Secretário de Saúde presta contas na Assembleia Legislativa


Os investimentos da Secretaria de Estado de Saúde nos primeiros quatro meses de 2020 serão apresentados na próxima segunda-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná pelo secretário Beto Preto.
A audiência proposta pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dr. Batista (PMN), acontece a partir das 10 horas quando será apresentado o relatório com os números de recursos aplicados e despesas referentes ao primeiro quadrimestre de 2020 na área de saúde.
Em razão das limitações impostas pelas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, a audiência será realizada de forma remota com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, através dos canais 16 da Net e 20.2 em TV aberta, além das redes sociais do Legislativo.
A prestação de contas dos secretários de Estado perante a Assembleia Legislativa está estabelecida no artigo 36 da Lei Complementar Federal 141, de janeiro de 2012.

FONTE: ASSESSORIA ALEP



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI

Ribeirão Claro recebe duas novas retroescavadeiras no valor de R$ 373,8 mil


Após convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o município de Ribeirão Claro recebeu hoje (27) duas novas retroescavadeiras. O maquinário foi adquirido através de emendas do ex-senador Roberto Requião e do deputado federal Sandro Alex, com investimento total de R$ 373,8 mil. A solicitação das retroescavadeiras foi feita à SEAB pela Secretaria Municipal de Agricultura através do servidor Douglas Dario.

As retroescavadeiras foram recebidas pelo prefeito Mario Augusto Pereira, a primeira-dama e chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (NRE), o diretor do escritório regional da SEAB em Jacarezinho, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, os vereadores Eliana Cortez, Aguinaldo Teles, Cocão, Elias Tenório, servidores e representantes da população.

O maquinário será incorporado à frota municipal e utilizado pela prefeitura em serviços voltados à população.

O diretor do escritório regional da SEAB em Jacarezinho, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, destacou a importância do maquinário para o trabalho feito pela prefeitura. “Espero que essas escavadeiras atendam a agricultura, a psicultura do município que tanto precisam e tão importante para nossa região”, disse.


O prefeito Mario Augusto Pereira falou sobre o trabalho que tem sido feito e das dificuldades em aprovar a terceirização de operadores de maquinário pesado, que ajudaria diretamente na utilização dos dois veículos. “Tá aqui uma prova de que nós corremos atrás das coisas, temos procurado fazer o máximo possível para melhorar a administração pública”, afirmou. “Pena que serão duas máquinas que vão ficar um pouco paradas por falta de operador, pois estamos tendo dificuldade de aprovar a terceirização, uma hora o bom senso vai imperar e vamos conseguir fazer com que as coisas andem”, lamentou. “Gostaria de agradecer o governador Ratinho Junior que tem destinado muitas coisas importantes para nosso município e também ao autores das emendas, o ex-senador Requião e o deputado Sandro Alex”, finalizou.

FONTE: DIÓGENES GONÇALVES - ASSESSORIA

Quatro vacinas contra a Covid-19 podem começar a ser produzidas ainda este ano


O mundo corre contra o tempo para achar uma vacina contra a Covid-19. No momento, há seis promissoras sendo testadas, sendo que quatro poderiam começar a ser produzidas ainda este ano. Para que a pandemia acabe, os especialistas dizem que 60% da população têm que estar protegidos, com anticorpos contra o novo coronavírus. É por isso que a vacina é fundamental para que o mundo volte ao normal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 120 projetos de vacina em desenvolvimento, usando diferentes tecnologias. Desses, seis já estão na primeira fase dos estudos clínicos com humanos, alguns encerrarão essa etapa agora em junho, com resultados preliminares positivos. Depois há mais duas fases de estudos clínicos.
— Nunca em momento algum se viu tantas instituições e governos investindo no desenvolvimento de uma vacina. É um negócio fantástico — afirma Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz e um dos maiores especialistas em vacinas do Brasil: — Todo mundo está com expectativa, ainda que tenha que ter muita cautela.
Dentro dessas seis, a empresa de biotecnologia americana Moderna afirmou que oito voluntários vacinados desenvolveram defesas contra a Covid-19 de forma segura. A Universidade de Oxford, no Reino Unido, que desenvolve um imunizante em parceria com a empresa AstraZeneca, também disse que os estudos têm sido “encorajadores” e ressalta que a vacina deles teria baixo custo. As outras candidatas em destaque são da Pfizer/BioNTech, CanSino, Johnson&Johnson e Sanofi/GSK. As quatro primeiras, segundo os analistas, poderiam começar a ser produzidas até o fim deste ano. E as duas últimas, em meados de 2021.
De acordo com Akira Homma, o mais difícil é garantir que, além de a vacina ser eficaz e realmente proteger contra o vírus, ela seja segura:
— Tem que dar tempo para ver o que acontece, se não há reações adversas. E não há dinheiro que compre o tempo.
Existem ainda questões que a ciência precisa responder. Será preciso verificar, por exemplo, se todo mundo que recebe a vacina está mesmo protegido; se idosos e crianças respondem da mesma maneira; se a imunização é definitiva; e quantas doses são necessárias. Só então, com a vacina descoberta e todas essas questões respondidas, será possível saber os laboratórios capazes de produzir e com que velocidade.
— É imprevisível, mas acho que em 2021 o mundo vai ter uma vacina de eficácia razoável. Podemos até ter mais de uma vacina licenciada. Ainda tem muita coisa para avançar — avalia Akira Homma.

FONTE:  CONSTANÇA TATSCH - Jornal extra


SIGA NOSSO INSTAGRAM

Primeiro caso do COVID em Tomazina já está curada



O prefeito de Tomazina Flávio Zanrosso divulgou em sua rede social que o primeiro caso confirmado do COVID 19 no município já está curada e recebeu alta neste sábado, 30. “A paciente não transmite mais o vírus, mas mesmo assim continuará em quarentena por precaução por mais uma semana”, explica o prefeito.
No início da semana a Prefeitura Municipal divulgou em nota oficial sobre a confirmação. A paciente de 49 anos estava com todos os devidos cuidados médicos. Desde a suspeita houve o isolamento da paciente e das pessoas com contato próximo recente. “Uma grande notícia. Peço que a população continue realizando as ações de prevenções”, finaliza Flávio Zanrosso.



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI

Site da Assembleia do Paraná ganha nova ferramenta com todas as leis aprovadas pelos deputados contra a Covid-19


Para facilitar ainda mais o acesso do cidadão à informação correta e de forma ágil, a Assembleia Legislativa do Paraná lança em sua página oficial na internet uma nova ferramenta destinada às ações de enfrentamento ao coronavírus. Uma nova área na página concentra em um único espaço todas as informações sobre projetos de lei e ações aprovadas pelos deputados, que têm impacto direito no combate à Covid-19.  Até agora já foram aprovados 11 projetos de lei, 10 projetos de decreto legislativo, quatro projetos de resolução e dois projetos de lei complementar. Desse total, apenas um ainda aguarda sanção.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressalta que o Poder Legislativo está atento aos anseios da sociedade, principalmente, no que diz respeito ao enfrentamento do novo coronavírus. Para ele, informar a população de forma fácil e rápida é dever dos governantes. “A Assembleia Legislativa não parou devido à pandemia, muito pelo contrário, temos dado a nossa contribuição para que o Paraná possa enfrentar esse vírus. Implantamos o sistema de votação remota para continuar o trabalho mesmo durante o isolamento. São muitos projetos aprovados que já viraram leis e tem contribuído para que possamos passar por esse período da melhor maneira possível. É importante que a população possa acompanhar o que o Legislativo tem feito, conheça seus direitos e também seus deveres como cidadão consciente do momento no qual vivemos. A transparência é um dos pilares da nossa gestão”.
Assim que o internauta acessar o site da Assembleia Legislativa, no endereço assembleia.pr.leg.br, seja por computador ou pelo celular, uma barra no rodapé da página vai abrir automaticamente. Ali estão concentradas todas as informações sobre projetos de lei, a íntegra das leis já em vigor, notícias produzidas pela Diretoria de Comunicação, fotos e vídeos. Basta clicar em uma imagem ou em um ícone. Para navegar pelo site é só clicar no botão fechar, do lado direito. Para voltar a conferir o espaço dedicado ao coronavírus, você deve clicar na barra que permanece no rodapé da página. A ferramenta foi desenvolvida pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação.
Segundo o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), “o trabalho dos deputados, em conjunto com o Governo do Estado e a sociedade, para combater a pandemia do coronavírus, fez o Paraná subir 13 posições no ranking da entidade Open Knowledge, que avalia a transparência com relação à pandemia”. Ele reforça ainda que a Assembleia aprova e exige transparência, incluindo a divulgação oficial de número de casos, regiões e faixas etárias de maior incidência e as ações de enfrentamento.
Avaliação - O Paraná recebeu a pontuação 90 no Índice de Transparência da Covid-19 desenvolvido pela Open Knowledge Brasil. Classificado como alto, o índice do Paraná é a quarta nota mais alta atribuída aos estados brasileiros. A avaliação considera a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia do novo coronavírus publicadas em portais oficiais.
A Open Knowledge Brasil ou Rede pelo Conhecimento Livre é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos. A ideia é promover o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.
Ações – Entre as medidas que foram aprovadas pelos deputados e já estão em vigor está a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes coletivos públicos e privados, a proibição do corte de luz, água e gás enquanto durar a pandemia, a obrigatoriedade de higienização de equipamentos como carrinhos, cestas e máquinas de cartão, a proibição de cobranças adicionais nos planos de saúde, o Cartão Comida Boa para famílias vulneráveis, o repasse de R$ 37,7 milhões da Assembleia para a Saúde e um programa de apoio a empreendedores e municípios.
Além de poder conferir todas as novidades no site da Assembleia, você também pode acompanhar o trabalho dos deputados estaduais pelas redes sociais oficiais do Legislativo e pela TV Assembleia, no canal aberto 20.2 ou no canal 16 da NET.

FONTE: ASSESSORIA ALEP



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI

27 cidades do Norte Pioneiro não tem homicídios no primeiro trimestre em 2020


Relatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que 27 das 44 cidades do Norte Pioneiro não registraram nenhum homicídio no primeiro trimestre deste ano. Em três delas, houve redução deste tipo de crime em 100%. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse a queda de homicídios é resultado do acompanhamento dos deputados nas ações e do investimento estadual em segurança pública.

“Temos um compromisso com a segurança pública e ver que o número de homicídios é zero em 27 municípios da região do Norte Pioneiro traz-nos a certeza de que estamos no caminho certo, apesar que temos ainda muito que melhorar com mais investimentos e mais policiais nas ruas”, disse Romanelli que representa a região na Assembleia Legislativa.

O relatório aponta que em Andirá, Quatiguá e Siqueira Campos houve redução a zero no número de homicídio. Na comparação com o primeiro trimestre de 2019 e o mesmo período deste ano, esses três municípios juntos registraram quatro homicídios. “No primeiro trimestre deste ano, estes três municípios não registraram nenhum homicídio, o que mostra que o investimento em segurança está trazendo resultados positivos a toda a população”, considera.


As 27 cidades que não tiveram homicídios no primeiro trimestre de 2020: Andirá, Bandeirantes, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Sertaneja e Uraí, Abatiá, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Jaboti, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Salto do Itararé, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Redução - 
Romanelli afirma que o efetivo, tanto da Polícia Militar quanto da Civil vai aumentar, com a realização de concursos públicos. A PM vai contratar dois mil policiais, em concurso que está em andamento. Já a Polícia Civil está com 400 vagas abertas - 300 para o cargo de investigador, 50 para delegado e 50 para papiloscopista. As inscrições encerram na terça-feira (2 de junho).

Levantamento prévio mostra que de janeiro de 2019 até março deste ano, 18 municípios da mesorregião do Norte Pioneiro não registraram nenhum homicídio. O deputado destaca que periodicamente se reúne com as autoridades policiais das regionais de Cornélio Procópio e Jacarezinho para apresentar propostas e debater ações efetivas de combate à criminalidade.

O relatório mostra alta redução no número de latrocínios e lesão corporal seguida de morte no Estado, quando comparados com o mesmo período do ano anterior. Em janeiro, fevereiro e março deste ano foram registrados 12 latrocínios (roubo seguido de morte) em todo o Paraná. O número é 58% menor que as 29 ocorrências do crime durante o mesmo período do ano anterior.

O deputado reafirma que é preciso repassar aos órgãos de segurança do Estado toda e qualquer informação relacionada a crimes relativos a mortes ocorridos no Paraná e que possam auxiliar nas investigações criminais.

“Essas informações vão servir de base para a elaboração de políticas públicas efetivas na área de segurança. As informações são sigilosas e podem ser feitas por meio de denúncia anônima, pelo Disque Denúncia 181”, informa.

(Foto de arquivo - antes da pandemia do coronavírus)






Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI

ACIJA inicia campanha de sensibilização e conscientização junto a comunidade


A Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA) iniciou nesta semana uma campanha de sensibilização e conscientização junto a comunidade em geral sobre os cuidados necessários em relação ao comércio e ao combate ao novo coronavírus (Covid-19).
A campanha visa um apoio a prefeitura nesse momento em que a população precisa se conscientizar e adotar e respeitar todas as medidas de prevenção relativas ao enfrentamento da Covid-19, conforme o decreto municipal.
“Nós do Comércio de Jacarezinho precisamos trabalhar. Cuidando de nossa cidade podemos seguir em frente protegendo os empregos e renda e fazendo a roda da economia girar nosso município. Queremos a segurança e o bem estar de todos nossos colaboradores e clientes. Todo mundo tem medo e está suscetível, mas também não trabalhar não será a solução. Então seguimos em frente”, destacou a presidente da ACIJA, a empresária Ana Carla Molini.
Ainda segundo a presidente da ACIJA, a associação confeccionou cartazes informativos que serão distribuídos aos associados e não associados com objetivo de conscientizar ainda mais os colaboradores e clientes para que o comércio possa continuar em funcionamento. “Devemos seguir todas as recomendações para o nosso bem e do nosso comércio”, finalizou Ana Carla.


FONTE: JDS COMUNICAÇÃO


Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI


Compra Direta atende 527 famílias de pequenos agricultores no Norte Pioneiro


O Governo do Paraná vai investir mais de R$ 1 milhão na compra de alimentos da agricultura familiar de cooperativas e associações de 13 cidades do Norte Pioneiro. Ao todo, são 527 famílias atendidas na região, confirmou nesta sexta-feira (29) o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que representa a mesorregião na Assembleia Legislativa.

“O Compra Direta permite que o Estado compre, de forma emergencial, gêneros alimentícios destinados à restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros”, explica o deputado.

São R$ 20 milhões do Fundo Estadual de Combate à Pobreza no programa, que vai atender a grande variedade de produção da agricultura familiar. “O Compra Direta garante o fornecimento e a substituição de itens em decorrência de problemas climáticos, logísticos ou de sazonalidade e representa um incremento na renda do pequeno produtor rural paranaense”, destaca.

Romanelli lembra que o programa foi adiantado em função da pandemia do coronavírus. E acrescenta: “Serão atendidos também os Cras (centros de referência em assistência social) e os Creas (centros de referência especializados de assistência social), que poderão disponibilizar alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável”.

Economia —
 Em todo o Estado, 148 cooperativas e associações da agricultura familiar foram classificadas no programa coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura. No Norte Pioneiro são 13 as entidades classificadas dos municípios de Bandeirantes, Cambará, Ibaiti, Jacarezinho, Japira, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra, Sertaneja, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Juntas, essas entidades vão adquirir os produtos de 527 famílias, totalizando mais de R$ 1 milhão de investimentos. São Jerônimo da Serra é a cidade com o maior número de famílias beneficiadas: 71.

Por meio da Cooperativa da Agricultura Familiar de São Jerônimo da Serra, cada família poderá comercializar o valor de até R$ 1.775,24, totalizando R$ 126.042,04 destinados pelo programa.

Já o maior valor agregado, por família, é de Ibaiti. No município, 21 famílias que dependem da agricultura familiar vão fornecer os produtos para a Cooperativa de Produção Orgânica da Agricultura Familiar do Norte do Paraná. O montante destinado ao município é de R$ 357.411,39, o maior dentre todos os 13 da região atendidos pelo Compra Direta.

FONTE: ASSESSORIA



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI

Tomazina comemora aniversário com muitas ações



O município de Tomazina completa 153 anos de história nesta terça-feira, 2, com muitos investimentos para comemorar. O prefeito Flávio Zanrosso destacou neste final de semana uma relação de obras que estão sendo feitas em todas as áreas no município.
FOTO ARQUIVO COM O DEPUTADO ESTADUAL ALEXANDRE CURI

Ele destacou as ações que são objetos através de recursos de ordem federal, estadual, municipal e Finisa. Com uma economia voltada para a agropecuária, mas com forte apelo turístico, Tomazina se destaca por ser uma das primeiras cidades criadas no interior do Paraná e a mais antiga do Norte Pioneiro. "Quero agradecer a Deus, minha equipe, meu vice Rochinha, aos vereadores de minha base e principalmente, a confiança da população em meu trabalho", finaliza o prefeito Flávio Zanrosso.


SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
VEJA A RELAÇÃO DE OBRAS


1. Estrutura no Salto Cavalcanti - Em Obras;


2. Mini Complexo Esportivo Vila Arvoredo - Entregue

3. Ginásio - Fase final de Fechamento Metálico Licitada; 


4. Calçamentos com Pedra Irregular: 

Cidade - Obras com 90% concluídas; 



Anta - Finaliza em 10 dias;

Matão - Obras a Iniciam em 10 dias;

Sapé - Obras com 40% concluídas;

Barro Preto - Obra Entregue

5. Asfalto, Galerias Fluviais -  Obra entregue


6. Capela Mortuária - Obra entregue

7. Parque do Trevo - Obras iniciadas;

8. Parque das Corredeiras - aguardando autorização para início de obra; 


9. Passarela Jardim Santo Antônio - Aguardando autorização para início de obra;

10. Duas Novas Motoniveladoras -  Uma entregue outra aguardando autorização para licitar; (foto ilustrativa)


11. Três novos tratores - Licitados aguardando empresa entregar;

12. Veículo novo para merenda - Aguardando autorização Sedu;

13. Veículo novo para Saúde  - SPIN- aguardando entrega; 


14. Ampliação UBS - Central - em fase de aprovação dos projetos junto a SESA;

15. Dois Ônibus Zero KM - Aguardando Autorização FNDE;


16. Estádio - Obras em 78% concluídas;


17.  Nove Novas Academias ao Ar Livre -  4 já instaladas; 


18. Poços Artesianos/bombas de água:

Sape - Instalado

Matãozinho - Instalado

Cerradinho - Instalado

Barro Preto -  Licitado

Aldeia Indígena - Instalado

Barra Mansa - Licitado

Banco da Terra - Instalado

Água Fria - Licitado

19. Dois caminhões pequeno porte:  Entregues


20. Cinquenta Casas Populares :Em processo de Documentação;

21. Regularização das casas bairro alto 2 : Em andamento;

22. Três Secadores de Café - instalados;

23. Obras Parque Industrial - Aguardando finalização do Projeto de Esgoto pela Sanepar;

24. Reforma Escola Ademar Haruo Ishi - Em obras;


25. Museu - Projeto Finalizado;

26. Reforma da Rodoviaria - Projeto em Andamento;

27. Caminhonete, 6 Secadores de café e roçadeiras- aguardando pagamento do ministério da agricultura;

28. Ambulância Nova ; Entrega em 30 dias;

29. Veículo Montana para Secretaria de Obras ; Entregue

30. Novo Rolo compactador ; Aguardando Entrega

31. Obra de Calçadas - Iniciadas 


32. Asfalto Novo em Tomazina e Sapé - Licitação em Andamento;

33. Mini complexo esportivo no Sapé; Em fase de Licitação;