Avança na Câmara relatório de Lupion a projeto que torna hediondos os crimes contra crianças e adolescentes



Brasília – Para comemorar o Maio Laranja – que faz alusão à luta contra o abuso e exploração contra crianças e adolescentes –, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) aprovou, nesta segunda-feira (31), o relatório de Pedro Lupion (DEM-PR) ao PL 3492/19, que qualifica como crime hediondo o homicídio contra criança ou adolescente. O texto segue para o Plenário da Câmara.


A proposta conjunta, dos deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP), estabelece, também, causas de aumento de pena para crime de lesão corporal, inclui novas hipóteses de homicídio qualificado no rol de crimes hediondos e aumenta para 50 anos o tempo máximo do cumprimento de pena no sistema prisional.


Lupion propõe, em seu relatório, que não apenas crimes contra crianças e adolescentes sejam contemplados quando se tratar de alguém sob os cuidados, guarda ou vigilância de outra pessoa, mas “que se estendam para aqueles cometidos contra qualquer pessoa que se encontra nessas condições”.


O relator, inclusive, acatou sugestões de outros partidos, que gostariam de incluir “madrasta” e “padrasto” entre aqueles que podem ser afetados pelas elevações de pena, bem como aumentar a pena em quatro vezes se houver lesão decorrente de violência sexual e deixar claro que crimes cometidos por milícias também estarão nos tipos penais atingidos pela lei.


 “A vida é o bem jurídico mais importante e, por isso, não temos dúvida de que o homicídio qualificado deva estabelecer, em seu preceito secundário, as penas mais rigorosas do ordenamento jurídico”, afirma Lupion.


Crimes

O projeto ganhou ainda mais notoriedade após casos graves contra crianças, como o ocorrido com o dos meninos Rhuan Maycon e Henry Borel. Lupion reforça seu apoio a propostas que visem coibir crimes contra menores.

“Essa conduta realmente possui gravidade acentuada. A Constituição Federal é clara ao assentar que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, além de colocá-los a salvo de toda forma de violência, crueldade e opressão”.

ARTIGO: Sem aftosa, Paraná sobe de patamar



A certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que reconhece o Paraná como área livre da aftosa sem vacinação, merece todas as comemorações possíveis. Trata-se de uma conquista histórica, que vem sendo perseguida há décadas e que foi alcançada pela união de esforços do poder público e dos produtores.


O selo que qualidade que representa este reconhecimento coloca o Paraná em um novo patamar no mercado global de carnes, com possibilidade de disputar espaço entre os consumidores mais exigentes do Planeta e que pagam mais pela qualidade, como Japão, Coreia do Sul, União Europeia, Chile e México.


O resultado disso poderá, em breve, ser contado em bilhões de dólares em exportações e abertura de milhares de oportunidades de emprego e renda em diversas regiões do interior paranaense. Trata-se de um novo impulso para o agronegócio do Paraná, um setor que já é modelo para o Brasil e o mundo.


Num primeiro momento, o reconhecimento deverá gerar os primeiros impactos positivos no comércio de suínos e bovinos, mas é certo afirmar que o benefício alcançará a produção leiteira, a piscicultura e fortalecerá ainda mais a avicultura paranaense, que hoje é responsável por um terço da produção nacional e por 40,9% da exportação brasileira. Especialistas no mercado de carnes e produtores de suínos enxergam a possibilidade de dobrar a exportação a curto prazo.


Atualmente o Paraná responde por 22,3% da produção de carne do Brasil. Somando o frango, porco e o boi são aproximadamente 6 milhões de toneladas, conforme os números de 2020. O volume é expressivo, mas as carnes suína e bovina não tinham espaço para concorrer em quase um terço do mercado internacional em razão do status sanitário. Agora isso muda.


Temos muito a festejar, mas certamente aumentam as responsabilidades pela manutenção do novo status. Felizmente, o Paraná de hoje conta com uma estrutura adequada de fiscalização e estímulo à sanidade animal. A criação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), há uma década, possibilitou acelerar o processo de reconhecimento pela OIE.


De outra parte, o engajamento dos produtores, dos frigoríficos e das cooperativas teve papel fundamental nesta conquista. A febre aftosa não é registrada em nosso Estado desde 2006 em razão da seriedade com que a cadeia da proteína animal passou a tratar do assunto. É louvável o esforço para manter os rebanhos saudáveis. Entre 2007 e 2018 o índice de vacinação ficou acima de 96%, com picos de até 99%.


Hoje, o nosso Estado é o primeiro produtor de carne de frango do Brasil (33%) e segundo maior produtor de carne suína (21%). Além disso, é líder em piscicultura e fica na vice-liderança na produção de leite (13,6%) e ovos (9%). O rebanho bovino conta 9,3 milhões de cabeças, sendo que 2,5 milhões são matrizes de corte.


Todo este acervo faz com que as indústrias olhem o Paraná de forma diferenciada e programem novos investimentos no processamento da proteína animal. De acordo com informações do governo estadual, cerca de R$ 7,5 bilhões serão aplicados no Estado até 2030 para ampliar a industrialização de carnes e derivados.


O fato concreto é que o Paraná ganha destaque no mapa mundi do comércio internacional, e demonstra plena capacidade de avançar e de se modernizar quando há esforço conjunto para a melhoria das condições socioeconômicas. Que este exemplo de dedicação coletiva estimule novas iniciativas para que deixemos para as futuras gerações o legado de um Estado ainda mais próspero. 


Luiz Claudio Romanelli, advogado e especialista em gestão urbana, é deputado estadual e vice-presidente do PSB do Paraná.

Com apoio de Rubens Bueno, Câmara aprova manutenção dos recursos do Fust para a Educação



O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) votou a favor, na quarta-feira (26), a Medida Provisória 1018/20, que reduz encargos tributários para estações de internet por satélite. Numa luta do partido, foi garantida a manutenção dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) destinados à Educação. 

 

O Cidadania havia apresentado destaque nesse sentido na última quinta-feira (20), que por uma diferença pequena de votos não teve êxito (214 contra 254), mas os senadores alteram o texto como defendido pelo partido. 

 

"Com isso, os 18% dos recursos totais do Fust continuarão sendo destinados à Educação. O texto inicialmente aprovado pela Câmara previa a redução desse montante e prejudicava diversos projetos na área da educação, especialmente no que diz respeito ao acesso a internet e ao ensino digital. Felizmente conseguimos reverter isso e garantimos a manutenção dos recursos", destacou Rubens Bueno.



FONTE: ASSESSORIA

Assembleia fica com iluminação vermelha no Dia Internacional da Higiene Menstrual



No dia 28 de maio, data em que são celebrados os Dia Internacional da Higiene Menstrual e Dia Internacional da Dignidade Menstrual a Assembleia Legislativa do Paraná se iluminou de vermelho para fazer o alerta de um problema de saúde pública que afeta milhares de adolescentes.

Segundos dados do Unicef, no estudo A Pobreza Menstrual Vivenciada Pelas Meninas Brasileiras, 4 milhões de meninas não têm acesso a itens de cuidados menstruais nas escolas brasileiras e quase 200 mil alunas não tem as condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola, como acesso a água e sabonete, absorvente e banheiro. Números que aumentam conforme a situação social e racial.

Problema que impacta diretamente na autoestima dessas jovens e que causa um problema ainda maior, a evasão escolar. Estima-se que uma em cada quatro jovens falte às aulas por não ter condições de comprar absorvente.

Levantamentos indicam que no Paraná cerca de 374 mil adolescentes, em idade escolar, necessitam de absorventes. Em Curitiba, a estimativa é que aproximadamente 33.500 meninas precisam do produto.

Campanha – As deputadas estaduais e as esposas dos deputados sensibilizadas por esses números assustadores se uniram, através da Procuradoria da Mulher da Assembleia, ao Coletivo Igualdade Menstrual e desde o dia 17 de maio o Legislativo paranaense se tornou um posto de arrecadação de absorventes.

Já foram arrecadadas mais de 30 mil unidades de absorventes que serão entregues ao Coletivo para que faça a distribuição em escolas estaduais, que mantêm estoques de absorventes para doarem a meninas em situações de vulnerabilidade.

Política Pública - O tema pobreza menstrual vem sendo debatido com mais intensidade na Assembleia Legislativa desde 2019, quando começou a tramitar o projeto de lei 944/2019, que visa o fornecimento de absorventes descartáveis nas Escolas Públicas e Unidades Básicas de Saúde no Paraná.


FONTE: ALEP

“São necessárias obras em nosso município”, desabafa Betão sobre nova concessão do Pedágio

 


O vereador de Jacarezinho José Roberto Souza de Assis, o Betão da Curva, destacou nesta semana durante a sua fala na Sessão Ordinária da Câmara Municipal sobre a Audiência Pública referente ao Pedágio que aconteceu recentemente no município.

“É importante que nós jacarezinhense possamos ficar atentos. Pois é necessário obras para beneficiar nosso município. Como vias de acessos, pontes, trincheiras e os trevos de acessos”, argumenta.

Ele ainda ressalta que já é um grande passo o anúncio que a licitação será pelo menor preço. “A tarifa em nossa região é uma das mais caras do Paraná, se não for do Brasil”, argumenta.

Hospital de Tomazina recebe repasse extra para compra de respirador

 


O prefeito de Tomazina Flávio Zanrosso assinou na última semana um repasse extra de R$ 61 mil para o Hospital São Vicente de Paula. Juntamente com o provedor Daniel Saches foi destacado que já foram destinados de maneira extra R$ 111 mil nos últimos dias para a unidade hospitalar.

“O valor será utilizado para a aquisição de um respirador e quatro capacetes Elmo que irão auxiliar no tratamento de pacientes com COVID. Aproveito para parabenizar toda a equipe do Hospital que vem desenvolvendo um excelente trabalho”, ressalta.

O prefeito Flávio Zanrosso ainda explicou que a Prefeitura é responsável pelo pagamento de todos os médicos plantonistas.

Edimar Santos participa de posse da Confederação Nacional de Prefeitos



O vice-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão Edimar Santos e o Presidente e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller representando os 399 gestores do Estado, desejaram sucesso à nova diretora da CNM (Confederação Nacional de Municípios) para a gestão 2021-2024 e agradeceram ao ex-presidente Glademir Aroldi pelo seu trabalho. A CNM é a organização que representa as 5,5mil prefeituras brasileiras.  

“O Aroldi teve uma atuação brilhante à frente da CNM. Temos que fazer um agradecimento especial a ele pelo apoio à AMP e às organizações municipalistas, bem como pelo seu incansável trabalho em benefício dos municípios”, comentou Juninho, que integra o Conselho Político da CNM.

O presidente da AMP também desejou muito sucesso à nova Diretoria, que terá o ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS), Paulo Ziulkoski, como presidente. O prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos (ex-presidente da AMP), assumirá o cargo de 2º vice-presidente na nova Diretoria.     

“A AMP estará à disposição do presidente Paulo e de toda a Diretoria da CNM na defesa dos interesses dos municípios paranaenses e brasileiros. Desejamos sucesso a todos e todas para liderar o grande movimento de recuperação dos municípios nestes tempos de pandemia”, disse Júnior. 



“Contem com a AMP e todos os prefeitos e prefeitas do Paraná na luta em defesa das prefeituras”, afirmou o vice-presidente da Edimar Santos, que também estava ao lado do diretor da CNM e ex-presidente da AMP Joarez Lima Henrichs. 

POSSE

No discurso de posse, Ziulkoski historiou as conquistas da CNM ao longo das últimas quatro décadas. Disse que a Federação brasileira vive um conflito entre os Entes Federados prejudicial aos municípios. Ressaltou a importância da independência financeira da CNM e criticou a postura dos governos que não atenderam às demandas  dos municípios “Vamos trabalhar muito e dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. Quando há comprometimento com uma luta, conseguimos atingir nossos objetivos. Temos que pensar positivamente. Vamos à luta em defesa dos municípios”, comentou. 

Sede do Conselho Tutelar recebe reformas

 


A equipe de Secretaria de Obras reformou a nova sede do Conselho Tutelar de Santana do Itararé. O objetivo é proporcionar um local adequado para os atendimentos. O prefeito José de Jesus Izac ressaltou que a mudança irá trazer bons frutos.

“O Conselho Tutelar faz um importante papel atendendo as crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Por isto é de grande importância para que a equipe esteja bem localizada e apta a cumprir este honroso trabalho. Estamos atentos, e trabalhando incansavelmente para que todas as áreas da nossa cidade possam ser atendidas, com muito zelo e dedicação sempre’’, informou o Prefeito.



Devem ser comunicados ao Conselho Tutelar casos de negligência, discriminação, exploração, violência, abandono e maus tratos que tenham como vítimas crianças e adolescentes. Ao receber denúncia, o Conselho Tutelar passa a acompanhar o caso para definir qual a melhor forma de resolver o problema.

 

Com informações da Prefeitura de Santana do Itararé

Michele Caputo destaca vacina agora por idade abaixo dos 59 anos



O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, destacou nesta sexta-feira, 30, a mobilização da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) pela vacinação contra a covid  por critério de idade decrescente, a partir dos 59, independente de comorbidade ou não. "É na faixa etária entre 50 60 anos que se concentra as maior parte das comorbidades. A decisão desburocratiza, deixa de trazer confusão, e agiliza a vacinação, o que mais precisamos agora", disse.

A própria frente parlamentar, segundo Michele Caputo, enviou ofício ao Ministério da Saúde e defendeu a proposta neste sentindo da secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, e do prefeito Rafael Greca. "Já tínhamos esse entendimento na frente parlamentar, uma proposta encampada também pelos prefeitos da FNP", disse Michele Caputo

Em nota, a FNP adianta que estados e municípios vão poder adotar o critério de idade decrescente. A nova orientação foi aprovada nesta quinta-feira, 27, durante a 5ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com gestores municipais, estaduais e federais de saúde.

Prefeitos debateram o pleito durante na reunião geral da FNP em 20 de maio. No mesmo dia, a entidade oficializou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a defesa desse modelo como alternativa para acelerar o processo e garantir vacinação de forma universal e equitativa em todo o país, sem privilégios, injustiças e eventuais fraudes.

“Com a chegada de novas vacinas, vamos colocar esta proposta em prática e avançar na imunização da população contra a covid. Aguarde o novo calendário de vacinação”, disse o presidente Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), em seu perfil em uma rede social. De acordo com o que foi apresentado na CIT, cidades com pouca ou nenhuma demanda de vacinação de grupos mais vulneráveis já podem seguir a nova estratégia.

Ibaiti é segundo município que mais vacina contra a Covid-19 no Norte Pioneiro


Ibaiti é o segundo município da 19ª Regional de Saúde do Norte Pioneiro que mais aplicou vacinas contra a Covid-19, segundo dados do vacinômetro do site localizasus.saude.gov.br do Ministério da Saúde do Governo Federal.

A cidade já aplicou 11.369 doses de imunizantes contra a Covid-19 até às 13h50 deste sábado (29). O Município de Ibaiti, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, conta com 31.644 habitantes (dados estimados do ano de 2020), sendo o terceiro maior da região. O número de doses aplicadas representa quase 36% do número de habitantes do município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti, no município, 7.790 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e 3.579 pessoas já completaram a vacinação com a segunda dose.

O município de Ibaiti já recebeu da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA, ao todo 12.286 doses das vacinas Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Fio Cruz92,5% dos imunizantes recebidos já foram aplicados, sendo 8.032 doses de Coronavac/Butantan e 3.337 doses da AstraZeneca/Fio Cruz.



Para o prefeito Dr. Antonely Carvalho o sucesso na campanha de vacinação contra a Covid-19 no município mostra a preocupação da Administração Pública Municipal com a saúde da população ibaitiense. "Estamos trabalhando todos os dias para buscar o melhor para a nossa população. Estamos saindo na frente mais uma vez e os dados comprovam isso. Desde o início da pandemia, não medimos esforços para buscar soluções para enfrentarmos esta crise com a ciência", disse o prefeito.

Dr. Antonely enalteceu o trabalho do secretário municipal Leandro Moreira dos Reis a frente da Secretaria Municipal de Saúde e todo o empenho da equipe de vacinação do município. "Conseguimos alcançar esses números devido à grande equipe de vacinação do município e as campanhas intensas de marketing em todas as plataformas de mídias sociais", falou o prefeito.



Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura Municipal instalou a Tenda da Vacina ao lado da Pista da Saúde em frente a Unidade Básica de Saúde Central onde são realizados os drive-thru da vacina.

Veja abaixo o quadro de pessoas vacinadas no Município de Ibaiti até o sábado (29/05).

Pessoas de 65 a 69 anos - 2.425

Trabalhadores da Saúde - 2.059

Pessoas de 70 a 74 anos - 1.850

Pessoas de 75 a 79 anos - 1.631

Pessoas de 80 anos ou mais - 1.599

Pessoas de 60 a 54 anos - 1.232

Pessoas com comorbidades - 348

Pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas - 94

Forças de Segurança e Salvamento - 91

Pessoas com deficiência permanente grave - 4

Pessoas com deficiência institucionalizada - 2


FONTE: PREFEITURA DE IBAITI


Prefeitura destaca Projetos e Convênios no ano de 2021

 


A Prefeitura de Siqueira Campos destacou na última semana os projetos e convênios que estão sendo desenvolvidos nos primeiros meses do ano de 2021. O município conta com o prefeito Luiz Henrique Germano e o vice-prefeito Paulo César Leite.

 

Confira os convênios:

 

- CANTEIRO ENTRE RUA BENJAMIN CONSTANT E RUA RIO GRANDE DO SUL

Projeto de ampliação do canteiro entre Rua BenjaminConstant e Rua Rio Grande do Sul, visando melhorar fluxo do trânsito e evitar possíveis acidentes.

 

- AMPLIAÇÃO DO SAMU

Desenvolvido para atender a solicitação de padronização da central do SAMU.

 

- ENTRADA DA CIDADE

Foi Desenvolvido um projeto visando melhorar a identificação visual da entrada do Município, contendo um letreiro e uma pista de caminhada próximo ao trevo da Rua Rio Grande do Sul e Rodovia Governador Parigot de Souza.

 

- QUADRA NASCENTE DO SOL

Houve o acompanhamento da execução de 100% da cobertura da quadra, e as próximas etapas da obra será a pintura da quadra e finalização dos acabamentos dos banheiros.

 

- REFORMA DA RODOVIÁRIA “VELHA” 

Foi realizada a fiscalização da reforma durante a execução da cobertura, fechamento com forro PVC e agora se encontra na etapa da pintura e revestimentos.

 

- REFORMA DA CASA DA CULTURA

Acompanhamento da execução e desenvolvimento do projeto da entrada 

 

- REFORMA DO CRAS E CÂMARA

Fiscalização da execução, a obra encontra-se em acabamentos finais.

 

- ACADEMIA AR LIVRE GUABIROBA 

Acompanhamento da implantação de uma academia ar livre

 

- REFORMA DA FACHADA DA PREFEITURA

Iniciou o desenvolvimento do projeto de reforma da Fachada da Prefeitura municipal. 

 

- PAVIMENTAÇÕES DE RUAS

Fiscalização das pavimentações das Ruas em execução:

RUA QUINTINO BOCAIÚVA

RUA DA PAZ 

RUA DA FRATERNIDADE

RUA ESPIRITO SANTO (PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM)

 

- PROJETO DE AQUISIÇÃO DE VEICULO PARA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

Foi elaborado um projeto para aquisição de um veículo tipo VUC para o centro de distribuição, com objetivo de qualificação das entregas da Central Pública de recebimentos e Distribuição de materiais.

 

- POÇO ARTESIANO ALEMOA

Houve desenvolvimento do Projeto de um Poço Artesiano para Distrito da Alemoa.

 

- RESCISÃO DO CONTRATO DA CRECHE TIPO 2 E REPROGRAMAÇÃO

Foi realizado a rescisão do contrato para execução da Creche tipo 2 localizado no Bairro Nascente do Sol e efetuado a reprogramação da mesma.

 

- APROVAÇÃO FINAL DE LOTEAMENTOS

Houve a Aprovação final de dois loteamentos no Município, sendo eles: 

Loteamento Valle Verde

Loteamento Morumbi ( Alvorada)

 

 

 

.

Coordenador de Frente Parlamentar destaca mobilização por vacina contra a Covid-19 por idade


O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou, nesta sexta-feira (30), a mobilização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) pela vacinação contra a Covid-19 por critério de idade decrescente, a partir dos 59, independente de comorbidade ou não. "É na faixa etária entre 50 e 60 anos que se concentra as maiores partes das comorbidades. A decisão desburocratiza, deixa de trazer confusão, e agiliza a vacinação, o que mais precisamos agora", disse.

A própria Frente Parlamentar, segundo Michele Caputo, enviou ofício ao Ministério da Saúde e defendeu a proposta neste sentindo da secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, e do prefeito Rafael Greca. "Já tínhamos esse entendimento na Frente Parlamentar, uma proposta encampada também pelos prefeitos da FNP", disse Michele Caputo. 

Em nota, a FNP adianta que estados e municípios vão poder adotar o critério de idade decrescente. A nova orientação foi aprovada nesta quinta-feira (27) durante a 5ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com gestores municipais, estaduais e federais de saúde.

Prefeitos debateram o pleito durante a reunião geral da FNP em 20 de maio. No mesmo dia, a entidade oficializou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a defesa desse modelo como alternativa para acelerar o processo e garantir a vacinação de forma universal e equitativa em todo o país, sem privilégios, injustiças e eventuais fraudes.

“Com a chegada de novas vacinas, vamos colocar esta proposta em prática e avançar na imunização da população contra a Covid. Aguarde o novo calendário de vacinação”, disse o presidente Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), em seu perfil em uma rede social. De acordo com o que foi apresentado na CIT, cidades com pouca ou nenhuma demanda de vacinação de grupos mais vulneráveis já podem seguir a nova estratégia.

Ex-chefe de Gabinete de Pinhalão falece de COVID

 


O ex-chefe de Gabinete da Prefeitura de Pinhalão Aloísio Carneiro faleceu neste domingo, 30, devido a COVID. O ex-prefeito do município Sérgio Inácio Rodrigues destacou em suas redes sociais sobre o fato. “Deus conforte a Família, os Pais Nilson e Cinira, pois perderam o Filho Aloísio Carneiro por Um Vírus MALDITO”.

Curitiba entra em bandeira vermelha contra covid. Veja como ficam as atividades



Com o agravamento da pandemia e o aumento da sobrecarga na rede de saúde, Curitiba entra pela segunda vez ao longo desta pandemia na bandeira vermelha, a mais restritiva da escala de controle da covid-19 na cidade.

A medidas da bandeira vermelha passam a valer a partir deste sábado, 29 de maio, e vigoram até 9 de junho.

Além de restrições, a Secretaria Municipal da Saúde fez ajustes na rede de atendimento, a fim de reforçar o combate à pandemia. Até segunda-feira, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade passam a fazer internamento de casos de covid-19. Além disso 19 Unidades Básicas passam a fazer pronto atendimento.

As novas medidas foram definidas pelo Comitê de Técnica e Ética Médica e estão contempladas no Decreto Municipal 940, que vigora até o dia 9 de junho.

Circulação menor

As medidas previstas no decreto têm o objetivo de diminuir a circulação de pessoas na cidade e, assim, diminuir a disseminação do vírus entre a população. Curitiba tem hoje cerca de 10 mil pessoas com vírus ativo.

Todas atividades permitidas devem respeitar os protocolos de prevenção à covid, com uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro e uso de álcool em gel.

A circulação de pessoas nas ruas fica restrita entre as 21 e as 5 horas.

Estabelecimentos em que será possível o atendimento presencial deve restringir o acesso a uma pessoa por família, evitando aglomerações. Também devem funcionar com um máximo de 50% de ocupação de sua capacidade.

Atividades comerciais não essenciais e lojas de material de construção podem funcionar apenas com atendimento no sistema de entrega (delivery) e drive thru; shopping centers, galerias e centros comerciais, além das lojas de plantas, na modalidade delivery; restaurantes e lanchonetes de rua, com delivery, drive-thru e retirada em balcão.

Supermercados, mercearias, distribuidoras de bebidas, açougue, feiras livres, podem funcionar com atendimento presencial de segunda à sábado, das 7 às 20 horas. No domingo, apenas com delivery.

A comercialização de alimentos de lojas de shoppings ou galerias podem operar todos os dias da semana, mas apenas por meio de delivery.

O decreto destaca que os estabelecimentos autorizados a funcionar devem adequar o expediente de seus funcionários ao horário de funcionamento e priorizar o trabalho remoto, a fim de reduzir a circulação de pessoas no transporte coletivo.

Os ônibus devem circular com até 50% de sua capacidade de passageiros.

Veja como fica o funcionamento

ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS SUSPENSAS

  • Estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, tais como casas de shows, circos, teatros, cinemas, museus e atividades correlatas;
  • Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, bem como parques infantis e temáticos;
  • Estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, eventos esportivos com público externo, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico;
  • Bares, tabacarias, casas noturnas e atividades correlatas;
  • Salões de beleza, barbearias, atividades de estética e imobiliárias;
  • Reuniões com aglomeração de pessoas, incluídos os concursos e processos seletivos, eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados;
  • Espaços de prática de atividades esportivas individuais e coletivas, localizados em praças e demais bens públicos ou privados, estendida a vedação às academias, clubes sociais e desportivos, condomínios e áreas residenciais;
  • Cursos livres na modalidade presencial;
  • Circulação de pessoas, no período das 21 às 5 horas, em espaços e vias públicas, salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência;
  • Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.

ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS COM RESTRIÇÕES

  • Atividades comerciais de rua e prestação de serviços não essenciais: das 9 às 19 horas, de segunda a sábado, apenas nas modalidades delivery e drive thru, proibido o funcionamento aos domingos;
  • Galerias, centros comerciais e shopping centers: das 9 às 19 horas, de segunda a sábado, apenas na modalidade delivery, proibido o funcionamento aos domingos.
  • Restaurantes de rua: das 10 às 22 horas, em todos os dias da semana, apenas no atendimento nas modalidades delivery, drive thru e a retirada em balcão (take away), vedado o consumo no local;
  • Lanchonetes de rua:  das 6 às 22 horas, em todos os dias da semana, apenas no atendimento nas modalidades delivery, drive thru e a retirada em balcão (take away), vedado o consumo no local;
  • Panificadoras, padarias e confeitarias de rua: das 6 às 20 horas, de segunda a sábado, aos domingos das 7 às 18 horas, vedado, em todos os dias da semana, o consumo no local;
  • Lojas de conveniência em postos de combustíveis: das 6 às 20 horas, em todos os dias da semana, vedado o consumo no local;
  • Os serviços e atividades elencados neste inciso poderão funcionar das 7 às 20 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 20 horas, vedado o consumo no local em todos os dias da semana:

- comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, feiras livres e comércio ambulante de rua de alimentos e bebidas;
- mercados, supermercados e hipermercados;
- comércio de produtos e alimentos para animais;

  • Lojas de material de construção: das 9 às 19 horas, em todos os dias da semana, apenas nos atendimentos nas modalidades delivery e drive thru;
  • Atividades de comercialização de flores e plantas: das 9 às 19 horas, em todos os dias da semana, apenas no atendimento na modalidade delivery;
  • Hotéis, resorts, pousadas e hostels: em todos os dias da semana;
  • Serviços de call center e telemarketing: a partir das 9 horas, e com até 50% (cinquenta por cento) da sua capacidade de operação.

Os locais devem funcionar com 50% da capacidade total.

Os serviços de comercialização de alimentos, localizados em shopping centers, galerias e centros comerciais estão autorizados a operar em todos os dias da semana, das 10 às 22 horas, por meio de entrega de produtos em domicílio (delivery), ficando vedada a retirada expressa sem desembarque (drive thru) e a retirada em balcão (take away).

Nos supermercados e hipermercados é permitida apenas a comercialização de produtos essenciais (alimentos, bebidas, higiene e limpeza para humanos e animais; material de construção; embalagens; lâmpadas; velas; baterias e pilhas), devendo os demais setores serem isolados.

O funcionamento dos parques e praças fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, conforme determinado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Nos parques e praças, fica permitida a prática de atividades individuais ao ar livre, com uso de máscara, que não envolva contato físico entre as pessoas, observado o distanciamento social.

O funcionamento das feiras livres de alimentos e bebidas fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, conforme determinado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SMSAN, proibida a abertura aos domingos.

O funcionamento do comércio ambulante de rua de alimentos e bebidas fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, conforme determinado pela Secretaria Municipal do Urbanismo - SMU, proibida a abertura aos domingos.

 

ATIVIDADES ESSENCIAIS
(com funcionamento autorizado)

I - assistência à saúde, incluídos os serviços médicos, odontológicos, fisioterápicos, psicológicos, fonoaudiológicos, laboratoriais, farmacêuticos e hospitalares;

II - assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

III - atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos; 

IV - atividades de defesa nacional e de defesa civil;

V - trânsito e transporte coletivo, inclusive serviços de taxi e transporte remunerado privado individual de passageiros;

VI - telecomunicações e internet;

VII - serviços relacionados à tecnologia da informação e processamento de dados (data center), para suporte de outras atividades essenciais previstas neste decreto;

VIII - geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluídos o fornecimento de suprimentos para o funcionamento e a manutenção das centrais geradoras e dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, bem como as respectivas obras de engenharia;

IX - produção e distribuição de produtos de higiene, limpeza, embalagens, alimentos e materiais de construção, incluídos os centros de abastecimento de alimentos;

X - serviços funerários;

XI - guarda, uso e controle de substâncias, materiais e equipamentos com elementos tóxicos, inflamáveis, radioativos ou de alto risco, definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, em atendimento aos requisitos de segurança sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios;

XII - vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias;

XIII - prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais;

XIV - inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal;

XV - vigilância agropecuária;

XVI - controle de tráfego aéreo e terrestre;

XVII - serviços de pagamento, de crédito e de saque e aportes prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil;

XVIII - serviços postais;

XIX - serviços de transporte, armazenamento, entrega e logística de cargas de produtos em geral;

XX - fiscalização tributária e aduaneira;

XXI - distribuição e transporte de numerário à população e manutenção da infraestrutura tecnológica do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro;

XXII - fiscalização ambiental;

XXIII - produção de petróleo, produção, distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo, vedado o funcionamento de lojas de conveniências em postos de combustíveis;

XXIV - monitoramento de construções e barragens que possam acarretar risco à segurança e obras de contenção;

XXV - levantamento e análise de dados geológicos com vistas à garantia da segurança coletiva, notadamente por meio de alerta de riscos naturais e de cheias e inundações;

XXVI - mercado de capitais e seguros;

XXVII - cuidados com animais em cativeiro;

XXVIII - atividades médico-periciais relacionadas com a seguridade social, compreendidas no artigo 194 da Constituição;

XXIX - atividades médico-periciais relacionadas com a caracterização do impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial da pessoa com deficiência, por meio da integração de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, para fins de reconhecimento de direitos previstos em lei, em especial na Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência;

XXX - outras prestações médico-periciais da carreira de Perito Médico indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade;

XXXI - fiscalização do trabalho;

XXXII - atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia de que trata este decreto;

XXXIII - atividades de representação judicial e extrajudicial, assessoria e consultoria jurídicas exercidas por advogados públicos e privados;

XXXIV - atividades de contabilidade, exercidas por contadores e técnicos em contabilidade e de administração de condomínios;

XXXV - unidades lotéricas;

XXXVI - atividades de desenvolvimento de produtos e serviços, incluídas aquelas realizadas por meio de start-ups, para os fins de que trata o artigo 3º da Lei Federal n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020;         

XXXVII - atividades de processamento do benefício do seguro-desemprego e de outros benefícios relacionados, por meio de atendimento presencial ou eletrônico;

XXXLIII - atividade de locação de veículos;  

XXXIX - produção, distribuição, comercialização, manutenção, reposição, assistência técnica, monitoramento e inspeção de equipamentos de infraestrutura, instalações, máquinas, incluídas partes e peças, e equipamentos em geral, incluídos elevadores, escadas rolantes, equipamentos de refrigeração e climatização;

XL - atividades de produção, exportação, importação e transporte de insumos e produtos químicos, petroquímicos e plásticos em geral;

XLI - atividades cujo processo produtivo não possa ser interrompido sob pena de dano irreparável das instalações e dos equipamentos, tais como o processo siderúrgico e as cadeias de produção do alumínio, da cerâmica e do vidro;            

XLII - atividades de lavra, beneficiamento, produção, comercialização, escoamento e suprimento de bens minerais;          

XLIII - atividades de atendimento ao público em agências bancárias, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres, referentes aos programas governamentais ou privados destinados a mitigar as consequências econômicas da emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020;                 

XLIV - produção, transporte e distribuição de gás natural;   

XLV - indústrias químicas e petroquímicas de matérias-primas ou produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;  

XLVI - atividades industriais em geral;

XLVII - atividades de construção civil em geral;

XLVIII- captação, tratamento e distribuição de água, e captação e tratamento de esgoto e lixo, incluídas as atividades acessórias, de suporte e disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativa ao exercício e ao funcionamento dos serviços de saneamento, bem como as respetivas obras de engenharia;

XLIX - serviços de zeladoria urbana e limpeza pública;

L - serviços de lavanderias;

LI - serviços de limpeza;

LII - iluminação pública;

LIII - produção, armazenagem, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, farmacêuticos, óticos, e lojas especializadas na venda de artigos médicos, odontológicos, ortopédicos e hospitalares;

LIV - produção, armazenagem, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde e farmacêuticos para animais, não incluídos os serviços de banho, tosa e estética;

LV - serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e imagens, a internet, os jornais e as revistas, as bancas de jornais e as gráficas;

LVI - assistência veterinária;

LVII - compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras;

LVIII - fretamento para transporte de funcionários de empresas e indústrias, cuja atividade esteja autorizada ao funcionamento;

LIX - transporte de profissionais da saúde e de coleta de lixo;

LX - serviços agropecuários para manter o abastecimento de insumos e alimentos necessários à manutenção da vida animal;

LXI - serviços de guincho, manutenção e reparação de veículos automotores, comercialização de peças de veículos automotores e bicicletas, incluídas oficinas e borracharias, vedada a comercialização de veículos em geral, ônibus, micro-ônibus, caminhão-trator, trator, caminhonete, camioneta, motocicleta, bicicleta;

LXII - assistência técnica de eletrodomésticos;

LXIII comercialização e assistência técnica de produtos eletrônicos, celulares e smartphones e equipamentos de informática;

LXIV - chaveiros;

LXV - serviços notariais e de registro (cartórios e tabelionatos);

LXVI - sindicatos de empregados e empregadores;

LXVII - repartições públicas em geral;

LXVIII - estacionamentos comerciais.

Também são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços e das atividades essenciais.

Nos serviços e atividades previstos neste artigo, deve ser observada a capacidade máxima de ocupação que garanta o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas, em todas as direções, considerando a área total disponível para a circulação e o número de frequentadores e funcionários presentes no local.


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA