No dia 16 de março, é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor. A data reconhece o importante papel desses profissionais, que trabalham na fiscalização interna e na mediação da comunicação entre órgãos públicos e população.
Implantada em 2016, a Ouvidoria-Geral do Município de Londrina tem a atribuição de receber as demandas, por parte dos munícipes, relativas aos serviços públicos, incluindo denúncias, reclamações, elogios, pedidos de informação e sugestões. O contato pode ser feito pelo telefone 162, por meio do formulário on-line ou presencialmente – modalidade que, em vista das medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus, tem ocorrido de forma reduzida.
Após registrarem as manifestações dos cidadãos, por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, os ouvidores realizam o seu encaminhamento para os órgãos e secretarias competentes, que devem responder a todas as requisições de maneira clara e embasada. O prazo regular para respostas é de 20 dias, sendo prorrogável por, no máximo, mais 10 dias. Todo o processo é orientado pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e ocorre de forma transparente, sendo que as atualizações ocorridas são divulgadas por meios eletrônicos ao requerente.
O Ouvidor-Geral do Município, Alexandre Sanches Vicente, explicou que, como objetivo final, a Ouvidoria visa contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos à população. “As informações que recebemos nos permitem fornecer ao Município um conhecimento mais profundo das demandas da sociedade, de forma intersetorial. Com base em dados quantitativos, elaboramos, todos os anos, relatórios qualitativos que são enviados aos órgãos da administração pública”, afirmou.
De acordo com a ouvidora Ercília da Cruz, o trabalho do órgão é realizado de forma detalhada e precisa. “Tenho muita satisfação por realizar esse trabalho, e procuro sempre compreender todo os detalhes das queixas e sugestões enviadas pelos munícipes, para que as secretarias possam fornecer respostas pertinentes a essas questões”, disse.
Para a ouvidora Maristela Mrtvi, é gratificante poder ajudar os cidadãos a resolverem suas queixas e dúvidas. “O melhor retorno possível é o elogio. Quando isso acontece, ficamos muito felizes por saber que o nosso trabalho fez a diferença”, revelou.
Reconhecimento – De acordo com os levantamentos produzidos anualmente, cada vez mais londrinenses têm tomado conhecimento da atuação da Ouvidoria. O número de processos abertos foi de 3.560 em 2017; 3.966 em 2018; 5.905 em 2019; e 7.431 em 2020.
Graças ao trabalho da Ouvidoria-Geral do Município – em conjunto com outros órgãos da administração municipal – a Prefeitura de Londrina foi avaliada como a Mais Transparente do Brasil, com nota 10 na avaliação realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Para saber mais, clique aqui.
FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA
FOTOS: EMERSON DIAS
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