A capacitação acontece em alusão à campanha Setembro Amarelo, realizada em todo Brasil, e que alerta para a prevenção ao suicídio e o tratamento adequado a pacientes que necessitem de uma atenção especial por apresentarem quadros depressivos.
As taxas de pessoas que tiram a própria vida são alarmantes em âmbito nacional e na região não é diferente. Daí a importância dos profissionais que atuam na saúde diretamente com a população terem a percepção em notar quando alguém mostre sinais de estar suscetível ao suicídio.
“A depressão e o suicídio são o mal do século. É muito importante que os profissionais que atuam junto à população saibam como prevenir e orientar pessoas que possam apresentar um quadro de risco”, explica o chefe da 19ª Regional de Saúde, Tony Palhares.
A capacitação começou na parte da manhã e se estendeu até o fim da tarde reunindo cerca de 120 profissionais dos municípios da região.
Para Walmir Joaquim Chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde é importante este encontro para alertar os profissionais sobre a situação. De acordo com o chefe da 19ª Regional de Saúde estão acontecendo diversas ações na região com este foco.
“Desde o começo de setembro estão sendo realizadas ações de prevenção ao suicídio e, até o fim de mês teremos mais atividades para chegarmos ao maior número de pessoas possível, especialmente àquelas que mais estejam precisando de uma orientação neste momento”.
PROGRAMAÇÃO
A
capacitação desta segunda-feira começou com um curso sobre medicina de
emergência e crise hipertensiva, com o médico Diego Burani, e no período
da tarde o tema foi prevenção ao suicídio com o médico Maicon Antunes,
enfermeira Melina Spagnuolo e com o técnico da saúde mental Toni
Mariano.
FONTE: TANOSITE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???