Pedro Lupion é escolhido vice-presidente da Executiva Nacional do Democratas

O deputado federal Pedro Lupion, participou da Convenção Nacional do Democratas, realizada nesta quinta-feira (30), em Brasília. Com o tema central, O BRASIL NÃO PODE PARAR, a convenção  teve a participação dos principais líderes do Democratas. Durante o encontro o deputado foi anunciado como um dos vice-presidentes da Executiva Nacional do partido. 

No início desta semana, Pedro Lupionl foi reconduzido à presidência do Democratas Paraná, durante a convenção estadual da sigla.

O deputado se  disse lisonjeado com a escolha, e vê a nova missão com otimismo. "Com um partido, totalmente, comprometido com o Brasil assumo o intento com o compromisso de juntos fortalecermos, ainda mais, o partido e trabalhar pelas mudanças que nosso país tanto precisa e merece”, destacou.

Também, na Convenção, o presidente nacional do DEM, prefeito de Salvador ACM Neto, foi reconduzido ao cargo. 

A convenção ficou marcada para a necessidade de construção de uma agenda pública capaz de fazer o país voltar a crescer. Entre os pontos mais defendidos pelos membros da sigla está a Nova Previdência. Durante o evento, o presidente  ACM Neto, colocou em votação uma moção de apoio à reforma – aprovada por aclamação. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

“Nós, do Democratas, estamos absolutamente comprometidos com o avanço da agenda das reformas. Tenho certeza que, pautados pelo espírito público, todos estarão comprometidos para garantir a aprovação da Reforma da Previdência”, destacou o presidente do DEM.

A cerimônia contou com a presença dos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), todos Democratas.


FONTE: ASSESSORIA PEDRO LUPION

Paraná é o terceiro em empregos gerados por pequenos negócios

Com 8.464 novos empregos, o Paraná foi o terceiro estado do País que mais gerou vagas nos pequenos negócios no mês de abril, segundo levantamento do Sebrae, baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O resultado deste segmento corresponde a cerca de 79% dos 10.653 empregos gerados no Estado no mês.
As micro e pequenas empresas (MPEs) do estado de São Paulo lideraram essa retomada, respondendo pela criação de 29,3 mil postos de trabalho, e foram acompanhadas pelas de Minas Gerais, com 14,7 mil empregos.
QUADRIMESTRE - Segundo o Departamento de Trabalho, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, a criação de novas vagas no Paraná é impulsionada pelos pequenos negócios. Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, as empresas de micro e pequeno porte representaram 69% da geração de vagas (26.304 postos criados).
Segundo o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o número representa uma tendência de melhora nos indicadores econômicos. “O saldo no quadrimestre confirma o crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com a geração de emprego e renda para a população paranaense, já nos meses iniciais da nova gestão”, afirmou.
A economista Suelen Glinski, do Departamento do Trabalho, especifica que boa parte da retomada do emprego em pequenos negócios leva em consideração o abate de animais de pequeno porte (aves e peixes). “Já é um resultado melhor do que o que foi apresentado em 2018. As empresas de pequeno porte são as que mais geram emprego no Estado, reflexo também do índice nacional. No abate de pequenos animais, por exemplo, o Paraná ficou em segundo no ranking nacional”, destacou.
NACIONAL - Segundo o Sebrae, o segmento de MPEs gerou, no mês passado, 93,7 mil postos de trabalho formais no Brasil. O saldo foi quase três vezes maior que o gerado pelas médias e grandes empresas e representou 72,3% do total de empregos gerados no País no mesmo período, que foi de 129,6 mil.
No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, os pequenos negócios abriram quase 300 mil novos empregos. As médias e grandes empresas criaram 20,3 mil novas vagas.
O levantamento do Sebrae apontou, ainda, que nos primeiros quatro meses do ano, as MPEs do setor de Serviços capitanearam a geração de empregos, com saldo de 193 mil novos postos de trabalho, 69% do total de empregos gerados no período de 2019.
Em todos os setores, as MPEs registraram saldos positivos de empregos gerados no mês de abril de 2019, mas foram os pequenos negócios do setor de Serviços que puxaram a geração de empregos, criando mais de 55 mil postos de trabalho, 3,6 vezes mais do que as MPEs da Construção Civil, segundo setor em que as micro e pequenas empresas mais empregaram.

Tecnologia e integração vão combater evasão nas escolas do Paraná

Monitorar diariamente a frequência dos estudantes e trabalhar de forma integrada com a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes para combater o abandono e a evasão escolar. Este é o objetivo do programa Presente na Escola, lançado nesta segunda-feira (27), em Curitiba, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A solenidade foi no Guairinha, em Curitiba, com a presença de diretores de escolas estaduais.
Dados da Secretaria de Estado da Educação mostram que, no ano passado, 89 mil alunos abandonaram a escola no Paraná. A ideia, agora, é utilizar a tecnologia para criar uma base de dados que vai permitir, além do controle diário de presenças, a adoção de estratégias pedagógicas para manter ou trazer os alunos de volta para a escola.
“Criamos uma série de programas, em especial na área de tecnologia, para assessorar todo o trabalho dos diretores e professores. A evasão escolar é uma preocupação muito grande e a Secretaria da Educação faz um trabalho forte para combatê-la”, afirmou o governador. “Queremos que os alunos estejam cada vez mais presentes nas salas de aula. Esta ferramente ajuda a ter o diagnóstico diário da presença dos alunos, o que ajuda na dinâmica da escola e na busca por soluções”, disse.
O combate à evasão também permite melhorar o desempenho do Paraná no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), ressaltou Ratinho Junior. “É possível criar toda uma rede de trabalho da Secretaria da Educação que dará um amparo para que o aluno não desista de estudar. Este programa, junto com outras iniciativas como o Escola Segura, melhoram o desempenho dos colégios, e automaticamente, nossa nota no Ideb”, salientou.
O lançamento do programa aconteceu durante a capacitação para diretores dos colégios dos Núcleos Regionais da Educação de Curitiba, Área Metropolitana Sul e Área Metropolitana Norte sobre o programa. Ao longo da próxima semana, os outros núcleos passarão pela formação.
BASES – De acordo com o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, cada escola terá um objetivo de frequência, que dará bases para elaborar ações direcionadas que revertam o quadro de faltas. “Pelo programa, poderemos medir as razões que levam os alunos a abandonar a escola. O objetivo é instrumentalizar e apoiar a escola, além de atuar junto com o Ministério Público e a Rede de Proteção para resolver esse problema”, disse o secretário. “Oferecemos uma ferramenta ao diretor, que conseguirá monitorar todo os dias quais séries têm mais alunos faltosos e quem são eles, para ter uma atuação mais rápida”, explicou.
A promotora pública Luciana Lindero, do Centro de Apoio das Promotorias da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná, ressaltou que manter o aluno na escola é uma importante medida para combater a violência e as violações de direito. “Crianças e adolescentes na escola estão muito mais protegidos da violência física e social e outros tipos de violação”, afirmou.
“Uma pesquisa feita em Curitiba, em 2017, mostrou que o mapa da violência bate exatamente com o mapa da evasão e abandono escolar. Aqueles locais onde as crianças e adolescentes estão fora da escola, estão mais sujeitos a atos de violência”, explicou.
COMO FUNCIONA – O monitoramento da frequência de cada aluno será feito pelo aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor fazer a chamada offline pelo celular. Também haverá integração com o aplicativo Escola Paraná, que envia mensagens diárias aos pais e responsáveis sobre a vida escolar do estudante. Ao contrário dos antigos livros de chamada, que levavam até três meses para reunir os dados dos alunos, essas ferramentas identificam imediatamente se os alunos estão ou não frequentando as aulas.
Com essa base de dados, serão gerados relatórios diários por escola e por série, que informam, por exemplo, quais são os 10% alunos mais faltosos ou em quais turmas há mais evasão. A partir daí, a escola pode identificar os padrões de faltas e definir ações imediatas e direcionadas para trazer o aluno de volta.

Ouvidoria Geral atende também por aplicativo de mensagem

O sistema de Ouvidoria, estrutura que integra a Controladoria Geral do Estado (CGE), lançou nesta quinta-feira (30) mais um canal de comunicação com o público, desta vez pelo aplicativo de conversas WhatsApp. O número (41) 3883-4014, apesar de se referir a um telefone fixo, receberá mensagens dos cidadãos das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
A Ouvidoria atende os paranaenses de todos os municípios também por meio de ligação gratuita, por formulário acessível no site da CGE, pessoalmente ou por e-mail.
O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explica a nova ferramenta vai aumentar a confiança na transparência do Governo do Estado, pois qualquer pessoa terá em mãos um instrumento para, por exemplo, acompanhar obras públicas e registrar irregularidades. “O WhatsApp faz parte do dia a dia das pessoas. Queremos a população próxima das ações do Governo de forma ágil e fácil”, destacou.
FACILIDADE - Os contatos pelo WhatsApp serão atendidos da mesma maneira que as solicitações feitas por telefone e online. O cidadão registra o elogio, sugestão, crítica ou denúncia e recebe códigos de atendimento para acompanhar sua manifestação. “Pelo aplicativo, a pessoa poderá enviar fotos e áudios facilmente para completar as informações, o que também nos ajudará em verificações de regularidades”, completou Siqueira.
O cidadão deve fornecer o máximo de informações sobre sua solicitação para que o caso seja prontamente identificado e a resposta obtida o mais rápido possível. De janeiro a maio de 2019, o Sistema de Ouvidoria do Estado registrou quase 49 mil atendimentos.
Serviço:
Ouvidoria Geral Do Estado

WhatsApp: (41) 3883 4014
Site: http://www.cge.pr.gov.br
Telefone: 0800-41 11 13 (ligação gratuita)
Atendimento presencial: de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Controladoria Geral do Estado
Endereço: Rua Mateus Leme, 2.018 Centro Cívico - Curitiba




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
 

Hospital dos Olhos do Norte Pioneiro solicita recursos à Secretaria Estadual de Saúde

O Hospital  dos Olhos do Norte Pioneiro, com unidades em Jacarezinho e Cornélio Procópio, está passando por dificuldades devido ao corte de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). Diante da situação, o diretor da entidade, José Haggi, solicitou o apoio do deputado estadual Cobra Repórter, que intermediou uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

A reunião ocorreu nesta segunda (27), com a presença do deputado Cobra Repórter, do secretário de Saúde, Beto Preto, do diretor do hospital,  José Haggi, e do prefeito Nova América da Colina, Alexandre Basso. Haggi solicitou recursos ao Estado, afirmando que houve redução de 50% dos repasse, o que está dificultando o atendimento na instituição.

"Solicitamos o apoio da secretaria de Saúde do Paraná, pois as duas unidades do hospital do Olhos atendem cerca de 5 mil pessoas por mês. Um trabalho importante que precisa de atenção", ressaltou Cobra Repórter.




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Xadrez de Nova Santa Bárbara é destaque


A equipe de xadrez de Nova Santa Bárbara conquistou no último final de semana o título de um torneio regional da categoria que aconteceu na cidade de Cornélio Procópio. Foram vários atletas conquistando medalhas e ótimos desempenhos.
O prefeito Eric Kondo parabenizou a todo pelo brilhante resultado. “Parabéns para a equipe da Secretaria Municipal de Esportes que acompanhou os atletas até a competição que aconteceu em Cornélio Procópio”, finaliza o prefeito Eric Kondo.


Segue a relação de medalhas e colocação.
Sub 08 femenino 
1 lugar Laryssa da silva .
Sub 08 masculino 
7 Wilson yuri nomura 
8 Antony.
Sub 10 femenino
1 lugar Rafaelly
2 lugar Tayna .
Sub 10 mas.
1 lugar Paulo Henrique
2 lugar Marcus Henrique
3 lugar Felipe
4 lugar Lucas Gabriel
6 lugar Paulo Eduardo.
Sub 16 masculino
2 lugar Elivelton Silva
3 lugar João Augusto.


Prefeitura reforma barracão da Reciclagem

Procurando melhorar e ampliar os serviços prestados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente têm feito melhorias na estrutura no barracão de reciclagem do município.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, as melhorias são necessárias para que associação da coleta possa receber a e instalação de equipamentos e processamento de lixo reciclável do Programa Reciclo.
Entre os equipamentos que serão destinados para a associação estão a balança, big bag, elevador, esteira para separar recicláveis, mesa de triagem, esteira de elevação, compactadora, tombador, moega e carrinho, os quais contribuirão no dia a dia dos associados.
O Secretário de Agricultura explica “São equipamentos importantes que vão contribuir com a agilidade e segurança dos serviços prestados pela entidade. Além disso, também estaremos melhorando as condições de trabalho dos associados”, disse Leonardo Morales.
Segundo a recicladora Mara a reforma e a instalação dos equipamentos vai facilitar o trabalho dos associados “hoje temos que ficar agachados para fazer nosso serviço e traz muito desconforto e com equipamentos vai melhorar nossa qualidade no trabalho, agradeço ao Prefeito Edimar Santos por olhar por nós w valorizar nosso trabalho” Disse Mara.



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI


Novos veículos renovam frota em Amoreira


O prefeito de São Sebastião da Amoreira Ademir Lourenço Gouveia, o Pardal, tem muito que comemorar. Nas últimas semanas chegaram vários veículos que renovam a frota municipal e melhora o atendimento para a população. Entre os veículos estão um carro para o trabalho de Endemias (através do Vigia SUS) que foi indicação do deputado estadual Alexandre Curi.
Também chegou um caminhão coletor de lixo para atendimento através do deputado federal Toninho Wandscheer. Além disto, o prefeito pardal também comemora um outro carro e uma ambulância para atendimento do SAMU através do ex-deputado federal João Arruda.



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI


Jogos Escolares iniciam nesta sexta-feira em Carlópolis


Começa a partir das 19 horas desta sexta-feira, 31, a fase regional de Jacarezinho dos Jogos Escolares do Paraná no Ginásio de Esportes Homero Ravedutti em Carlópolis. Serão disputadas as modalidades de atletismo, futsal, basquetebol, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez que irão definir os classificados para a fase macrorregional.
Aproximadamente 1.000 alunos de 12 municípios da regional (além da cidade de Carlópolis, que é a sede, também participam Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina).
Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação e do Esporte em parceria com os municípios- sedes. O prefeito Hiroshi Kubo destacou que o município irá proporcionar todo o atendimento para que o evento seja um sucesso. “Iremos receber mais de 1.000 alunos de toda a nossa regional que estarão disputando várias modalidades para a macrorregional que acontecerá logo em seguida”, finaliza o prefeito Hiroshi Kubo. 




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Licitações devem ser transmitidas ao vivo


A Lei 3494 de 21 de março de 2018 que dispõe sobre a transmissão ao vivo, pela internet, de todas as licitações realizadas em Jacarezinho, foi autoria dos vereadores Fúlvio Boberg e Patrícia Martoni. Ela foi aprovada por unanimidade no Plenário da Câmara e sancionada pelo chefe do Poder Executivo.
Fúlvio Boberg
“A transparência nas ações do Poder Público vem sendo um diferencial e uma forma da população acompanhar as compras e aquisições com recursos públicos”, comenta o vereador, um dos autores da Lei, Fúlvio Boberg. Todas as filmagens devem ser gravadas e consideradas documentos oficiais, disponíveis no site oficial do Poder Público, com acesso mundial via internet.
A vereadora Patrícia Martoni lembra que para implementar a transmissão poderão ser utilizados equipamentos já existentes nas áreas de comunicação. “Atualmente as redes sociais estão presentes para todos. Por isso é importante a criação de um canal interativo para garantir a todos a forma que correta que está sendo investido o dinheiro público”, complementa Patrícia Martoni.
Vereadora Patrícia Martoni
A vereadora ainda ressalta que a sessão da Câmara é transmitida ao vivo através de vídeo e isso demonstra para quem não pode acompanhar diretamente no plenário as atividades desenvolvidas. A Lei foi sancionada em diário oficial no dia 21 de março de 2018 e deveria entrar em vigor no prazo de 180 dias, mas até o momento não foi concretizada. 



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI