O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) foi à tribuna nesta segunda-feira (6) para alertar sobre a importância do uso racional de medicamentos, considerado hoje uma das principais causas de intoxicações no Paraná. Segundo ele, é preciso reforçar o trabalho de conscientização junto à comunidade, tendo em vista que a desinformação ainda leva muitas pessoas à tomarem remédios por conta própria.
Um estudo do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aponta que 77% dos brasileiros utilizaram medicamentos sem prescrição nos últimos seis meses. “A população tem que ter a consciência de que se automedicar é muito perigoso. Além de não fazer o efeito desejado, pode causar resistência, mascarar sintomas e levar até a morte”, relata o deputado, que também é farmacêutico por formação.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, cresce a ocorrência de uma nova modalidade de automedicação, a partir de medicamentos devidamente prescritos. “O que acontece é que as pessoas até procuram orientação médica, passam pelo farmacêutico, mas na hora de tomar o medicamento, alteram a dose prescrita pensando que isso agilizaria o tratamento”, explica o deputado.
Este comportamento foi relatado por 57% dos entrevistados, sendo que é ainda mais comum em homens e jovens com idade entre 16 e 24 anos. “É preciso respeitar e cumprir à risca o que diz a receita. Em caso de dúvidas ou eventos adversos, procure um profissional farmacêutico e não a internet”, ressalta Michele Caputo.
Na última semana, o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) realizou uma série de ações em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – comemorado em 5 de maio. A entidade também lançou a campanha “Saúde não é jogo”, abordando o tema e elencando os riscos da automedicação para as pessoas.
FONTE: ASSESSORIA MICHELE CAPUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???