O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) foi a Brasília, nesta semana, em busca de mais recursos para a rede pública de saúde do Paraná. Em agenda no Ministério da Saúde, Caputo defendeu a importância do governo federal ampliar os repasses ao Estado, tendo em vista o aumento da oferta de leitos SUS nos últimos anos.
Durante reunião com o secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo dos Reis, o deputado fez questão de enaltecer os avanços da rede oncológica no Estado e a necessidade de mais recursos para custear toda essa retaguarda de serviços.
“O Paraná está na vanguarda na área da saúde. Nos últimos anos, aumentamos muito o número de leitos, contudo os repasses do governo federal não acompanharam esse crescimento. Com isso, o Estado está tendo que arcar com essa conta”, relatou.
Além disso, há uma série de serviços que foram habilitados pelo Ministério da Saúde, durante a gestão passada, mas não foram qualificados, o que gerou uma discrepância no valor recebido pelos hospitais. “Tem unidades que prestam o mesmo serviço, mas recebem valores diferentes devido a falta de mudança nesta classificação”, explica Caputo.
Acompanhado da diretora do Instituto do Câncer de Londrina (ICL), Mara Fernandes, o deputado também pediu o apoio do Ministério da Saúde no custeio de novos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo hospital.
A ideia é melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes com câncer na região norte do Estado. Atualmente, o ICL é uma das principais unidades especializadas em oncologia do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???