A presidente do Conselho de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), Simone Peruzzo, disse nesta quarta-feira, 12, que a pandemia do coronavírus também trouxe visibilidade à categoria com demandas históricas ainda não cumpridas no país. Os profissionais, a maioria mulheres, fazem parte da linha de frente no atendimento da covid-19.
“Eu apelo aos senhores que se debrucem nas demandas da enfermagem que datam mais de duas décadas e transformem o reconhecimento em ações parlamentares. A pandemia trouxe visibilidade às lutas, os colegas estão em pleno sofrimento e não vejo até o momento nenhuma medida adotada pelas autoridades visando apoiar e proteger a categoria. Eu conto com o apoio dos senhores para que medidas efetivas sejam implementadas com o objetivo de proteger a sociedade, que é assistida por nós”, disse Simone Peruzzo na sétima reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus.
Na sua exposição, a presidente perguntou: ‘O que foi feito pela enfermagem nesta pandemia?’. Simone discorreu sobre pautas históricas, agravadas com a pandemia, como afastamentos por suspeita ou contaminação e óbitos, falta de capacitação na área para atendimento em UTIs, subdimensionamento da equipe de enfermagem nos serviços de saúde, área adequada para descanso, piso salarial digno e compatível com a especificidade da profissão. "As condições de trabalho estão colocando em risco a própria saúde e, até mesmo, a vida dos profissionais".
Propostas - A frente parlamentar, coordenada pelo deputado Michele Caputo, acompanha as ações de resposta do poder público no enfrentamento à pandemia de covid-19, além de articular e ouvir as demandas dos diversos setores da sociedade atingidos pelos efeitos da pandemia e pós pandemia. “O propósito desta frente parlamentar é colocar todos os impactos da pandemia em debate", disse.
"Acolhendo a demanda da enfermagem, entreguei uma proposta referente à área digna de descanso para a categoria nos serviços de saúde e estou pedindo prioridade para que entre em pauta o mais rápido possível na Assembleia. Também vamos acolher a carta aberta enviada pelo Coren para incorporar e aprofundar o debate dos temas apontados nas discussões”, garante Michele Caputo.
Também participaram com comentários as deputadas Maria Victoria (PP) e Mabel Canto (PS) e os deputados Soldado Fruet (Pros)e Nelson Luersen (PDT). “Ninguém está mais exposto do que a enfermagem nesta pandemia. O médico passa para ver o paciente, mas quem está o dia todo ao lado dele são os profissionais de enfermagem. Peço que a Simone repasse a nós as reivindicações. Vamos trabalhar em conjunto para tentar melhorar as condições de trabalho desses profissionais em todo o Paraná”, disse Luersen.
FONTE: ASSESSORIA
Já segue nossas Mídias Sociais?
0 Comments:
O que você achou desta matéria???