O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta
terça-feira (7), no Palácio Iguaçu, o programa de Revitalização de
Estradas, que prevê obras em 9,8 mil quilômetros de rodovias estaduais,
em todas as regiões do Paraná. O Governo do Paraná vai investir
R$ 2 bilhões no programa, o maior pacote de obras feito com recursos
próprios do Estado.
As obras de restauração e conservação serão feitas ao longo de três
anos, com início imediato, e compreendem grande parte da malha viária
estadual, que é de 12 mil quilômetros. “É um investimento robusto que
atende a necessidade da malha estadual. Primeiro
por uma questão de segurança, infelizmente muitas pessoas perderam suas
vidas nessas rodovias mal cuidadas”, disse o governador. “Também há a
questão logística. Precisamos de uma infraestrutura adequada para fazer
com que a produção paranaense seja exportada
para o mundo inteiro”, afirmou na solenidade, com a presença de
prefeitos de todas as regiões do Paraná.
Ratinho Junior ressaltou que as medidas de ajuste adotadas pelo governo
ajudam a criar um caixa para investimentos em setores importantes para a
população. “Herdamos essas rodovias sem nenhum tipo de manutenção,
então tivemos que fazer um caixa, diminuir custo
e cortar privilégios para que comece a sobrar dinheiro para obras de
infraestrutura”, afirmou.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de
Pérola (Noroeste), Darlan Scalco, afirmou que todas as cidades
paranaenses serão beneficiadas com as melhorias. “Muitas vidas serão
salvas. Além disso, o desenvolvimento do Paraná passa
por essas estradas”, disse.
IMEDIATAS – O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro
Alex, explicou que os projetos já vêm de anos, mas estavam
judicializados e precisaram ser revistos para readequar com os valores
atuais. “Avaliamos todos os trechos. Temos rodovias em
situação precária em várias regiões do Estado que precisam de uma
intervenção imediata”, disse.
A Secretaria de Infraestrutura trabalha desde o início do ano junto com
os órgãos de fiscalização e controle, como o Tribunal de Contas do
Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e
Tribunal de Justiça, para a liberação das obras. “Precisávamos
fazer o reequilíbrio dos contratos, que estavam defasados, pedir
autorização aos órgãos de fiscalização para então fazer o aporte de
recursos”, explicou Alex. “Faremos uma grande fiscalização das obras,
junto com esses órgãos, para verificar cada centavo aplicado
nas rodovias”.
OBRAS – As obras foram divididas em 33 lotes, conforme as
superintendências regionais do Departamento de Estradas de Rodagem
(DER), e compreendem todas as regiões do Estado. Na regional Leste serão
revitalizados 488 quilômetros de rodovias; nos Campos Gerais
serão 1,9 mil quilômetros; no Norte, 1,9 mil quilômetros; no Noroeste,
3,2 mil e no Oeste 2,3 mil.
“O programa abrange praticamente toda a malha viária do Estado, com
exceção dos trechos consorciados e que pertencem ao governo federal”,
explicou o diretor-geral do DER, João Alfredo Zampieri.
Em parte dos lotes serão feitos serviços corretivos, com execução de
reparos superficiais e remendos profundos localizados, além da melhoria
da drenagem do pavimento. Nas rodovias que funcionam como corredor de
escoamento estão previstas obras mais profundas.
São serviços de segurança ao usuário e proteção do pavimento, com
correções localizadas ao longo dos trechos rodoviários, e aplicação de
produtos asfálticos polimerizados, que garantem mais durabilidade à
pavimentação.
Além disso, todo o trecho da faixa de domínio da malha rodoviária
estadual passará por conservação frequente, tanto os trechos
pavimentados como os não pavimentados. Isso inclui a limpeza das
sarjetas, meios-fios e bueiros; limpeza e recomposição da sinalização
vertical e controle da vegetação com roçada manual, capina e remoção de
resíduos.
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