“É um investimento importante para atender a demanda de crescimento e reforçar o sistema energético da região, além de promover maior estabilidade para atrair novos investimentos e parques industriais, necessários para a geração de emprego e renda”, aponta o deputado.
Romanelli lembra ainda que programas como o Paraná Trifásico e o Rede Elétrica Inteligente garantem a modernização do sistema em todo o Estado, um compromisso do governador Ratinho Júnior para ampliar a capacidade e a qualidade da distribuição de energia elétrica. “Esses programas favorecem desde os pequenos agronegócios às grandes indústrias, modernizando toda a cadeia produtiva”, avalia.
Mais energia - As quatro subestações em construção - de 34,5 kV (quilovolt – unidade de medida de tensão).- vão converter (baixar) a energia gerada por uma usina hidrelétrica ou qualquer outra geradora para a tensão adequada para atender a demanda das moradias e as empresas da região.
Em Bandeirantes, a usina solar vai conectar os parques geradores à rede da Copel. A usina terá potência de 5,36 MWp (megawatt-pico, unidade de potência de energia fotovoltaica) e a primeira fase deve entrar em operação ainda este ano. O projeto é feito em parceria com a Sistechne participações.
Atualmente estão em operação no País ativos de geração distribuída solar com cerca de 2,5 gigawatts em capacidade, contra cerca de 1 gigawatt em junho do ano passado. Os dados são da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
“Com esses investimentos, o Norte Pioneiro poderá receber empreendimentos industriais de grande porte, uma vez que há capacidade suficiente de atendimento para fornecimento de energia elétrica. Um importante passo para promover a geração de emprego e renda em toda a região”, conclui o deputado Romanelli.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???